Eclipses: onde, quando e como vê-los – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Eclipses: onde, quando e como vê-los

Eclipses: onde, quando e como vê-los

Aprenda tudo sobre um dos mais belos e fascinantes fenômenos da natureza, em preparação para o Eclipse Solar de 2023!

 

09 de outubro de 2023

 

Ouça também no Spotify!

 

Ao publicar este texto, nos encontramos a poucos dias de um Eclipse Solar Anular que será visível em grande parte do Brasil e por vários outros países do nosso continente. Tratando-se deste fenômeno, é preciso tomar alguns cuidados ao observá-lo. O eclipse não será visível de todo o território nacional, possuindo distintas porcentagens de ocultação do Sol em nossas respectivas localizações. Nas linhas seguintes, abordaremos essas exatas questões, além de apontarmos as datas dos próximos eclipses que serão visíveis do Brasil.

 

Inicialmente, precisamos estabelecer o que é um eclipse. Do nosso planeta podemos observar dois tipos: Solares e Lunares.

 

O que são Eclipses Solares?

Eclipses Solares acontecem quando a Lua está em sua fase nova. Eles são o resultado da posição do satélite natural entre o Sol e a Terra, gerando na superfície do nosso planeta dois tipos de sombras: a Umbra, onde o Sol aparece completamente ocultado pela Lua, e a Penumbra, onde apenas parte da luz solar é eclipsada.

 

A Ciência de um Eclipse Solar, alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra. (Créditos: timeanddate.com).

 

Vale mencionar que nem todo Eclipse Solar gera uma Umbra, apenas os eclipses totais. Isso porque existem os eclipses anulares, onde a Lua não está em um caminho ou distância ideal para cobrir completamente o Sol, e os eclipses híbridos, nos quais a Lua está na posição certa para gerar uma Umbra apenas em alguns momentos da ocultação.

 

Como observar um Eclipse Solar?

É importante ressaltarmos que nunca se deve olhar diretamente para o Sol sem uma proteção ou equipamento adequado, uma vez que a intensidade dos raios solares pode danificar os olhos, assim como lentes e câmeras. Uma solução viável é olhar por meio de telescópios que possuam os filtros apropriados, ou através de vidros próprios para a solda que possuam um filtro igual ou superior a 14. Óculos-escuros, balões ou chapas de raio-x nunca devem ser usados!

 

Além do mais, é possível observar Eclipses Solares de forma indireta, por meio de vários utensílios do nosso cotidiano. Por exemplo, com uma caixa, uma folha de papel e um pouco de alumínio, é possível construir um projetor “pinhole”.

 

Quando serão os próximos Eclipses Solares?

Em 2023, o próximo Eclipse Solar será um anular e acontecerá em 14 de outubro de 2023, das 15h às 17h30. Visto de Belo Horizonte, a ocultação do Sol será de 50% em seu ápice, mas em algumas regiões do nordeste, observadores poderão ver uma ocultação de até 85% do Sol. Essa porcentagem é quase máxima para um eclipse anular, já que esse tipo de eclipse não chega a exatos 100%, devido ao anel que se forma.

 

Diferença entre os tipos de Eclipse Solar. (Créditos: timeanddate.com).

 

Após esse eclipse, a próxima ocultação do Sol que será visível do Brasil acontecerá em fevereiro de 2027. Vista de Belo Horizonte, a Lua irá cobrir mais de 75% do brilho da nossa estrela. Todos os exemplos citados aqui serão eclipses anulares, já que o próximo eclipse total visível do Brasil será apenas no ano de 2045. 

 

Curiosidade sobre os eclipses: eles sempre vêm em duplas, isto é, sempre que ocorre um Eclipse Solar, um Lunar irá acontecer duas semanas depois, e vice-versa.

 

O que são Eclipses Lunares?

Eclipses Lunares acontecem somente na Lua cheia, quando ela passa pela sombra da Terra. E, assim como no Eclipse Solar, são formadas uma Umbra e uma Penumbra.

 

A Ciência de um Eclipse Solar, alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. (Créditos: timeanddate.com).

 

Quando a Lua passa apenas pela penumbra, temos um eclipse penumbral, no qual não acontecem grandes mudanças na aparência do nosso satélite e da Terra percebemos apenas uma redução no brilho dela. Já quando a Lua passa pela Umbra, temos um fenômeno conhecido popularmente como Lua de Sangue.

 

Esse fenômeno acontece graças à atmosfera do nosso planeta, que é muito boa em absorver a luz azul e violeta do Sol, mas deixa passar a luz vermelha e alaranjada. É por isso, aliás, que o nosso pôr-do-sol é dessas cores.

 

Quando a Lua se encontra na sombra da Terra, ela não recebe nenhuma iluminação direta do Sol. A única luz a atingi-la nesse momento é aquela que não foi absorvida pela nossa atmosfera e, assim, ela acaba sendo iluminada por esses tons avermelhados que vemos abaixo.

 

Eclipse Lunar Total visto da America do Norte. (Créditos: Nasa).

 

Quando serão os próximos Eclipses Lunares?

O próximo Eclipse Lunar total, ou Lua de Sangue, será visível do Brasil em 14 de março de 2025 e depois novamente em 27 de agosto de 2026. E, diferente dos Eclipses Solares, nenhuma precaução é necessária para observar um Eclipse Lunar, bastando apenas olhar para cima e apreciar um dos mais belos fenômenos da natureza.

 

Caso queira saber a data, duração e localização exata dos próximos eclipses que irão acontecer no Brasil e no Mundo, você pode consultá-los aqui!

 

[Texto de autoria de Thiago Araújo, estagiário no Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG]

 

Referências

Eclipses

Types of Solar Eclipses

Eclipse Safety

Solar and Lunar Eclipses Worldwide 

Eclipses

3 Formas de Fazer uma Câmera Pinhole