Educação na Praça: História Medieval – Espaço do Conhecimento UFMG

visite | Educação na Praça | Educação na Praça: História Medieval

Formação de educadores aborda relação entre o Islã e o Cristianismo na Idade Média

O Islã e o Cristianismo trazem muitas semelhanças: são grandes religiões monoteístas dotadas de um grande número de fiéis. Quando o assunto é a Idade Média, contudo, a Igreja Católica acaba figurando como única crença possível. No Educação na Praça do dia 10 de novembro, a proposta é que os educadores repensem essa concepção de ensino.

Das 10h às 12h, a oficina História Medieval vai abordar a coexistência do mundo islâmico e cristão naquele período até os dias de hoje. Para tratar da complexidade das doutrinas e as diferenças entre o período histórico medieval e o atual, a atividade analisa cantigas do século XIII e jornais, revistas e filmes contemporâneos que retratam a Idade Média.

A atividade é uma parceria com o Travessia – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As professoras do Departamento de História da Universidade Miriam Hermeto e Ana Paula Sampaio Caldeira coordenam as oficinas.

O Educação na Praça é um projeto de formação de educadores do Espaço que  realiza encontros mensais sobre diferentes áreas do conhecimento. Cada reunião tem um tema específico, com atividades lúdicas, construção e interação com modelos e estratégias de ensino.

Educação na Praça: História Medieval
Quando: Sábado, 10 de novembro, das 10h às 12h.
Participação: gratuita mediante inscrição prévia
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Inscrições: https://goo.gl/forms/FDE6hgQuZa4fEVSZ2