Engana-se quem pensa que, por conta do frio intenso, não há nada no extremo sul do planeta. A Antártica abriga uma enorme biodiversidade e tem uma importância estratégica para o nosso país. Por isso, o estudo do continente contribui muito para a ciência e pode trazer novos contornos ao aprendizado das crianças.
Inteirar os professores de ciências sobre o fazer dos pesquisadores no continente gelado é a proposta do curso Mediantar nas Escolas: uma abordagem transversal do conhecimento baseado na pesquisa Antártica, do projeto Educação na Praça no Espaço do Conhecimento UFMG. Composto por dois encontros, o primeiro módulo acontece nos dias 14 e 28 de setembro, das 10h às 13h. Nessas ocasiões, os educadores conhecerão a importância do continente do ponto de vista biológico, social e político.
Os professores participarão de discussões teóricas e de atividades práticas, em que vão experimentar os métodos de pesquisa e vivenciar situações de trabalho na Antártica. O objetivo é que essa vivência incentive o raciocínio crítico-científico nas salas de aula. O segundo módulo está previsto para o primeiro semestre de 2020.
As inscrições podem ser feita pelo link https://forms.gle/g1XSYjpEgmeXe44r8.
O Educação na Praça é um projeto de formação de educadores do Espaço do Conhecimento UFMG que realiza encontros mensais sobre diferentes áreas do conhecimento. Cada reunião tem um tema específico, com atividades lúdicas, construção e interação com modelos e estratégias de ensino.
Educação na Praça – Mediantar nas Escolas: uma abordagem transversal do conhecimento baseado na pesquisa Antártica Quando: 14 e 28 de setembro, das 10h às 13h Participação: gratuita Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Inscrições: https://forms.gle/g1XSYjpEgmeXe44r8 Parceria: APECS-Brasil (Associação dos Pesquisadores Polares em Início de Carreira) |