Oficina “Crochetando Histórias” – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Oficina “Crochetando Histórias”

Espaço do Conhecimento UFMG resgata tradições artísticas mineiras na oficina gratuita “Crochetando Histórias”

Atividade mostra a diversidade de criações possíveis com a técnica e incentiva a confecção de uma peça própria

 

31 de maio de 2023

 

Parte do cotidiano de muitas casas mineiras, o crochê está presente nos acessórios, artesanato, roupas ou decorações para os ambientes domésticos. Apesar de não ter surgido por aqui, a técnica manual é parte da cultura local de trabalhar malhas, fios e tecidos, com grandes adeptos ao longo do estado.

 

No dia 04/06 (domingo), a oficina “Crochetando Histórias”, às 15h, apresentará pontos básicos do crochê, por meio do ensino da leitura de padrões e imagens que compõem a técnica. Assim, o público participante poderá conhecer a diversidade de formas e produtos possibilitados pelo trabalho das linhas, de maneira criativa e instigante. A atividade dialoga com uma das instalações da exposição de longa duração do Espaço do Conhecimento, que discute as variações linguísticas e o artesanato  dentro do estado de Minas Gerais como formas de expressão da mineiridade.

 

Além de compartilhar histórias durante o crochetar, será produzida uma peça de utilidade cotidiana, um porta-copos, o qual também pode ser utilizado como unidade parte de uma confecção maior.  A oficina, gratuita e destinada para todos os públicos a partir de 07 anos, acontecerá presencialmente no Espaço do Conhecimento UFMG.  Serão oferecidas 15 vagas, preenchidas por ordem de chegada e mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis 2h antes do início da atividade.

 

Serviço: Oficina “Crochetando Histórias”

Quando: 04/06 (domingo), às 15h

Público: Todos os públicos, a partir de 07 anos

Número de vagas: Até 15 pessoas (Ingressos a partir de 13h)

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.