Proteção invisível: o papel da atmosfera na Terra – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Proteção invisível: o papel da atmosfera na Terra

Proteção invisível: o papel da atmosfera na Terra

21 de abril de 2020

 

Ouça também no Spotify!

 

A gente sabe que o Sol está bem longe, a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra, mas mesmo assim seu calor consegue chegar até aqui. Se não fosse uma espécie de casaco de gases que protege nosso planeta, a vida não seria como conhecemos.

 

Para que serve?

A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!

 

 

Como funciona?

Ela envolve nosso planeta como uma casca de laranja e é dividida em cinco camadas! Cada uma delas tem funções específicas. Veja:

 

Troposfera: é a mais próxima da superfície terrestre e tem entre 8 e 14 km de espessura. Nos pólos, ela é mais fina. Na troposfera, está o ar que respiramos e as nuvens. 

 

Estratosfera: logo acima, está a camada que tem suas próprias camadas. Aqui, não há tempestades ou turbulências, fazendo com que o ar frio e pesado fique embaixo, e o ar quente e morno, no topo. Ela tem 35 km de espessura e abriga a importante camada de ozônio, que nos protege da radiação ultravioleta do Sol.

 

Mesosfera: também com 35 km de espessura, é a camada mais alta da atmosfera em que os gases estão todos misturados. Nessa altura, o ar é rarefeito, e não conseguiríamos respirar! É por lá que ocorrem os meteoros.

 

Termosfera: A temperatura nessa camada pode chegar a 2.500ºC! Mesmo assim, você passaria frio se fosse passear pela termosfera, pois não há moléculas de gás suficientes para transferir o calor para o nosso corpo. Ela tem 513 km de espessura. Aqui, fica a Estação Espacial Internacional!

 

Exosfera: camada mais externa, é o limite da atmosfera, separando-a do espaço sideral. Com 10.000 km de espessura, é tão larga quanto a própria Terra! A exosfera tem muito espaço vazio entre os gases. Por isso, não tem ar para respirarmos e é muito fria!

 

 

Vamos viajar mais pelo universo? Confira mais textos como esse no Blog do Espaço!