Pesquisa de público: Espaço do Conhecimento UFMG lança pesquisa para identificar perfil do público digital – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Pesquisa de público: Espaço do Conhecimento UFMG lança pesquisa para identificar perfil do público digital

Em um país culturalmente tão rico e diverso como o Brasil, mas que ainda enfrenta tantas desigualdades, democratizar o acesso às manifestações científicas e culturais e torná-las compreensíveis aos diferentes públicos faz parte da missão do Espaço do Conhecimento UFMG . Em um contexto onde o ambiente digital se tornou fundamental neste processo, o acesso aos espaços não formais do conhecimento precisam acompanhar este movimento. Realizando uma série de atividades no ambiente virtual, desde o início da pandemia, agora chegou a vez de o Espaço do Conhecimento UFMG conhecer um pouco mais esse público que tem nos acompanhado no ambiente virtual. A pesquisa será online e poderá ser acessada por meio do link: https://forms.gle/QkDGbNVUb1YTZEd29.

Os participantes da pesquisa que desejarem,  concorrerão ao sorteio do Calendário Astronômico 2021-2022, na versão impressa.

Em uma parceria inédita do Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Pesquisa de Público com o Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento, a pesquisa busca obter mais informações sobre  os perfis dos diversos públicos que, ao longo de 2020 e 2021 tem participado  das atividades do museu, na modalidade digital. Os resultados servirão de suporte à elaboração e planejamento de ações educativas e de mediação; no desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos e ainda como parâmetros para projetos de futuras exposições; além de subsídios às ações de comunicação do Espaço.

Que “novo” público é esse?

A professora Sibelle Cornélio Diniz, Coordenadora do Núcleo de Ações Educativas, explica detalhes da iniciativa. “Desde 2017, demos início ao estudo do público do Espaço do Conhecimento UFMG. No primeiro ano, foram realizadas pesquisas tipo survey junto ao público visitante espontâneo e agendado. Sobre esses dados foram produzidos um trabalho de conclusão de curso e um artigo publicado em periódico nacional. Em 2018, manteve-se a pesquisa com grupos agendados e realizamos nova pesquisa de percepção com a comunidade universitária a respeito do Espaço. Em 2019, realizamos pesquisa de observação junto a 20 grupos escolares visitantes e um grupo focal com professores acompanhantes, com o objetivo de investigar as interações entre professores, alunos e mediadores durante as visitas ao museu”.

De acordo com a professora Camila Mantovani, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design, o Espaço do Conhecimento UFMG, que já tinha uma forte presença online, buscou ampliar o escopo de atividades virtuais. Para isso, foram intensificadas a produção de conteúdos digitais para as diversas mídias (Site, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Spotify) e criados novos projetos.

“Demos o nome de “Espaço Virtual” ao conjunto de atividades online realizadas pelo museu. Apostamos na diversidade de conteúdos e de plataformas e na promoção de entretenimento constante e variado, para manter o interesse do público que já seguia os canais e frequentava as atividades presenciais, bem como formar novos públicos, uma vez que o ambiente virtual permite a adesão de pessoas de qualquer localidade geográfica. Nesse aspecto, pudemos observar, em 2020, um aumento significativo do número de seguidores, do alcance e do engajamento em nossos canais. Sendo assim, a pesquisa, proposta pelos dois núcleos, tem por objetivo realizar uma análise mais aprofundada dos dados obtidos por meio das interações via redes e plataformas digitais, tendo em vista promover um diagnóstico das ações de comunicação que foram realizadas para, assim, obter elementos que contribuam, de forma efetiva, no planejamento estratégico da organização.”

Serviço:  Pesquisa de Público do Espaço do Conhecimento

Onde: https://forms.gle/QkDGbNVUb1YTZEd29

Classificação indicativa: público  em geral a partir de 10 anos

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.