Por que ensinar Astronomia? – Espaço do Conhecimento UFMG
 
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 Por que ensinar Astronomia?

 

A Astronomia é uma das áreas de conhecimento mais antigas da humanidade, sendo considerada uma ciência natural que tem como objeto de estudo os corpos celestes, fazendo uso de teorias que buscam uma melhor compreensão do universo e de sua formação. Desde os tempos mais remotos, o ser humano olha para o céu, se deslumbra e aprende com ele. A Astronomia foi e continuará sendo fundamental para o desenvolvimento da sociedade moderna, pois é através dos movimentos (ou ciclos) celestes que nos orientamos através dos tempos, plantamos, colhemos e planejamos nossas atividades sociais, econômicas e culturais pela Terra.

 

Mas, de forma mais prática, como a Astronomia está presente em nossa sociedade? Bom, para responder a essa pergunta, podemos considerar a trajetória do Sol no céu durante o ano, para exemplificar. Os arquitetos, em seus vários projetos, pensam em aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, e para isso se valem de teorias, fatos e informações sobre a trajetória que o Sol faz durante todo o ano no céu. Eles partem do entendimento de que neste período, nossa estrela nasce e se põe em horários e posições diferentes. Mas, como eles sabem disso? A partir dos estudos sobre a orientação e o movimento da Terra em torno do Sol, feitos pelos astrônomos. Eles comprovaram que o eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, causando as estações do ano e as diferentes trajetórias da nossa estrela no céu. E esse avanço tem uma aplicação prática nas construções realizadas pelo globo, e em inúmeras outras áreas, todos os dias, de uma forma já naturalizada.

 

Imagem retirada de: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/aula_movsol.htm 

 

Outro exemplo muito comum, por sinal, é o famoso “horário de verão”. Por que ele existe? Podemos usar o exemplo anterior, em parte, quando falamos de um aproveitamento maior da luz natural durante o dia. Sabemos que, durante o verão, a duração dos dias é maior do que a das noites. Então, podemos pensar em aproveitar isso para economizar energia, ainda mais porque durante esse período o relógio é adiantado em uma hora, ou seja, teremos a luz natural até quase 20h. Desse modo, se os dias são mais longos, não temos a necessidade de acender as lâmpadas de casa ou da cidade muito cedo, e assim economizamos um pouco nos horários de pico, entre 18h30 e 19h30, quando o consumo de energia é mais elevado do que em relação ao resto do dia. Além disso, pensando sobre nossas matrizes energéticas, nossa principal fonte de energia no Brasil são as hidroelétricas, que estão diretamente ligadas ao ciclo de chuvas que, no verão, são muito intensas, mas no inverno não. Com isso, um importante benefício do horário de verão é a possibilidade de armazenarmos mais água nos reservatórios de nossas hidrelétricas durante o período de chuvas, e assim utilizá-la depois, durante os meses secos do inverno. 

 

Podemos pensar sobre outros pontos de vista práticos. Entendendo sobre orientação,  podemos planejar a nossa locomoção durante longas distâncias, principalmente os motoristas.  Se eles dirigirem em direção ao Leste logo pela manhã, poderão ter um incômodo pelo Sol estar diretamente “na cara”, o que também acontece perto do fim da tarde, se estivermos dirigindo em direção ao Oeste.

 

Outro exemplo prático é o de secar as roupas depois de lavadas, mesmo usando indiretamente a luz do Sol para este fim. Sabendo a trajetória de nossa estrela no céu, podemos instalar os varais de forma mais inteligente Essa mesma ideia é aplicada na instalação de painéis solares em residências, pois, para um melhor aproveitamento da energia solar, eles têm que receber o máximo de luz possível. Com isso, é necessário entender que, no hemisfério Sul, o Sol descreve uma trajetória, de Leste a Oeste, inclinada em relação ao ponto cardeal Norte, fazendo com que os ângulos de incidência dos raios solares também sejam inclinados em relação à superfície terrestre na maior parte do ano. Por isso, para instalar os painéis solares, alocamos as células fotovoltaicas voltadas para o Norte! Muito interessante, não?!

 

Imagem retirada de: https://imagens.usp.br/editorias/abstrato-categorias/sistema-de-paineis-solares-fotovoltaicos-%E2%80%93-biblioteca-brasiliana/attachment/img_7412a/

 

Ou seja: independentemente se você trabalha com Astronomia ou não, não podemos desprezar a importância dela em nosso cotidiano. Ela é, principalmente para as crianças, uma porta de entrada para o mundo das Ciências. Isso é muito importante e este é um dos principais objetivos do seu ensino para crianças, seja no museu ou na escola. A Astronomia desperta sentimentos e inquietações que podem levar crianças e adultos a consolidar uma postura científica diante de fenômenos naturais inspiradores. É uma ciência cujos métodos de observação e registro de fenômenos são acessíveis especialmente em ambientes escolares e cotidianos, que levam a questionamentos e investigações fundamentais para uma nova reformulação da realidade e visão de mundo. Assim, nos permite refletir  sobre a nossa  presença e o nosso lugar  na  história do universo, tanto no tempo  como  no  espaço. E ainda, através de seu aspecto interdisciplinar, a Astronomia tem um papel de ampliar os horizontes e a percepção sobre o mundo em que vivemos, de onde viemos e talvez para onde vamos.

 

Referências:

  • IMPORTÂNCIA  E  JUSTIFICATIVAS  PARA  O  ENSINO  DE ASTRONOMIA:  UM  OLHAR PARA AS PESQUISAS DA ÁREA 

http://snea2012.vitis.uspnet.usp.br/sites/default/files/SNEA2012_TCO21.pdf

  • O HORÁRIO DE  VERÃO:  SUAS ORIGENS E SEU PROPÓSITO 

http://www.fem.unicamp.br/~jannuzzi/documents/hverao.pdf

  • IMPORTÂNCIA DA ASTRONOMIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

http://periodicos.uern.br/index.php/extendere/article/viewFile/1291/734

  • A MELHOR DIREÇÃO DO PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO

https://www.portalsolar.com.br/a-melhor-direcao-do-painel-solar-fotovoltaico.html

  • MOVIMENTO ANUAL DO SOL E ESTAÇÕES DO ANO

http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/aula_movsol.htm