Sábado com Libras – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Sábado com Libras

Sábado com Libras

 

O projeto Quinta com Libras teve início em abril de 2015 com o objetivo de proporcionar um espaço para pessoas que estudam ou são fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) se encontrarem e compartilharem conhecimentos no Espaço do Conhecimento UFMG. Nas primeiras sessões, foram realizadas visitas mediadas à exposição de longa duração “Demasiado Humano” e atividades como “Jogos do Conhecimento”. Desde novembro de 2015, o museu oferece oficinas mensais em Libras, abordando temas como teatro, astronomia, desenho e música.

 

Com a adoção dos protocolos de distanciamento social em março de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para evitar a interrupção do projeto, o Espaço do Conhecimento UFMG lançou o “Sábado com Libras” em formato virtual, disponibilizado nas redes sociais do museu. Os internautas podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade contando histórias em Libras, bem como outros conteúdos publicados no canal do Espaço no YouTube. Em 2022, o projeto retornou ao formato presencial com a realização de oficinas mensais no museu. Confira algumas das atividades já realizadas!

 

 Atividades e oficinas gratuitas em Libras

 

OUTUBRO de 2023 | Libras para Crianças (Semana das Crianças)

Dizem que as crianças aprendem novas línguas com facilidade, não é mesmo? Pensando nisso, o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu promove uma oficina para divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao público infantil de maneira lúdica. Durante a atividade, que integra o projeto “Sábado com Libras”, as crianças serão apresentadas aos sinais básicos da Libras por meio de exercícios e jogos. No mês de outubro, a atividade também fez parte da programação especial do museu para a Semana das Crianças.

 


SETEMBRO de 2023 | Exibição na Fachada Digital – “Que sinal é esse” (17ª Primavera de Museus)

Durante o mês de setembro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento exibirá palavras e termos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), relacionados às exposições e ações do museu. A atividade integra a programação vinculada ao Setembro da Inclusão no museu!

 


SETEMBRO de 2023 | A Diversidade na História (17ª Primavera de Museus)

A oficina tem o objetivo de abordar a vida, os feitos e as invenções de personalidades LGBTQIA+ e apresentar alguns termos e expressões que fazem parte do seu universo na Língua brasileira de sinais (Libras). Algumas das personalidades que serão apresentadas fazem parte da comunidade surda. Não é necessário conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada em português e em Libras.

 


AGOSTO de 2023 | Visita mediada à exposição “Mundos Indígenas”

A equipe de mediadores e a intérprete de Libras do Espaço do Conhecimento UFMG convidam os visitantes para uma imersão na exposição “Mundos Indígenas”. A atividade consiste em um diálogo acessível  com o público de diversas idades sobre os povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop, que estão presentes na exposição. A visita acessível em Libras é uma ação do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento e integra o projeto “Sábado com Libras”. A atividade será realizada em português e em Libras.

 


JULHO de 2023 | Libras para Crianças

Dizem que as crianças aprendem novas línguas com facilidade, não é mesmo? Pensando nisso, o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu promove uma oficina para divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao público infantil de maneira lúdica. Durante a atividade, as crianças serão apresentadas aos sinais básicos da Libras por meio de exercícios e jogos.

 


JUNHO de 2023 | Tabuleiro Acessível

Na atividade serão oferecidos diferentes boardgames (jogos de tabuleiro) e RPG (roleplaying game), com o intuito de apresentar jogos lúdicos à população surda ou cega. Em paralelo, a atividade visa promover a democratização dos jogos analógicos e afins para o público geral. Os jogos podem abordar diferentes temáticas, como a consciência ambiental, povos indígenas e folclore brasileiro. A oficina será realizada em parceria com o projeto Tabuleiro Acessível, que tem o objetivo de acessibilizar e democratizar a cultura de jogos de tabuleiro.

 


JUNHO de 2023 | A Diversidade na História

“A Diversidade na História” tem o objetivo de abordar a vida, os feitos e as invenções de personalidades LGBTQIAPN+, algumas delas pertencentes à comunidade surda. Durante a oficina, serão apresentados alguns termos e expressões LGBTQIAPN+ na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade será realizada em português e em Libras.

 


MAIO de 2023 | Profissões sem barreiras

A atividade do “Sábado com Libras” do mês de maio visa ampliar e estimular a comunicação com pessoas surdas no ambiente de trabalho. Na oficina, a intérprete de Libras Dinalva Andrade irá dialogar com o público sobre a importância da acessibilidade nesses espaços e a quebra das barreiras atitudinais. Também serão apresentados termos, profissões e expressões na Língua Brasileira de Sinais.

 


ABRIL de 2023 | Visita Mediada à Exposição “Mundos Indígenas”

Durante a programação do Abril Indígena, a equipe de mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes para uma imersão na exposição “Mundos Indígenas”, onde poderão conhecer os universos sensíveis e os diferentes modos de viver, saber e cuidar de cinco de povos originários brasileiros: Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop. No dia 01/04, a atividade será mediada em português e na Linguagem Brasileira de Sinais pela intérprete do Espaço do Conhecimento UFMG.

 


MARÇO de 2023 | A Fadinha dos dedos e Outras Histórias

Na atividade, Ricardo Albino, escritor, narrador de histórias e pessoa em cadeira de rodas, em parceria com Dinalva Andrade, atriz e intérprete de Libras, irão contar histórias de diversos personagens que vivenciam o mundo através da imaginação. Os participantes poderão se encantar com a história da fadinha dos dedos falantes e outros contos em português e Libras.

 


MARÇO de 2023 | Librário do Conhecimento

O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores, o Librário do Conhecimento. Nessa atividade conduzida pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade, os participantes serão apresentados às temáticas do museu por meio de um jogo da memória com as cartas do Librário. Não é necessário conhecimento prévio em Libras.

 


FEVEREIRO de 2023 | Libras para Crianças

Novas línguas são mais facilmente aprendidas no período da infância. Então, que tal estimular a garotada a conhecer a Língua Brasileira de Sinais? Na atividade, as crianças serão apresentadas aos sinais básicos da Libras por meio de exercícios e jogos. A oficina, ministrada em português e Libras, é uma ação do Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG e integra o projeto Sábado com Libras.

 


NOVEMBRO de 2022 | Histórias da África de A a Z

A atividade é uma contação de histórias de países do continente Africano, principalmente das culturas Akan, Banto, Iorubá e Zulu. Têm o objetivo de promover o encontro com diferentes culturas, facilitando a valorização dos saberes africanos. A contação de histórias busca contribuir para a reflexão das diferenças culturais dentro do continente, desmistificando a ideia de uma África única e homogênea, bem como contribuir para o reconhecimento de sua vasta geografia por meio dos mapas. A atividade será acessível na Língua Brasileira de Sinais e em português.

 


OUTUBRO de 2022 | Libras para Professores e Educadores

O Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro! Pensando em uma forma de comemorar a data, além de incorporar a importância e a acessibilidade nos museus, escolas e espaços de educação, o Espaço do Conhecimento promove no sábado (22), às 10h, a oficina presencial Libras para professores e educadores. Também podem participar interessados a partir de 10 anos (jovens e adultos, trabalhadores, educadores de museus e professores). Não é necessário conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada em português e em Libras.

A oficina tem o objetivo de apresentar termos pertencentes ao universo e contexto educacional, visando contribuir para a comunicação e a interação do público Surdo com os educadores e com os espaços educativos, além de discutir a importância da divulgação da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e seu ensino.

 


SETEMBRO de 2022 | Classificadores na Libras

Sábado (10), às 14h, acontecerá a primeira atividade do Setembro Azul (ou Setembro Surdo), pensado em função do mês da visibilidade surda. Trata-se da oficina ‘Classificadores na Libras’, que proporcionará uma vivência com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio da prática dos seus classificadores – estruturas utilizadas para descrever objetos, movimentos, direções e também para contar histórias e narrar situações.

 


JULHO de 2022 | Libras para Crianças

Dizem que as crianças aprendem novas línguas com facilidade, não é mesmo? Então, que tal estimular a garotada a conhecer a Língua Brasileira de Sinais? Na oficina de maio do projeto Sábado com Libras, o Espaço do Conhecimento UFMG vai ensinar os sinais básicos da Libras para crianças a partir dos 6 anos e adolescentes, por meio de exercícios e jogos. A  atividade será ministrada em português e em Libras por Bárbara Vitor, aluna do curso de Letras/Libras da UFMG, e pela atriz e intérprete Dinalva Andrade. Não é exigido nenhum conhecimento prévio em Libras.

 


JUNHO de 2022 | A Diversidade na História

A atividade “Diversidade na História” terá como objetivo abordar a vida, os feitos e as invenções de algumas personalidades LGBTQIA+, sendo algumas delas membros da comunidade surda. Além disso, durante a oficina, conheceremos alguns termos e expressões do universo LGBTQIA+ na Língua Brasileira de Sinais.

 


MAIO de 2022 | A Comunicação com Surdos nos Museus

O acesso à cultura é um direito de todos. Os museus e centros culturais de todo o mundo possuem um papel primordial na promoção da inclusão, e o Espaço do Conhecimento UFMG não se exclui disso. No dia 28 de maio, às 14 horas, a oficina do projeto Sábado com Libras, nomeada “A Comunicação com Surdos nos Museus”, convida o público, surdo e ouvinte, a conhecer mais sobre a importância da acessibilidade nos espaços culturais e como devemos promovê-la.

Vocabulário ligado à cultura, expressões típicas do universo museal, sinais de museus e espaços culturais de Belo Horizonte e termos que possuem relação com as temáticas do Espaço do Conhecimento UFMG serão apresentados ao longo da oficina, com o intuito de diminuir as barreiras atitudinais ainda existentes.

 


ABRIL de 2022 | Visita Mediada à Exposição Mundos Indígenas

Em abril, o museu intensificou seu escopo de atividades presenciais, e a visita mediada acessível em Libras à exposição Mundos Indígenas, dentro do projeto Sábado com Libras, marca o retorno das atividades da Língua Brasileira de Sinais no museu após dois anos de ações virtuais.

Conhecer os modos de viver, saber e cuidar de alguns dos povos indígenas no Brasil nos permite também conhecer a história do país. Ao longo da visita mediada, que acontecerá no dia 30 de abril, às 14h, os participantes poderão conhecer os conceitos pensados por curadores dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana, que são apresentados na exposição Mundos Indígenas.

 


NOVEMBRO de 2021 | Oficina  “Visita virtual à exposição Sertão Mundo

No último sábado do mês de novembro (27), às 10h da manhã, realizaremos a oficina do Sábado com Libras baseando-se em uma visita virtual a mais recente exposição do Espaço do Conhecimento, a Sertão Mundo (Clique para acessar !)

“Sertão Mundo” nos convida a uma travessia pelo território sertanejo, através das apropriações desse local pelas músicas, bordados, artes e literatura. Assim, a oficina virtual deste mês propõe uma imersão no Sertão por meio de uma visita mediada em libras e português. A atividade, destinada ao público geral a partir dos 9 anos, recorrerá a jogos e brincadeiras para apresentar palavras e termos relacionados ao universo sertanejo na Língua Brasileira de Sinais.

 


OUTUBRO de 2021 | Oficina virtual “Libras para professores e educadores

Em outubro é celebrado o Dia do Professor, considerando a necessidade da acessibilidade nos museus, escolas e espaços de educação, em comemoração a esta data o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço, promove  no último sábado do mês (30), às 10h, a oficina virtual Libras para professores e educadores. Também podem participar interessados a partir de 10 anos (jovens e adultos, trabalhadores, educadores de museus e professores). Não é necessário conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada em português e em Libras.

A oficina tem o objetivo de apresentar termos pertencentes ao universo e contexto educacional, visando contribuir para a comunicação e a interação do público Surdo com os educadores e com os espaços educativos, além de discutir  a importância da divulgação  da Libras ( Língua Brasileira de Sinais) e seu ensino.

 


SETEMBRO de 2021 | Oficina virtual “A comunicação com surdos nos museus”

No mês de setembro, as conquistas da comunidade surda brasileira são celebradas por meio do movimento Setembro Azul. As comemorações, realizadas em virtude do Dia Nacional do Surdo, lembrado em 26 deste mês, também são um importante momento para alertar a sociedade sobre a importância da inclusão e da acessibilidade.  A oficina deste mês do Espaço do Conhecimento UFMG realizada no dia 25 de setembro, às 10h, vai discutir “A comunicação com surdos nos museus”. Além de abordar a importância da acessibilidade nos espaços culturais e como devemos promovê-la, a oficina também vai apresentar ao público alguns termos e expressões típicos do universo museal na Língua Brasileira de Sinais. Podem participar crianças a partir de 8 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.

 


AGOSTO de 2021| Oficina virtual “A diversidade na história”

Apesar de a sigla LGBTQIA+ só ter sido criada nos anos 2000, as pessoas de diversas orientações sexuais existem e resistem na sociedade há muito mais tempo. Com o objetivo de narrar a trajetória de personalidades que pertencem e pertenceram a essa comunidade ao longo da história humana, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, no dia 14 de agosto, às 10h, a oficina virtual A Diversidade na História. Podem participar crianças a partir de 8 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.

 


JULHO de 2021 | Oficina virtual “Jogos e brincadeiras teatrais em Libras

A expressão corporal, a imaginação e a improvisação,  elementos pertencentes ao universo teatral, têm um papel importante na comunicação humana, em especial na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o objetivo de explorar os diversos fundamentos do universo teatral e suas potencialidades no aprendizado da Libras, o Espaço do Conhecimento UFMG promove, no dia 31 de julho, às 10h, a oficina virtual Jogos e brincadeiras teatrais em Libras. Podem participar crianças a partir de 8 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.

 


JUNHO  de 2021 | Oficina virtual “O Parâmetro Configuração de Mão na Língua Brasileira de Sinais

Para se comunicar na Língua Brasileira de Sinais, é preciso estar atento a várias características dessa língua, por exemplo, os “parâmetros”. Na atividade de junho do Sábado com Libras, o Espaço do Conhecimento UFMG vai falar sobre a Configuração de Mão na Libras, parâmetro relacionado à forma da mão ao realizar um sinal. A oficina virtual “O Parâmetro Configuração de Mão na Língua Brasileira de Sinais” pretende mostrar aos participantes, através de jogos, estratégias e dicas, como utilizar a configuração de mão na Libras. Podem participar crianças a partir de 8 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.

 


MAIO de 2021 | Oficina virtual “Libras para crianças e adolescentes”

Dizem que as crianças aprendem novas línguas com facilidade, não é mesmo? Então, que tal estimular a garotada a conhecer a Língua Brasileira de Sinais? Na oficina de maio do projeto Sábado com Libras, o Espaço do Conhecimento UFMG vai ensinar os sinais básicos da Libras para crianças a partir dos 6 anos e adolescentes, por meio de exercícios e jogos. A  atividade será ministrada em português e em Libras por Bárbara Vitor, aluna do curso de Letras/Libras da UFMG, e pela atriz e intérprete Dinalva Andrade. Não é exigido nenhum conhecimento prévio em Libras.

 


ABRIL de 2021 | Oficina virtual “O parâmetro movimento na Libras”

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui cinco parâmetros: a configuração de mão, que tem como resultado a forma como as mãos se posicionam durante a sinalização; o ponto de articulação, isto é, em qual parte do corpo ou no espaço neutro o sinal é realizado; a orientação da palma da mão, que é a direação da palma para frente, para os lados, para dentro, para cima ou para baixo; as expressões não manuais, que são as expressões faciais ou corporais utilizadas durante a sinalização; e, por fim, o movimento, que pode acontecer ou não durante a realização de um sinal. Na oficina virtual O parâmetro movimento na Libras, que o Espaço do Conhecimento UFMG realiza no dia 24 de abril, às 10h, será explorado esse último parâmetro, ensinando estratégias e dando dicas para a utilização do movimento na Libras, através de jogos práticos.

 


MARÇO de 2021 | Oficina virtual “Como fotografar estrelas com o celular”

Você já teve vontade de fazer uma bela foto do céu estrelado e não conseguiu? Nesta oficina virtual do Sábado com Libras vamos dar dicas e ensinar estratégias de fotografia e de edição que podem aumentar a beleza da sua foto. A atividade é uma ação conjunta dos núcleos de Ações Educativas e de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG e será realizada em português e em Libras.

 


FEVEREIRO de 2021 | Oficina virtual “Contação de histórias em Libras”

Na primeira oficina do projeto Espaço em Rede em 2021, “Contação de histórias em Libras”, vamos ensinar técnicas e estratégias para a contação de histórias, utilizando jogos para criar uma narrativa na Língua Brasileira de Sinais.

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.