Sábado com Libras: atividade do Espaço do Conhecimento UFMG comemora Setembro Azul discutindo a comunicação com surdos nos museus – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Sábado com Libras: atividade do Espaço do Conhecimento UFMG comemora Setembro Azul discutindo a comunicação com surdos nos museus

A oficina virtual será realizada em português e em Libras e não é necessário conhecimento prévio da língua de sinais

No mês de setembro, as conquistas da comunidade surda brasileira são celebradas por meio do movimento Setembro Azul. As comemorações, realizadas em virtude do Dia Nacional do Surdo, lembrado em 26 deste mês, também são um importante momento para alertar a sociedade sobre a importância da inclusão e da acessibilidade. Por isso, a oficina virtual deste mês do projeto bado com Libras, do Espaço do Conhecimento UFMG, é mais do que especial! No dia 25 de setembro, às 10 horas, vamos discutir A comunicação com surdos nos museus.

Além de abordar a importância da acessibilidade nos espaços culturais e como devemos promovê-la, a oficina também vai apresentar ao público alguns termos e expressões típicos do universo museal na Língua Brasileira de Sinais. A atividade é realizada pelo Zoom e ministrada em português e em Libras pela equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento.

As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta preencher o formulário que fica disponível a partir de 20 de setembro, na página do Sábado com Libras (www.ufmg.br/espacodoconhecimento/acontece/sabado-com-libras) e no perfil @espacoufmg, no Instagram.

Sábado com Libras | Oficina virtual A comunicação com surdos nos museus”

Quando: 25 de setembro, sábado, às 10h

Onde: plataforma Zoom (o link será enviado aos inscritos por e-mail)

Vagas: 30 | Inscrições: a partir de 20 de setembro, pelo formulário disponível no perfil @espacoufmg, no Instagram, e na página www.ufmg.br/espacodoconhecimento/acontece/sabado-com-libras.

Atividade gratuita

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed‑BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.