Vagas de Estágio – Núcleo de Astronomia – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Vagas de Estágio – Núcleo de Astronomia

O Espaço do Conhecimento UFMG está com 2 vagas de estágio abertas para o Núcleo de Astronomia

Descrição das atividades

Os selecionados irão apresentar sessões de Planetário e sessões online de astronomia na atividade “Descobrindo o Céu”, produzir conteúdo para divulgação nas redes sociais do museu, orientar os mediadores em relação à mediação com os visitantes e ao uso de equipamentos, além de auxiliar e executar outras ações educativas do Núcleo. A carga horária é de 30 horas semanais.

Pré-requisitos

– É necessário estar matriculado em curso de graduação, preferencialmente de Ciências da Natureza (Física, Biologia, Química, Geologia ou Geografia).

– É desejável que o candidato tenha experiência prévia em atividades de Astronomia ou observação do céu.

– É necessário estar disponível para assumir a vaga em 1º de agosto de 2022 e ter disponibilidade de terça a sexta-feira no turno da manhã (9h às 13h) ou da tarde (13h às 17h), quinta-feira, de 16h às 18h30, e fins de semana.

ATENÇÃO estudantes de Física! Segundo resolução do colegiado do curso, alunos do bacharelado que ainda não cursaram o 4º período não podem fazer estágios de 30h.

Remuneração

A remuneração é de R$720, além de auxílio transporte e vale-alimentação.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho. Os interessados devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/22RD6e48gMzNFYUo8

Documentos necessários para inscrição

– Link do Currículo Lattes atualizado;

– Histórico escolar da graduação.

Os documentos enviados serão avaliados e os candidatos selecionados serão informados sobre o horário da entrevista, a ser agendada por email.

Entrevistas

A segunda parte do processo de seleção será realizada presencialmente no Espaço do Conhecimento UFMG no dia 20 de junho e consistirá em uma entrevista e uma apresentação no Planetário, com duração máxima de 10 minutos, utilizando o projetor analógico que simula o céu noturno. O candidato não irá manusear o equipamento, apenas deverá informar a data e localidade que deseja fazer a projeção do céu. O software Stellarium é uma boa ferramenta para se preparar para a apresentação.

O resultado final será divulgado até o dia 23 de junho, neste site e por email.

Para maiores informações, envie um email para astronomia@espacoconhecimento.ufmg.br.