Artes Audiovisuais

INVENTÁRIO IMAGINÁRIO
CURTOS-CIRCUITOS: PROCESSOS EXPERIMENTAIS DE CRIAÇÃO TECNOLÓGICA
CRIAÇÃO AUDIOVISUAL (Núcleo Arte Poética)
DA WEB À CENA - O CINEMA AO VIVO (Núcleo Arte Poética)
RESÍDUOS TECNOLÓGICOS E RUÍDOS NA MONTAGEM DE REDES INFORMACIONAIS (Núcleo Arte Ciência)
AÇÕES ARTÍSTICAS NO ESPAÇO ABERTO DAS CIDADES (Núcleo Arte Conceito)

OFICINAS DE INICIAÇÃO

INVENTÁRIO IMAGINÁRIO

Criação de um inventário imagético de Diamantina, por meio de registros audiovisuais conduzidos e dirigidos por alunos da oficina e realizados por moradores da cidade. Trata-se de um olhar-registro de Diamantina sobre si mesma. O primeiro passo da oficina será uma pesquisa sobre referências da identidade cultural da comunidade local, visando a perceber e selecionar aspectos que revelem sua diversidade e suas sutilezas. Essa pesquisa inicial - também imagética - servirá de base para o foco a ser abordado por grupos de alunos ou aluno individual, constituindo um tópico do inventário. Cada aluno deve buscar aspectos do cotidiano da cidade, inclusive seus elementos transitórios, e revelar as histórias que fazem parte do inventário imaginário sob a forma de pequenos vídeos e imagens estáticas. Todo o material coletado será organizado em narrativas não- lineares de arte computacional (instalação) feitas em flash. As interfaces e a interatividade da oficina serão elaboradas com dispositivos não-convencionais, a partir de objetos do cotidiano e da plataforma Arduino.

Professoras

Juliana Gouthier (UFMG) - Mestranda em Artes Visuais (UFMG), Especialista em Ensino da Arte e Tecnologias Contemporâneas (UNB), bacharel em Escultura e Licenciada em Desenho e Plástica (UFMG). Como professora de Artes em várias instituições, participou de diversas mostras coletivas e coordenou oficinas em projetos sociais. Como jornalista, atuou em veículos de comunicação locais e nacionais. Atualmente, é professora substituta na Escola de Belas Artes (UFMG) e redatora de coluna semanal, sobre a história de Belo Horizonte, no Jornal Pampulha.

Marília Bérgamo (UFMG) - Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual (UNB, 2003), graduada em Ciência da Computação (PUC- Brasília, 2000), Master In Design / Digital Media (University of Western Sydney, 2004). Mestranda em Artes Visuais (UFMG) com pesquisa em arte computacional interativa. Atualmente, é professora do Centro Universitário UNA e freelancer da Cúmplice Comunicação e Design.

Público-alvo: pessoas interessadas em arte computacional, vídeo e fotografia.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 10h às 12h30 e 14h às 18h30

Material do aluno (necessário mas não-obrigatório): dispositivos portáteis de captura de som e imagem digital como notebook, câmera de foto digital, celular, filmadora digital, gravador de som.

CURTOS-CIRCUITOS: PROCESSOS EXPERIMENTAIS DE CRIAÇÃO TECNOLÓGICA

Oficina prática de iniciação à construção de interfaces autorais com reflexões críticas sobre a cultura tecnológica. Trata-se do conhecimento sobre as conexões de dispositivos físicos como micro-controladores (Arduino, PIC), circuitos impressos de brinquedos, sensores (luz/distância), resistores, leds etc. e de uma introdução aos conceitos de programação em softwares de interação audiovisual (Isadora e Pure Data). Estudo da lógica de criação comum entre programas e dispositivos físicos. Produção coletiva de circuito experimental por meio de materiais eletrônicos de baixo custo.

Professor

Fernando Rabelo (BH) - Graduado em Cinema de Animação e Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela Escola de Belas Artes (UFMG). Lecionou nos cursos de Produção Editorial e Comunicação Digital & Hipermídia (UNI-BH). Foi destaque do FILE (2005) com a instalação Contato QWERTY. Realizou residência no Centro de Pesquisa em Arte e Tecnologia - Medialab Madri (2006), produzindo propostas de instalação e arte como o projeto Des:echo. Realizou propostas de crítica e educação como a oficina de Wireless Okupar o Ar (Belo Horizonte, ONG Oficina de Imagens, grupos hackvistas da Espanha). Selecionado para o prêmio Filme em Minas com o projeto DVD Golpes, narrativa interativa sobre as diversas formas de golpes.

Público-alvo: Estudantes, artistas, programadores e interessados no estudo e na crítica de arte e tecnologia e/ou em experimentos eletrônicos, que tenham conhecimentos de sistemas operacionais (windows, mac ou linux) e alguma prática em programas de construção de imagem, vídeo ou áudio.

Vagas: 15

Período: 16 a 27 de julho

Horário: 10h às 12h30 e 14h às 18h30

Material do aluno: aparelhos eletrônicos inutilizados, brinquedos sonoros de criança e outros objetos que possam conter elementos eletrônicos como pequenas luzes, alto-falantes, controles etc.

Materiais de uso prático: solda, alicate, chave etc. Para a utilização dos softwares, é recomendado o uso de computadores pessoais e material audiovisual.

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

CRIAÇÃO AUDIOVISUAL (Núcleo Arte Poética)

A oficina tem como objetivo a exploração de técnicas de produção de áudio e vídeo, orientadas para a realização de peças performáticas e instalações. Tendo a experimentação de linguagens e o uso de meios digitais como campo, visa à realização de peças autorais.

Professor

Jorge Haro (Buenos Aires) - Compositor, artista sonoro e audiovisual. Investiga o campo da música experimental, peças audiovisuais e instalações sonoras. Editou quatro CDs e tem peças de música em diferentes coletâneas de Argentina, USA, Canadá, Espanha e Polônia. Realizou concertos acusmáticos, concertos audiovisuais e instalações em Argentina, Uruguai, Brasil, Peru, Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, Suíça, Alemanha, Polônia, Dinamarca e Holanda. Co-diretor de Fin del mundo (http://www.findelmundo.com.ar) e do projeto LIMb0 (http://www.limb0.org). Professor do curso de Desenho Audiovisual (Universidade de Palermo) e de Gestão da Arte e da Cultura (Universidade de Três de Febrero). Informações: http://www.jorgeharo.com.ar.

Público-alvo: músicos, artistas de vídeo, atores e interessados em arte eletrônica.

Seleção: preencher os campos "currículo resumido" e "carta de intenções" do formulário.

Vagas: 12

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 14h às 18h30 (dia 23) e 10h às 12h30 e 14h às 18h30 (nos outros dias)

Material do aluno (desejável, mas não-obrigatório): dispositivos portáteis de captura de som e imagem digital - câmera de vídeo digital, notebook, câmera fotográfica digital, celular, filmadora digital, gravador de som (pode ser do próprio computador).

DA WEB À CENA - O CINEMA AO VIVO (Núcleo Arte Poética)

Estudar e criar dramaturgia específica para exibição na web. Produzir audiovisual, utilizando tecnologia digital com ferramentas interativas e publicar diariamente em site. Criar performance coletiva a partir dos conteúdos produzidos. Fornecer instrumental teórico e orientações técnicas para a produção específica do formato proposto, de forma a estimular a criação. Abordar a linguagem e a tecnologia, com foco em criação e produção, com o objetivo de potencializar o uso das ferramentas. Experimentar novas formas de abordagem da linguagem proposta.

Professor

Chico de Paula (BH) - Artista. Um dos fundadores do projeto Feitoamãos cujo vídeo 5 foi vencedor do I Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2000) e do Festival dos Festivais (Curitiba, 2001). Melhor Diretor Brasileiro no 8º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Sócio da Arquipélago audiovisual, atua em direção, produção, direção de arte e finalização de documentários e filmes, utilizando tecnologia digital. Integrante do Combo de Artes Afins Bananeira-Ciência, núcleo de criação e experimentação formado por Chico de Paula, Ricardo Aleixo, Tatu Guerra, DJ Rato e Paulo Thomaz.

Público-alvo: Artistas, profissionais e estudantes de comunicação, design, publicidade e artes, que tenham conhecimento prático e/ou habilidades nas áreas de música, teatro, redação, produção audiovisual, web-design e programação em flash.

Seleção: preencher os campos "currículo resumido" e "carta de intenções" do formulário.

Vagas: 20

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 10h às 12h30 e 14h às 18h30

Material do aluno (desejável, mas não-obrigatório): equipamento para registro audiovisual - gravador de mp3, gravador de voz, câmera fotográfica digital, câmera de vídeo digital, celulares com capacidade de envio de dados. Instrumento pessoal dos participantes com habilidades musicais.

RESÍDUOS TECNOLÓGICOS E RUÍDOS NA MONTAGEM DE REDES INFORMACIONAIS (Núcleo Arte Ciência)

A partir da identificação de espaços residuais no contexto de Diamantina e/ou de Minas Gerais, desenvolver modos de conexão textual, imagética e sonora com os resíduos da própria web, da memória pessoal e da mídia em geral. Abordar a linguagem do meio digital, a partir da fragmentação do espaço e da possibilidade de se reconstruir novas narrativas em montagens que mesclem as informações coletadas com as possibilidades de construção de linguagem da web.

Professores

Rafael Marchetti (Espanha) - Artista plástico que trabalha com programação e desenvolvimento de interfaces desde 1995.

Raquel Rennó (SP) - Pesquisadora do CNPq e doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Juntos, criaram o duo Influenza que trabalha com experimentações em arte digital combinando estudos sobre interfaces no espaço físico e virtual. Trabalham em Espanha e Brasil. Seus últimos trabalhos foram desenvolvidos em centros como Cyprès, dirigido por Louis Bec (França), Comafosca (Barcelona) e MediaLab Madrid e expostos nos festivais ACM Multimedia Siggraph, ARS Electronica, MediaLab Madrid, FILE, Viper Basel e VII Salão de Arte Digital de Havana, dentre outros.

Público-alvo: artistas plásticos, pesquisadores e profissionais de mídias, designers, programadores com conhecimentos de softwares de processamento de imagem, som ou vídeo.

Seleção: preencher os campos "currículo resumido" e "carta de intenções" do formulário.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 10h às 12h30 e 14h às 18h30

Material do aluno (desejável, mas não-obrigatório): dispositivos portáteis de captura de som e imagem digital - notebook, câmera fotográfica digital, celular, filmadora digital, gravador de som (pode ser do próprio computador).

AÇÕES ARTÍSTICAS NO ESPAÇO ABERTO DAS CIDADES (Núcleo Arte Conceito)

Por meio de ações artísticas voltadas para o ambiente da cidade, propor investigação sobre as relações entre a transformação do espaço urbano e a maneira como percebemos e "acionamos" tal ambiente. Desenvolver estudo relativo ao espaço e às suas implicações em relação ao lugar, observando a contraposição existente entre as idéias de construção de espaço e espaço construído. Observar as correspondências existentes entre imagem e espaço, ou entre fotografia e arquitetura, na tentativa de compreender como essa relação revela a incorporação da dinâmica da produção de imagens pelos processos de construção de espaços e vice-versa.

Professor

Rubens Mano (SP) - Formado em Arquitetura e Urbanismo (Santos, 1984). Mestre em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes (USP, 2003). Realizou projetos individuais no Museu Victor Meirelles (Florianópolis, 2005), na Galeria Casa Triângulo (São Paulo, 2000 e 2004) e na Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo, 1999). Dentre várias mostras coletivas, participou do inSite (Tijuana/San Diego, 2005), da Bienal de Sydney (2004) e da Bienal de São Paulo (2002).

Público-alvo: artistas e estudantes de arte.

Seleção: preencher os campos "currículo resumido" e "carta de intenções" do formulário.

Vagas: 15

Período: 16 a 21 de julho

Horário: 10h às 12h30 e 14h às 18h30

Material do aluno: portfolio em power-point (ou slides) para apresentação de 15' e equipamento fotográfico.