Artes Transdisciplinares

ALEGORIAS – O PROFANO E O SAGRADO
CIRCO
TAPEÇARIA - ENTRE TRADIÇÃO E A MODERNIDADE
ARTES E OFÍCIO - INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA CONGADA E FOLIA
TÓPICOS EM PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO – workshop
CIRCO - atualização

OFICINAS DE INICIAÇÃO

ALEGORIAS – O PROFANO E O SAGRADO

Desenvolver projetos para alegorias em datas festivas, envolvendo a religiosidade local e as festas carnavalescas da cidade de Diamantina.

Professor

Raul Belém Machado (BH) - Arquiteto com especialização em Cenotécnica. Exerce a função de cenógrafo, concebendo cenários, figurinos, luzes e adereços de espetáculos de gêneros tais como óperas, teatro, dança e festas de cunho popular. Professor dos cursos de Design de Moda (UNA e FUMEC). Professor de Caracterização Cênica (Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado). Atualmente, coordena o Centro Técnico de Produção da FCS.

Público-alvo: Figurinistas, cenógrafos e produtores culturais ligados às festas sacras e profanas.Interessados que, preferencialmente, tenham experiência na área. Idade mínima de 16 anos.

Vagas: 20

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: Lapiseira, borracha, esquadro, compasso, material de desenho, tesoura, fita métrica e alicate.

CIRCO

Criar novas possibilidades de expressão e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento cultural, afetivo e social do aluno. Desenvolver, de forma lúdica, a consciência corporal do participante, por meio de dinâmicas que o auxiliem a expressar suas emoções e a perceber o espaço e o movimento cênicos. Favorecer a socialização, despertando o interesse pelo outro e pela cultura. Criar situações de aprendizagem nos atos de fazer, construir, observar, sentir e pensar, as quais possibilitem as construções coletivas e a ampliação de concepções de mundo.

Professores 

Clerinha Rocha (BH) – Formada em teatro (Teatro Universitário/UFMG). Oficinas de preparação e treinamento de ator com o grupo LUME/SP, Grupo Pontifix/BH, Tatiana Mota/SP – FIT/BH, Cavalo Marinho com Juliana Pautilla/BH, máscara com Márcia Torquato/BH. Participou em fóruns teatrais e atuou como atriz no FIT-BH/2002. Ofereceu aulas de teatro em creches municipais e aulas de circo em projetos sociais das Prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e na Spasso (Escola Popular de Circo), além de oficina de circo nos 36º e 37º Festivais de Inverno/ UFMG. Atriz fundadora da Faminta Cia. de Teatro, com o espetáculo Alice, quem és tu? Atualmente, cursa Psicologia (PUC/MINAS).

Marcelo Castillo (Córdoba, Argentina) - Ator, educador, trapezista, equilibrista,  palhaço e cenógrafo formado pela Universidad Nacional de Córdoba. Participou como ator de diversas montagens teatrais com grupos de Córdoba, Buenos Aires e Santa Fé. Participou de montagens para televisão e vídeo. Integrou o elenco do grupo de teatro aéreo PUJA de Santa Fé. Criou o Circo Da Vinci e construiu um “caminhão-palco”, além de carros alegóricos para os carnavais das cidades cordobesas. Participou  de montagens para o Festival do Mercosul e para o Festival de Cias. Independentes. Integra a Cia. de circo-teatro itinerante El individuo desde 2004. Atualmente, é professor de Circo para jovens no projeto Fica vivo (Rosa Neves, Belo Horizonte). Trabalhou na  construção  de cenários para a Cia. O navegante.

Jailton Persan (BH) – Professor, ator e arte-educador. Pesquisador das artes e práticas circences.

Olívia Lima (BH) - Professora de Educação Física formada pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/UFMG. Iniciou seu trabalho com circo na Spasso (Escola Popular de Circo). Realizou curso de pedagogia de circo (Escola ZAK, Alemanha, 2005). Participou de convenções de malabares brasileiras e européias e ministrou várias oficinas de circo, inclusive no Festival de Inverno/UFMG (2004). Atualmente, ministra aulas de circo no Multidance - Escola de Dança, no Rouxinol e no Colégio Logosófico.

Rafael Pereira (BH) - Formação como artista circense na Spasso (Escola Popular de Circo). Participação no 3º Encontro internacional de malabares, circo e percussão do Brasil (Porto Alegre, 2001). Ministrante da oficina de iniciação em malabarismo no 1º Festival Mundial de Circo (Belo Horizonte, 2001). Participação no 1º Encontro brasileiro de malabarismo (São Paulo, 2002) e na Oficina Sombra de Minas (FIT/BH, 2002). Coordenador dos Encontros carnavalescos de malabarismo (Barroso/MG, 2003/04). Ministrante da oficina de circo infantil na Spasso (2002/03). Realizou performances circenses em eventos gerais e espetáculos produzidos pela Spasso. Membro-organizador dos eventos semanais Encontro de malabarismo, arte e conveniência no Mercado Santa Tereza (Belo Horizonte). Aluno do curso de Educação Física/UNI-BH.

Público-alvo: Crianças de 6 a 9 anos (turma A), crianças e adolescentes de 10 a 15 anos  (turma B) e interessados a partir de 16 anos (turma C).

Vagas: 16 para cada turma, sendo 7 bolsas (turmas A e B) destinadas a estudantes da rede pública de Diamantina.

Período: 16 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h (turma C) e 14h às 17h (turmas A e B)

Material do aluno: roupas confortáveis. 

TAPEÇARIA - ENTRE TRADIÇÃO E A MODERNIDADE

Desenvolver projetos em arte de tapeçaria buscando referências na produção regional e ampliando os conhecimentos e a prática do grupo no âmbito das técnicas contemporâneas.

Professora

Joice Saturnino (UFMG) – Artista plástica, professora da Escola de Belas-Artes da UFMG, na área de arte da fibra, na qual atua desde 1997, com exposições nacionais e internacionais. Participou de vários Festivais de Inverno. Desenvolveu projetos na área de pigmentos minerais e desenvolve intensa pesquisa na área de processamento de fibras minerais aplicadas à tecelagem e ao papel artesanal.

Público-alvo: Tapeceiros. Profissionais com algum conhecimento de técnicas de tecelagem.

Vagas: 20

Período: 16 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: tesoura, facão, 1/2 kg de barbante n° 14 ou 16, fios diversos (lã, algodão, seda, sisal, juta).

Local de realização: Mendanha/MG

ARTES E OFÍCIO - INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA CONGADA E FOLIA

Resgatar tradições culturais, por meio da confecção artesanal de tambores e caixas para Congada e Folia, estimulando a criatividade tradicional e preservando a cultura do povo mineiro. Além de aprender um ofício, os alunos poderão, por meio dos instrumentos confeccionados, estruturar os grupos folclóricos já existentes ou criar novos grupos.

Professor

Antônio Luiz de Matos (Minas Novas) – Mestre Antônio foi homenageado por SEBRAE, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação de Arte de Ouro Preto como um dos dez mestres de ofícios em extinção. Ministrou oficina de Artes e Ofícios em Ouro Preto, Uberaba e Minas Novas. Ministrou oficina de construção de instrumentos de percussão para a Banda de Taquara (Minas Novas) e a oficina Qualificação da Produção Cultural dos Grupos de Congado e Folia de Reis (Chapada do Norte). Foi um dos fundadores do Congado de São Benedito e Santa Efigênia (Minas Novas).

Público-alvo: Participantes de grupos folclóricos e de movimentos culturais. Jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social interessados em utilizar o aprendizado como fonte de renda, com idade mínima de 12 anos.

Vagas: 20

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h.

TÓPICOS EM PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO workshop

Desenvolver princípios de conservação de patrimônio envolvendo questões de composição material de bens culturais; vulnerabilidade de objetos, coleções, sítios e monumentos; gestão e integração com outras áreas de gerenciamento e patrimônio.

Professor

Luiz A. C. Souza (UFMG) - Doutor em Ciências. Cientista da conservação. Pesquisador de ciência e tecnologia na área de conservação/restauração de bens culturais. Professor e vice-Diretor da Escola de Belas-Artes/UFMG, com intensa atuação nacional e internacional nos temas referentes a patrimônio, conservação e restauração.

Palestrantes:

Yacy-Ara Froner (UFMG), Pedro Brito Soares (BH) e Alessandra Rosado (BH)

Público-alvo: profissionais da área de patrimônio, conservadores/restauradores, arquitetos, engenheiros e demais interessados, maiores de 16 anos.

Vagas: 20

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 14h às 17h

Material do aluno: material para anotação

OFICINA DE ATUALIZAÇÃO

CIRCO

Acrescentar à formação de alunos já experientes na técnica circense, novos materiais e técnicas como mini-trampolim, lira, tecido marinho, malabares com fogo, acrobacia de grandes deslocamentos e aula de teatro para técnica circense.

Professores

Clerinha Rocha, Jailton Persan, Marcelo Castillo, Olívia Lima e Rafael Pereira (v. currículos na Oficina de Iniciação em Circo).

Público-alvo – adolescentes e adultos com alguma experiência em técnica circense e idade mínima de 16 anos.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 16

Período: 16 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h   

Material do aluno: roupas confortáveis.