Artes Musicais

PAISAGEM SONORA, GRAVAÇÃO E COMPOSIÇÃO
DECANTANDO A REPÚBLICA
SOU TODO OUVIDOS (Núcleo Arte-Ciência)
OFICINA DE PIANO (Núcleo Arte-Poética)
O VIOLÃO E A HARMONIA (Núcleo Arte-Poética)
MÚSICA UNIVERSAL DE ITIBERÊ ZWARG (Núcleo Arte-Conceito)
A VOZ COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO (Núcleo Arte-Poética)
ANÁLISE ETNOMUSICOLÓGICA: A MÚSICA COMO CULTURA E SOCIEDADE (Núcleo Arte-Ciência)

OFICINAS DE INICIAÇÃO

PAISAGEM SONORA, GRAVAÇÃO E COMPOSIÇÃO

A partir de pesquisa e apreciação da composição sobre paisagens sonoras e de registros da paisagem sonora de Diamantina, produzir trabalhos que relacionem  técnicas e performances da eletrônica e da acústica, explorando suas possibilidades interdisciplinares.

Professores

Fernando Braga (BH) - Produtor musical e engenheiro de gravação e som ao vivo, tendo produzido mais de 50 títulos em CD de diversos autores e intérpretes. Graduado em Música/UFMG. Participou de vários programas acadêmicos com ênfase em Música & Tecnologia. Técnico em Eletrônica (COLTEC/UFMG). Atua no mercado como operador de áudio em P.A. e Palco, desde 2001.

Rafael Martini (UFMG) - Compositor, arranjador e multi-instrumentista. Atua como compositor de trilhas sonoras, diretor musical, arranjador, pianista, violonista e acordeonista em trabalhos de artistas mineiros. Integra os grupos Quebra pedra, Ramo e Misturada orquestra. Recebeu, como compositor, o IV Prêmio BDMG Instrumental. Premiado no concurso IBEU – composição para Big Band. Pesquisa  a composição instrumental de canções e linguagens eruditas contemporâneas.  Aluno do curso de Composição (Escola de Música/UFMG).

Fábio Wanderley Janha Sousa (UFMG) - Técnico em Eletrônica (CEFET) Desenvolveu a pesquisa “Equalização de sinais de áudio” (2000/2003). Formado em piano (UEMG). Desenvolve gravação, pós-produção e transmissão ao vivo dos concertos institucionais da Escola de Música/UFMG, além de produção, gravação, edição e montagem dos programas de rádio da Escola de Música/UFMG (Rádio UFMG Educativa). Atuou na digitalização do acervo de LPs da Escola de Música/UFMG. Cursa o 7° período de Licenciatura/Música/UFMG.

Público-alvo: Músicos e estudantes de música.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: instrumento musical e/ou gravador, microfone, fone de ouvido.

DECANTANDO A REPÚBLICA

Analisar a moderna música popular como uma forma peculiar de narrativa sobre as condições de gestação, expressão e consolidação do mundo público, capaz de expor o país ao conhecimento de si, fazendo-o ampliar os pontos de conexão entre os elementos constitutivos da tópica republicana e as chaves explicativas para a interpretação da formação histórica brasileira.

Professores

Marcela Teles (BH) - Mestre em História/UFMG. Pesquisadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória. Produtora do programa Decantando a República: diálogos em prosa, verso e melodia (Rádio UFMG Educativa)

Bruno Viveiros (BH) - Mestrando em História/UFMG. Estudante vinculado ao Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória. Produtor e apresentador do programa Decantando a República: diálogos em prosa, verso e melodia (Rádio UFMG Educativa).

Natália Almeida (BH) - Graduando de Ciências Sociais/UFMG. Estudante vinculada ao Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória. Produtora do programa Decantando a República; diálogos em prosa, verso e melodia (Rádio UFMG Educativa).

Público-alvo: comunidade em geral, estudantes e pesquisadores da área de História, Filosofia, Sociologia, Letras, Música e Artes.

Vagas: 20

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 14h às 18h

SOU TODO OUVIDOS (Núcleo Arte-Ciência)

Desenvolver o potencial expressivo e musical dos participantes ampliando seu universo sonoro e criativo, por meio de atividades de apreciação musical (escuta ativa e consciente), criação musical, jogos rítmicos (atividades corporais), jogos de integração, socialização e improvisação musical. A percepção musical dos participantes será desenvolvida para a compreensão das estruturas musicais e seus significados por meio da audição de músicas de diversos estilos, culturas e épocas.

Professora

Heloisa Feichas (UFMG) - Mestre e doutora pelo Instituto de Educação (Universidade de Londres). Pianista e professora da Escola de Música/UFMG.  Ministra workshops e oficinas no Brasil e no exterior sobre música popular brasileira e sobre música popular e educação musical. Atuou em cooperação com a Escola de Música de Pitea (Universidade de Lulea, Suécia, 2004/2005), orientando trabalho de especialização sobre música popular brasileira. Atualmente, desenvolve trabalho de música de câmara e atua como pesquisadora e professora na Escola de Música/UFMG.

Público-alvo: Ouvintes interessados em explorar seu potencial musical (sem necessidade de conhecimentos teóricos). Músicos amadores, estudantes de música interessados em novas vivências musicais.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 14h às 17h

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

OFICINA DE PIANO (Núcleo Arte-Poética)

Desenvolver atividades abordando os seguintes tópicos: improvisação sobre harmonia pré-estabelecida, improvisação “livre”, variação como técnica de improviso, diferentes linguagens e estilos. Outros aspectos relevantes: o piano no contexto jazzístico (diversas formações), abordagem contrapontística, re-harmonização, pontilhismo, desenvolvimento motívico de temas populares, técnicas de variação, sonoridade, estilo e audição crítica de gravações relevantes para esclarecer os tópicos acima. Cada aluno deverá selecionar três peças (da MPB ou do jazz) para serem trabalhadas em profundidade durante o curso. Todos os alunos deverão tocar durante as aulas.

Professor

André Mehmari (SP) – Pianista, arranjador, compositor e multi-instrumentista.   Prêmio Visa de MPB (1998). Suas composições e arranjos foram executados por  OSESP, OSUSP, Banda Sinfônica do Estado (“Enigmas”, 1999), OER, Jazz Sinfônica, Quarteto da Cidade de São Paulo, Quinteto Villa-Lobos e Sujeito a Guincho. Como instrumentista, atuou e gravou com Mônica Salmaso, Sérgio Santos, Joyce, Milton Nascimento e Dori Caymmi. Autor de Piano e voz (em parceria com Ná Ozzetti, 2005). Lachrimae, seu recente CD solo, apresenta composições próprias e recriações de clássicos da música popular brasileira. Prêmio Carlos Gomes na categoria revelação do ano. Compositor residente da Banda Sinfônica do Estado.

Público-alvo: pianistas avançados e músicos em geral. Leitura e realização de cifras, experiência básica em improvisação e re-harmonização, domínio básico de técnica do instrumento.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 15h às 18h

Material do aluno: papel de música, lápis e borracha.

O VIOLÃO E A HARMONIA (Núcleo Arte-Poética)

Mostrar para  estudantes de música e músicos em geral as várias possibilidades do instrumento,  no que diz  respeito à harmonia e sua importância no processo de formação de compositores e instrumentistas de várias gerações. Todos os temas abordados estarão diretamente relacionados com prática profissional do músico como performer, compositor, arranjador e produtor.

Professor

Juarez Moreira (BH) – Violonista, compositor, arranjador e produtor. Trabalhou com Milton Nascimento, Maria Bethânia e Wagner  Tiso, dentre outros. Tem oito CDs gravados. Como músico já se apresentou em todo Brasil e em diversos países da Europa e da América.

Público-alvo: Músicos e estudantes de música.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 15h às 18h

Material do aluno: instrumento e papel pautado.

MÚSICA UNIVERSAL DE ITIBERÊ ZWARG (Núcleo Arte-Conceito)

Prática de conjunto, arranjo e composição usando o método de compor em corpo presente, onde a criação e a execução são simultâneas. O trabalho possibilita o desenvolvimento da percepção e da memória, além da técnica mecânica.

Professor

Itiberê Zwarg (RJ) – Participação nos trios Xangô Três e Bossa Jazz Trio (1960/70).  Participa, desde 1977, do grupo de Hermeto Pascoal. A partir de 1982, viaja com Hermeto e Grupo em turnês anuais por Europa, América e Japão. Gravou nove discos com Hermeto. Criador da Itiberê Orquestra Família nos Seminários de Música Pro-Arte (1999). Lança o CD duplo Pedra do Espia (2001). Lança o CD duplo Calendário do som (27 músicas de Hermeto Pascoal com arranjos de Itiberê Zwarg, nov/2005). Vencedor da bolsa Vitae compositor (2005).

Público-alvo: músicos e estudantes de música.

Vagas: 30

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h

Material do aluno: folhas com pentagrama em pasta, lápis, borracha, gravador e instrumento.

A VOZ COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO (Núcleo Arte-Poética)

Explorar a voz como instrumento de expressão musical. Abordagem dos seguintes tópicos: conhecimento da fisiologia da voz, exercícios vocais e interpretação. Estabelecer pontes entre conhecimento técnico e expressividade intuitiva.

Professora

Ná Ozzetti (SP) – Iniciou carreira profissional como integrante do Grupo Rumo (1979), com gravação de seis discos que foram relançados em CD (2004). Gravação e lançamento do DVD do grupo em co-produção com a TV Cultura/SP. Lançamento do primeiro disco solo (Ná Ozetti, Gravadora Continental, 1988) pelo qual recebeu os Prêmios Sharp e Lei Sarney de cantora revelação. De sua discografia solo constam os seguintes CDs: Ná Ozzetti (1988), (1994), Love Lee Rita (1996), Estopim (1999), Show (2001), André Mehmari e Ná Ozzetti – piano e voz (2005), André Mehmari e Ná Ozzetti – piano e voz (DVD/CD, 2006).

Público-alvo: cantores e estudantes de canto.

Vagas: 15

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 15h às 18h

ANÁLISE ETNOMUSICOLÓGICA: A MÚSICA COMO CULTURA E SOCIEDADE (Núcleo Arte-Ciência)

Discutir os aspectos teóricos da Etnomusicologia e as abordagens analíticas da música como cultura e prática social.  Analisar materiais musicais/culturais diversos e a interpretação de seus significados, a partir do exercício da escuta e do olhar. Possibilidades de utilização de práticas musicais locais ou daquelas realizadas no âmbito do Festival como campos de aprendizagem, interação e análise.

Professora

Glaura Lucas (BH) - Doutora em Música (UNIRIO), com estágio na Open University (Reino Unido). Mestre em Artes/Musicologia/USP. Sua dissertação de Mestrado recebeu o primeiro lugar no Prêmio Silvio Romero (Funarte/Ministério da Cultura, 1999), sendo publicada como Os sons do Rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá (Ed. UFMG, 2002). Desenvolveu pesquisa e lecionou no Programa de Pós-Graduação da Escola de Música/UFMG (bolsista de Pós-Doutorado Júnior, CNPq, 2006/2007). Coordenou, junto com José Bonifácio da Luz, a realização do CD-livro Cantando e reinando com os Arturos (2006). Atualmente, é Diretora da Escola Municipal de Música José Acácio de Assis Costa (“Zé Fuzil”), em Nova Lima.

Público-alvo: músicos e estudantes de música, estudantes e profissionais das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais, professores de Música e Educação Artística, interessados em geral.

Vagas: 20

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 15h às 18h

Material do aluno: bloco para anotações