Artes Literárias

CRIAÇÃO LITERÁRIA: GRAFIAS E FOTOGRAFIAS URBANAS
O JOGO IDEAL COMO EXPERIMENTO LÍTERO-PERFORMÀTICO
FAZER O VERSO (Núcleo Arte-Poética)
COMO FAZER HAIKAI (Núcleo Arte-Poética)
ESCREVER SEM DOER E COM ARTE (Núcleo Arte-Poética)
SURTOS DE INVERNO (Núcleo Arte-Conceito)
A ARTE DO POETA (Núcleo Arte-Conceito)
PROCESSOS POÉTICOS: A CONSTRUÇÃO DO LIVRO-OBJETO (Núcleo Arte-Conceito)

OFICINAS DE INICIAÇÃO

CRIAÇÃO LITERÁRIA: GRAFIAS E FOTOGRAFIAS URBANAS

Proporcionar aos participantes, por meio de exercícios de escrita, a experiência da criação de textos literários em sala de aula e nos espaços públicos de Diamantina. Introduzir teoricamente a presença da fotografia na cidade e na literatura contemporânea (imagem e memória), incorporando-a ao processo criativo. Ler e analisar imagens fotográficas (João Castilho) e poemas (brasileiros e portugueses), no intuito de estimular a criação.

Professor

Gustavo Cerqueira Guimarães (BH) - Professor, pesquisador e poeta. Doutorando em Literatura Comparada (UFF/RJ). Mestre em Teoria da Literatura (UFMG). Psicólogo Clínico (PUC/Minas). Atualmente, é professor de Psicologia (Fafich/UFMG) e de Literatura (UNIPAC/Lajinha). Foi coordenador do Curso de Extensão em Literatura Dramática e Teatro (UFMG, 2001/2002). Foi professor no Festival de Inverno (UFMG, 2004/2006). Participou como dramaturgo no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto: Édipo ao pé da letra (2001) e Ressonância (2002). Autor dos livros de poesia: Língua (2004) e Guerra (no prelo).

Público-alvo: Estudantes ou graduados das áreas de Letras, Comunicação, Música, Artes Plásticas e Ciências Humanas. Demais interessados na criação literária.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 10h às 12h e 14 às 18h

Material do aluno: caneta e caderno para anotações, um livro de literatura de sua preferência, uma ou mais fotografias da infância do próprio aluno. Câmera fotográfica digital e programa para instalação (não-obrigatório).

O JOGO IDEAL COMO EXPERIMENTO LÍTERO-PERFORMÀTICO

Pensar e realizar a criação lítero-performática, a partir da noção de jogo ideal proposta pelo filósofo Gilles Deleuze e de estímulos heterogêneos como textos, vídeos (p.ex. “arte é futebol sem bola”, do poeta e artista plástico Lula Wanderlei), sons e jogos realizados em lugares da cidade (bares, padarias, igrejas, cemitérios, vielas, copas de residências e demais lugares acessíveis). A experimentação ocorrerá também dentro de um labirinto de tecidos, criado durante a oficina, como dobra da cidade. A experiência do jogo ideal apresenta-se em sua singularidade, de modo a apresentar a dinâmica de devires, potências e afetos de cada um, atualizando a experiência do jogo, do futebol e da criação artística. Criação de um objeto poético como um pequeno souvenir.

Professor

Michel Mingote (UFMG) - Bacharelando em Letras (FALE/UFMG), com formação complementar em Belas Artes. Membro do projeto Texto-imagem, poema processo: do concretismo à construção do livro objeto (CNPq). Participação na  III e IV edições da Mostra Novos ilustradores (Biblioteca Central/UFMG). Apresentação/performance com o grupo POESIAhoje em Fórum das Letras (Ouro Preto) psiu poético (Montes Claros), Zip (Zona de Invenção Poesia), 7o. Salão do Livro de Minas Gerais. Curador da exposição  A propósito do livro (FALE-UFMG, 2006).

Público-alvo: estudantes de Letras, Artes e Comunicação. Interessados em arte contemporânea, performance, cinema e literatura. Poetas, escritores e curiosos.

Vagas: 12

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: lápis e canetas, tintas, cola, tesouras, papelão, plástico,1 objeto curioso, 1 lanterna e objetos recolhidos na própria  Diamantina.

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

FAZER O VERSO (Núcleo Arte-Poética)

Encontros voltados para técnicas de desinibição da escrita; experimentação de diferentes modos de composição de versos; discussão dos principais conceitos ligados à poesia; apresentação, avaliação e prática de técnicas de composição, de articulação de forma e conteúdo etc. Prática de escrita de poemas e debate dos mesmos. Avaliação crítica de textos produzidos pelos participantes.

Professor

Eucanaã Ferraz (UFRJ) – Professor de Literatura Brasileira (UFRJ). Publicou, dentre outros, os livros de poemas Martelo (1997), Desassombro (2002 – Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Biblioteca Nacional) e Rua do mundo (2004). Organizou, dentre outros, os livros Letra só (letras de Caetano Veloso, Portugal, 2003), Poesia completa e prosa de Vinícius de Moraes (2004), a antologia Veneno antimonotonia – os melhores poemas e canções contra o tédio (2005) e O mundo não é chato (textos em prosa de Caetano Veloso, 2005). Com Antônio Cícero, organizou a Nova antologia poética de Vinícius de Moraes (2003). Publicou Folha explica Vinícius de Moraes (2006). 

Público-alvo: interessados que escrevam ou queiram escrever poemas.

Vagas: 15

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h30 às 17h

COMO FAZER HAIKAI (Núcleo Arte-Poética)

Apresentar as regras do haikai, estimular a criação desse gênero e preparar melhor seus leitores.

Professora

Alice Ruiz (SP) - Poeta, letrista, tradutora. Autora de 14 livros, dentre os quais Pelos pelos e vice-versos (Brasiliense) e Desorientais (Iluminuras), dentre outros. Autora de letras musicadas por Itamar Assumpção, Alzira Espíndola, Arnaldo Antunes, José Miguel Wisnik, dentre outros. Gravada pelos mesmos e por Cássia Eller, Zélia Duncan, Gal Costa e Adriana Calcanhoto, dentre outros. Prêmio Jabuti, 1989, por Desorientais.

Público-alvo: adolescentes e adultos interessados em aprender haikai.

Vagas: 30

Período: 26 a 28 de julho

Horário: 14h às 17h30 (dias 26 e 27) e 9h às 12h (dia 28)

Material do aluno: papel e caneta.

ESCREVER SEM DOER E COM ARTE (Núcleo Arte-Poética)

Promover o ato da escrita a partir da palavra criadora e ativa. A palavra é o espetáculo. É o desaguar da emoção e da razão. Artificar a escrita, mas sem doer.

Professor

Ronald Claver (BH) – Escritor-autor de mais de duas dezenas de livros. Oficineiro e editor de textos-livros: Escrever sem doer, A arte de escrever com arte, Diário do outro e A última sessão de cinema, dentre outros.

Público-alvo: Interessados a partir de 14 anos.

Vagas: 25

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h30 às 17h30

Material do aluno: Caderno, lápis, lápis de cor e cola. Tomar conhecimento dos livros Escrever ser doer (Ed. UFMG), Escrever e brincar e A arte de escrever com arte (Ed. Autêntica) e Escrever com prazer (Ed. Dimensão). Ler o livro O diário do outro (Ed. Saraiva).

SURTOS DE INVERNO (Núcleo Arte-Conceito)

“Motivar os oficinandos a um abandono em direção aos textos (os seus próprios e os de autores consagrados). Só assim, acredito, se pode iniciar os aspirantes a escritores na vaga, mas hiper-produtiva, sensação do mistério poético, um certo descontrole imprescindível para o toque de partida na gozosa ficção”.

Professor

João Gilberto Noll (Porto Alegre) - Autor de 13 livros, entre romances e contos. Vencedor de 5 prêmios Jabuti. Prêmio de Ficção da Academia Brasileira de Letras. Professor de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). Escritor Residente do King’s College (Londres), onde escreveu o romance Lorde

Público-alvo: Todos aqueles que almejam se tornar escritores e os que desejam apenas o ludismo literário e gostariam de sair da oficina com uma abertura maior para o humano rumor. 

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 14h30 às 17h30

A ARTE DO POETA  (Núcleo Arte-Conceito)

Investigar a natureza da poesia e sua relação tanto com as outras artes quanto com a filosofia; interrogar a produção poética contemporânea e reconsiderar a tradição; avaliar a experiência da modernidade e, em particular, a experiência da vanguarda; discutir as dicotomias tradicionais, tais como verso e prosa, inspiração e trabalho, forma e conteúdo, continuidade e ruptura etc.; revisitar as formas e as técnicas de versificação; re-problematizar a relação entre poesia e letra de música; questionar o sentido e os caminhos da poesia nos mundos da mídia e da Internet.

Professor

Antonio Cícero (RJ) - Poeta e ensaísta. Autor, dentre outros, dos livros de poemas Guardar (1996) e A cidade e os livros (2002), e dos livros de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (1995) e Finalidades sem fim (2005). Organizou,  com Waly Salomão, o volume de ensaios O relativismo enquanto visão do mundo e, com Eucanaã Ferraz, a Nova antologia poética de Vinícius de Morais. Também é compositor, tendo parceiros como Marina Lima, Adriana Calcanhotto e João Bosco, dentre outros.

Público-alvo: pessoas interessadas em escrever, ler e compreender a poesia em suas diversas modalidades.

Vagas: 15

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h30 às 17h

PROCESSOS POÉTICOS: A CONSTRUÇÃO DO LIVRO-OBJETO  (Núcleo Arte-Conceito)

Possibilitar a inserção nos processos de criação e livros de artista, onde a literatura e as outras artes se encontram em diálogo.

Professora

Vera Casa Nova (UFMG) - Professora de Literatura Brasileira e Comparada na Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Letras/UFMG. Professora convidada do PREPES/PUC/MG, em  Semiótica da Imagem e Estética (Arte-educação). Professora convidada da Escola de Arte Guignard (UEMG), em Arte contemporânea e Arte-educação (Fundamentos). Poeta e ensaísta. Pesquisadora do CNPq. Doutora em Semiologia (UFRJ). Pós-doutora  pela Ecole des hautes études em sciences sociales (Paris).

Público-alvo: Alunos e professores  das áreas de literatura e outras artes,  artistas plásticos.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: papel e recortes de livro e jornais.