Híbridas

INTRODUÇÃO ÀS POÉTICAS DIGITAIS
ALEGORIAS, VICIOS E VIRTUES NA ARTE MODERNA
CABANA nº 8 - um projeto de Arte e Filosofia
CINEMA DIGITAL INTERATIVO
POESIA, SOM E IMAGEM

OFICINAS DE INICIAÇÃO

INTRODUÇÃO ÀS POÉTICAS DIGITAIS

Fazer a releitura de formas poéticas mais antigas que possibilitem aproximações com a criação em meio digital. Breve história dos textos eletrônicos e da poesia eletrônica. Possíveis tipos de poesia digital. Ler e produzir poemas digitais.

Professor

Alckmar Luiz dos Santos (UFSC) - Graduado em Engenharia Eletrônica (UNICAMP). Mestre em Teoria Literária (UNICAMP). Doutor em Estudos Literários (Paris 7). Poeta, ensaísta, romancista. Professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina.

Público-alvo: interessados em Literatura, Poesia, Tecnologias Digitais e criação artística.

Vagas: 20

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 10h às 12h30 e 14h às 18h30

ALEGORIAS, VICIOS E VIRTUDES NA ARTE DA MEMÓRIA

Versar sobre a arte da Memória e suas principais manifestações visíveis: Capella degli Scrovegni (Padova), Teatro Olimpico (Vicenza), Sala dos Nove (Siena), dentre outras. Serão abordados estudos sobre a arte da memória e seu mito de origem, de Simônides a Giordano Bruno. Aprofundamento dos estudos sobre Francis Yeats, tratadistas e patriarcas como Santo Agostinho e Santo Inácio de Loyola. Aos participantes será solicitado um caderno de anotações e disposição para "escavar" na cidade os decorum, descobrindo mitos, emblemas e sinais da presença de alegorias na cultura de Diamantina e entorno. Será realizada uma série de anotações em desenho, colagem ou fotografia para posterior montagem de um teatro das reminiscências da cidade.

Professora

Maria do Céu Diel de Oliveira - (UFMG) – Graduada em Educação Artística (UNICAMP, 1989). Mestre em Educação (UNICAMP, 1996). Doutora em Educação (UNICAMP, 2000). Professora adjunta no Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes/UFMG. Trabalha com Gravura, em Artes Plásticas, Artes Visuais, Memória e Educação. Pós-doutoranda (UNICAMP e Universtá degli Studi di L´Aquila).

Público-alvo: Artistas, professores, escritores, cineastas, arquitetos, cenógrafos, atores, músicos e interessados em geral, com curso superior completo ou não e alguma experiência artística.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: caderno de desenho, caderneta com folhas brancas, papéis de desenho, material para desenho, material livre de colagem. Máquina fotográfica ou filmadora (não-obrigatório).

CABANA nº 8 - um projeto de Arte e Filosofia

Oficina teórico-prática de Filosofia e História da Arte Contemporânea, na modalidade instalação, com base na produção plástica e intelectual do artista Rubens Espírito Santo. O resultado dessas reflexões será a construção conjunta de uma cabana de 400 cm X 400cm, com materiais coletados no local  ou trazidos pelos participantes. A instalação pictórica terá uma parte externa e outra interna.  Em seu interior, haverá objetos pessoais dos alunos, uma biblioteca de emergência, lousa contendo frases, referências, recortes e imagens, dentre outras criações artísticas. 

Professor

Rubens do Espírito Santo (SP) – Formado em Filosofia. Professor de Filosofia da Arte na Universidade Livre de Arte. Aluno do pensador alemão Christoper Kotanyl representado pela Galeria Baro Cruz. Crítico de arte do Instituto Tomie Ohtake. Prêmio do Governo do Estado de São Paulo 2007. Foi aluno do historiador de arte Rodrigo Naves.

Público-alvo: Professores de arte, adolescentes, artistas, arte-educadores.

Vagas: 20

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 14h às 17h

Material do aluno: jornais velhos, revistas, roupa de trabalho, tesoura, caderno de anotações.

OFICINAS ATUALIZAÇÃO

CINEMA DIGITAL INTERATIVO

Produção coletiva de um curta-metragem concebido como uma obra não-linear interativa. A partir de um roteiro que será produzido coletivamente via web, os participantes da oficina, vão interagir com oficinas afins que trabalharão em conjunto (Literatura, Artes, Música, etc.), no sentido de produzir um curta totalmente digital. Captação, edição e exibição interativa em equipamento e ambiente digitais (uso das balizas do cinema: 24 quadros, tela wide screen etc.). No processo de produção do curta, serão discutidos os conceitos de imaginação digital e exploradas as possibilidades hipertextuais de elementos audiovisuais, numa perspectiva transdisciplinar.

Professor

Álvaro Andrade Garcia (BH) - Escritor e diretor de audiovisuais e projetos multimídia. Publicou 9 livros de poesia, 2 de prosa, crônicas e ensaios. Criou e produziu vídeopoemas e vídeocrônicas. Roteirizou e dirigiu 2 web documentários em suportes digitais e DVD. Responsável pela implantação de diversos portais na Internet. Produção disponível  em www.ciclope.art.br, dedicado à poiesis e à imaginação digital, desde 2002.

Professor Assistente

Lucas Junqueira (BH) - Graduado em Engenharia Química (UFMG, 1998), área de concentração na simulação de processos químicos por software. Pós-graduado em Jornalismo e Práticas Contemporâneas (UNI-BH), com desenvolvimento de revista eletrônica cultural. Foi editor de livros didáticos de Ciências Exatas (Ed. Formato e Saraiva). Atua em programação multimídia, criação de sites, softwares de apresentação e jogos eletrônicos para as plataformas PC e Macintosh.

Público-alvo: profissionais e alunos das áreas de Audiovisual, Meios Digitais, Literatura, Teatro, Artes Visuais e Música.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 12

Período: 16 a 27 de julho

Horário: 14h às 18h

POESIA, SOM E IMAGEM

Articular poesia visual e poesia sonora por meio de sistemas interativos de computador. Objetos visuais digitais serão produzidos, a partir de fotos e pequenos vídeos captados em Diamantina ou de animações geradas em programas de autoração (Flash). Captado de sons cotidianos da cidade, o áudio será manipulado e reestruturado em função das possibilidades poéticas do material visual por meio de softwares de autoração (MAX/MSP). Serão construídas interfaces físicas de interação homem/máquina, a partir da plataforma de hardware Arduino para controlar o software.

Professores

Jalver Bethônico (UFMG) – Professor da Habilitação em Artes Gráficas do Departamento de Desenho da Escola de Belas-Artes/UFMG. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2002). Mestre em Ciência da Informação (Escola de Biblioteconomia/ UFMG, 2000). Pesquisa as relações entre imagem e som desde 1985. Cria e constrói esculturas sonoras e instrumentos musicais que utiliza, juntamente com sons digitais, na composição de trilhas sonoras para diversas mídias. Coordenador do Grupo de Pesquisa Intersignos – EBA. Coordenou a composição da trilha sonora da peça Sonoridade amarela, de Kandinsky. Designer sonoro do multimídia Palavrador (Prêmio Internacional de Literatura Digital, modalidade “poesia”, Vinaròs,  2006). Atualmente, é responsável pela criação audiovisual de  www.museumuseu.art.br.

Francisco Marinho (UFMG) – Engenheiro Mecânico. Mestre em Artes pela EBA/UFMG. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professor de Cinema de Animação da Escola de Belas-Artes/UFMG. Chargista e ilustrador dos jornais Diário da tarde e Estado de Minas (1986-1999). Produziu vários títulos multimídia nas áreas de educação e entretenimento, tais como Encantando (v. 1, 2 e 3), Ciência divertida (v. 1, 2 e 3) e O contador de histórias. Participou em mais de 40 curtas de animação (diretor, animador e/ou roteirista). Pesquisador residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG). Desenvolve pesquisa com games, ambientes interativos, atores autônomos (IA), narrativas interativas auto-organizadas e arte robótica. Artista convidado e membro do ACM SIGGRAPH Art Gallery 2007 Committee. 1o Prêmio de Poesia Digital Ciudad de Vinaròs, Espanha.

Público-alvo: web designers, artistas, programadores, estudantes de Música,  Ciência da Computação, Comunicação, Letras e Artes Visuais, que tenham conhecimento básico de Flash ou MAX/MSP.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 10

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: câmera fotográfica digital e/ou gravador digital de áudio (não-obrigatório).