Artes Cênicas

DANÇA-TEATRO – O CORPO TECENDO AÇÕES
O PALHAÇO E A UTILIZAÇÃO CÔMICA DO CORPO
JOGOS TEATRAIS (Núcleo Arte Conceito)
DANÇA: CORPO E CONSCIÊNCIA (Núcleo Arte Poética)
DRAMATURGIAS DO CORPO (Núcleo Arte Ciência)
MATCH DE IMPROVISAÇÃO (Núcleo de Arte Tecnologia)
O ESPAÇO DA CENA: UMA EXPERIÊNCIA DE COMPOSIÇÃO TEATRAL (Arte e Poética)

OFICINAS DE INICIAÇÃO

DANÇA-TEATRO – O CORPO TECENDO AÇÕES

Estabelecer relações entre o treinamento corporal, a criação e a composição cênica, discutindo e refletindo sobre a dramaturgia do movimento. A cada dia, estaremos trabalhando com diversos exercícios corporais no intuito de potencializar o corpo por meio de estudo das estruturas, qualidades e dinâmicas do movimento. Exercícios de consciência corporal, concentração de energia, dança, jogos físicos e teatrais são alguns dos elementos que estarão presentes durante este trabalho.

Professor

Tarcísio Ramos Homem (BH) – Graduado em Direção Teatral e mestrando em Artes/UFMG. Formado em Dança Contemporânea no extinto Transforma, de Marilene Martins, integrando o Grupo Profissional. Participou de grupos de Dança-Teatro como o Oficcina Multimédia (Fundação de Educação Artística), a Cia. Dudude Herrmman e o Grupo Teatro Andante, dentre outros. Foi professor de expressão corporal do curso de Artes Cênicas (Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, UFOP). Atualmente, é professor do Galpão Cine-Horto e diretor do Grupo de Teatro da ASSEMP. Parceiro da Bem-vinda Cia. de Dança e da Marcenaria — Centro de Criação Cênica. Bailarino/ator, diretor e professor, há 24 anos dedica-se a ensino, pesquisa e direção em Dança-Teatro, com experiências no Brasil e no exterior. Possui estudos na área de Leitura Corporal e Massagem Integrativa. Atua como preparador corporal de atores.

Público-alvo: Atores, bailarinos e interessados em dança e teatro.

Vagas: 20

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h

Material do aluno: roupa confortável que permita a prática de exercícios corporais.  

O PALHAÇO E A UTILIZAÇÃO CÔMICA DO CORPO

No Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (LUME), o palhaço não é considerado um personagem no sentido clássico do termo, mas a dilatação da ingenuidade, do ridículo e das particularidades de cada indivíduo. Por meio de metodologia própria, o curso permite que os aspirantes a palhaço entrem em contato com as facetas "ridículas e estúpidas", não expostas na vida cotidiana. Trata-se de experimentar, por meio do jogo e do prazer de estar em jogo, as diversas possibilidades de utilização cômica do corpo, a descoberta do ritmo pessoal e o contato inicial com a lógica de cada palhaço, ou seja, sua maneira de agir e reagir frente ao mundo que o cerca. Potencializar a disponibilidade para brincar e ver o mundo com olhos de criança, percebendo as infinitas possibilidades de jogo nas relações com o espaço, os objetos e outros seres. Abordagem de treinamento técnico para ator, dinâmicas físicas, estados de espírito e sua corporeidade, trabalhos com objetos, tempo e  ritmo, foco da ação, dupla de palhaços (relação entre parceiros) e construção da gag.

Professor

Ricardo Puccetti (Campinas) –Ator, clown, pesquisador, orientador e diretor. Juntamente com Luís Otávio Burnier e Carlos Simioni foi um dos criadores do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Universidade de Campinas, Brasil). Atualmente, desenvolve pesquisa nos campos de arte do palhaço e teatralização de espaços não-convencionais cujo foco principal é a pesquisa sobre as especificidades do ator na rua e em espaços abertos. Desde 1992,  coordena o trabalho de clown do LUME, contribuindo para desenvolver uma metodologia própria do Núcleo. Responsável pela orientação de clowns individuais ou em grupo e também por workshops de técnica de clown em várias partes do Brasil e do exterior. Ministrou workshops de treinamento físico e vocal para atores de rua e de técnicas de clown em Brasil, Dinamarca, Finlândia, Equador, Bolívia, França, Noruega, Estados Unidos, Itália e Portugal.

Público-alvo: Palhaços, atores, performers e interessados em artes cênicas e/ou circences.

Vagas: 14

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 9h às 13h

Material do aluno: figurinos (camisa, calça, gravata, chapéu, sapato, cueca, roupa de banho etc.), roupas diversas, objetos (a critério dos alunos), instrumento musical (para quem o toca ou não). 

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

JOGOS TEATRAIS  (Núcleo Arte Conceito)

Os jogos teatrais são amplamente utilizados, tanto na formação de professores/coordenadores de oficinas de teatro, com objetivos pedagógico-estéticos, como na preparação e ensaio de espetáculos de teatro. A metodologia de jogos teatrais visa ao desenvolvimento de habilidades em linguagem do teatro e à formação de atitudes, como integração e socialização dos participantes, tendo sua aplicação pedagógica amplamente implementada junto a grupos de crianças e jovens e também na formação de atuantes e coordenadores de oficinas.

Professora

Ingrid Dormien Koudela (SP) - Docente do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas (ECA/USP) e pesquisadora pelo CNPq.  Autora de Jogos teatrais  (Perspectiva, 1984); Texto e jogo (Perspectiva, 1999); Brecht: um jogo de aprendizagem (Perspectiva, 2001); Heiner Muller, o espanto no teatro (org., Perspectiva, 2003), dentre outras obras.

Público-alvo: Iniciantes em teatro, coordenadores/professores de teatro, atores e diretores de teatro.

Vagas: 25

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 14h30 às 17h30

DANÇA: CORPO E CONSCIÊNCIA  (Núcleo Arte Poética)

O objetivo do curso é atender aos que acreditam que, para dançar e se conhecer melhor nas relações com seu próprio corpo, não existe idade. O curso procura estimular, por meio do movimento, os processos de autoconhecimento e redescoberta das potencialidades internas. Não se pretende formalizar o corpo para uma dança específica, mas adequar a dança ao corpo que cada um possui neste momento. O curso prevê abordagens práticas e teóricas, além da mostra de vídeos comentados Corpo na dança.

Professor

Arnaldo Leite de Alvarenga (UFMG) - Formado no Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea. Estudou sensibilização e consciência corporal com  Klauss Vianna, Rolf Gelewsky e Angel Vianna; dança clássica com Bettina Bellomo e Dulce Beltrão. Formado em Leitura Corporal, com especialização em Fisiognomonia com Nereida Chimelli. Atua como bailarino, coreógrafo, preparador corporal  e professor. Trabalhou com o Grupo I° Ato, Corpo Escola de Dança e Centro de Formação Artística (Fundação Clóvis Salgado). Premiado como melhor bailarino, coreógrafo e roteirista do Minc-Inacem. Recebeu o Prêmio Cauê de coreografia. Graduado em Geologia (UFMG). Mestre em Educação (FAE/UFMG). Doutorando em Educação (FAE/UFMG). Criador  e  coordenador do curso de Pedagogia do Movimento para o Ensino de Dança. Docente do Curso de Graduação em Teatro (EBA/UFMG). Subcoordenador do GT Dança: processos e Investigações da ABRACE.

Público-alvo: Interessados em consciência corporal e dança, de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos.

Vagas: 20

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h (partes teórica e prática) e 18h às 19h (mostra de vídeos comentados Corpo na dança)

Material do aluno: Roupas adequadas para a prática de atividades corporais.

DRAMATURGIAS DO CORPO (Núcleo Arte Ciência)

Apresentar experimentos teórico-práticos do corpo que vêm sendo testados por artistas e filósofos de diferentes procedências, a partir da II Guerra Mundial, por meio de vídeos, DVDs e textos. Discutir a forma como esses artistas lidam com a memória, entre ficção e realidade, como testemunham sua história e constroem sua dramaturgia, trabalhando diferentes estratégias de resistência. Analisar o butô japonês, o teatro angura, a dança contemporânea brasileira e as performances autobiográficas de Sophie Calle e Carolee Schneemann.

Professora

Christine Greiner (SP) – Professora doutora do Departamento de Linguagens do Corpo (PUC/SP), onde coordena o Centro de Estudos Orientais. Autora dos livros Butô, pensamento em evolução (1998), Teatro Nô e o Ocidente (2000) e O corpo, pistas para estudos indisciplinares (2005). Autora de artigos e conferências publicados no Brasil e no exterior.

Público-alvo: estudantes universitários, professores, artistas, produtores culturais, críticos, curadores, jornalistas. Não é obrigatória, mas recomendável, a leitura prévia de O corpo, pistas para estudos indisciplinares, Editora Annablume.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 25

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 14h às 17h

MATCH DE IMPROVISAÇÃO (Núcleo de Arte Tecnologia)

Dar a conhecer as técnicas de improvisação teatral e a estrutura do match de improvisação. Desenvolver a escuta, a criatividade, a livre associação e outros elementos fundamentais à construção de cenas improvisadas diante do público.

Professora

Mariana Muniz (UFMG) - Professora do Curso de Teatro da Escola de Belas-Artes/UFMG. Formada em Letras (UFMG) e em Teatro do Gestual pela Real Escuela Superior de Arte Dramático (Espanha). Doutora em Artes Cênicas (Universidad de Alcalá, Espanha). Trabalhou como atriz em diversos espetáculos (Belo Horizonte, 1994/99). Jogadora do match de improvisação da Liga Madrileña de Improvisación (Madri, 1999/2005). Ministrou oficinas de improvisação em Belo Horizonte, Ouro Preto, Salvador e São Paulo. Co-responsável pelo treinamento em improvisação do Jogando no quintal (São Paulo, 2006). Dirigiu o primeiro match de improvisação do Brasil, em Belo Horizonte.

Público-alvo: estudantes de teatro, atores e interessados em geral.

Vagas: 20

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 14h às 18h

Material do aluno: roupa confortável.

O ESPAÇO DA CENA: UMA EXPERIÊNCIA DE COMPOSIÇÃO TEATRAL (Arte e Poética)

Investigar a relação entre o espaço e a composição cênica, tomando o primeiro como propulsor da criação teatral. A escolha e o mapeamento de alguns espaços cênicos de Diamantina (por cenógrafos, arquitetos, artistas plásticos etc.) será o eixo para a criação de estudos cênicos por parte de atores e diretores. A história, as condições técnicas e a localização de cada espaço são elementos provocadores para a eleição dos temas de improviso e composição dos estudos. A oficina pretende ser a primeira etapa de um projeto a ser desenvolvido no próximo ano.

Professores

Maria Thais (SP) – Diretora e pesquisadora. Professora de interpretação e direção teatral do Departamento de Artes Cênicas (USP). Diretora do Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP). Há 10 anos é diretora da Cia. Teatro Balagan, com quem realizou os espetáculos Západ – a tragédia do poder (2006/07), Tauromaquia (2004/06), A besta na lua (2003/04), Sacromaquia (2000/01). Colaborou, como coreógrafa e diretora-pedagoga, da Moscow Theatre – Scholl of Art Dramatic, dirigida por Anatoli Vassiliev.

Márcio Medina (SP) - Cenógrafo e figurinista. Formado em Arquitetura, Comunicação Visual e Belas-Artes. Atua no teatro paulista há mais de 25 anos, tendo trabalhado com diretores como Francisco Medeiros, Fauzi Arapi, Roberto Lage, Luiz Antonio Martinez Correia, José Possi Neto, Cibele Forjaz, Antonio Araújo, François Kahn e com o Grupo Teatro Galpão, dentre outros. Colabora, há 18 anos, com Centro per la Sperimentazioni e la Ricerca Teatrale  Pontedera. Fundador da Cia. Teatro Balagan e da Cia. Casa Laboratório, dirigida por Cacá Carvalho.      

Público-alvo: profissionais e estudantes com experiência nas seguintes áreas:  grupo I -  atuação, direção, dança; grupo II - arquitetura, artes visuais, cenografia e figurino.

Vagas: 20 (10 vagas para cada grupo)

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 10h às 13h

Material do aluno: caderno grande de desenho, escala de 1 para 50 e lapiseira. Os atores, diretores e dançarinos matriculados deverão levar roupa branca (homens: calça de malha e camiseta; mulheres: calça, camiseta e saia branca).