Artes Plásticas

INTRODUÇÃO À XILOGRAVURA P&B
O DESENHO DE SUPERFÍCIE – TÉCNICAS DE ESTAMPARIA TÊXTIL
TURISTA APRENDIZ NA CIDADE INVISÍVEL (Núcleo Arte-Ciência)
INSTALAÇÃO E INTERVENÇÃO: DIÁLOGOS COM O ESPAÇO (Núcleo Arte-Conceito)
DESENHAR E ESQUECER / INSCREVER E APAGAR (Núcleo Arte-Poética)
IMPRESSÕES CORPÓREAS – OFICINA DE SERIGRAFIA (Núcleo Arte-Poética)
PARA QUE PRODUZIR E VER IMAGENS? (Núcleo Arte-Tecnologia)

OFICINAS DE INICIAÇÃO

INTRODUÇÃO À XILOGRAVURA  P&B

Propiciar aos alunos o conhecimento dos vários processos de gravação e impressão tradicionais, com a colher de pau ou de metal, no exercício gráfico do p&b.

Professor

Clébio Maduro (UFMG) – Professor de Gravura e Chefe do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas-Artes/UFMG. Realizou 98 exposições coletivas, 14 individuais e obteve 12 prêmios em diversos salões de arte. Integrante da equipe do Festival de Inverno desde 1978.

Público-alvo: artistas plásticos e estudantes de artes que não tiveram a oportunidade de conhecer a expressão bidimensional por meio do exercício do p&b. É necessário saber desenhar.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: um jogo de estojo tombo com 6 peças, papel apergaminhado 20g, lixa para madeira, goma laca, pincéis etc.

O DESENHO DE SUPERFÍCIE – TÉCNICAS DE ESTAMPARIA TÊXTIL

Utilizar técnicas aplicáveis ao desenho e à pintura para estamparia (desenho de superfície), utilizando vestuário e substratos têxteis como suporte, para ações artísticas ou de produção comercial. Refletir sobre o substrato têxtil como suporte para manifestações plásticas, aliado à cultura do vestuário e a valores artísticos. Ensinar a aplicação técnica têxtil em aquarela para tecido, serigrafia alternativa (pouchoir, gabarito), carimbos (tjaps, linóleo), reagentes químicos e corantes para substrato de fibras naturais e sintéticas, dentre outros.

Professores

Mateus Gomes Pedrosa (BH) – Artista plástico. Graduado em Gravura e graduando em Desenho pela EBA/UFMG. Monitor/assistente de Serigrafia, disciplina ministrada por Tânia de Castro Araújo (EBA/UFMG). Integrou diversas coletivas e  atua como designer e ilustrador.

Paulo André Ferreira de Souza (BH) – Artista plástico. Graduado em Desenho pela EBA/UFMG. Professor do Curso de Estilismo (UFMG) e do curso de Design de Moda (UNI-BH). Leciona Desenho e Ilustração de Moda e Estamparia. Participou de diversas exposições coletivas e de uma individual (Centro Cultural/ UFMG). Trabalha na indústria de moda de Belo Horizonte, com participação relevante em catálogos e eventos de moda no Brasil.

Público-alvo: interessados em estamparia, aquarela e moda, maiores de 16 anos.

Vagas: 20

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: pincéis diversos, macios e duros; um rolo de barbante; 3 camisetas brancas, de algodão; 2 camisetas de cor escura, de algodão; 2 metros de tecido de algodão, de cor clara; peças de roupa ou tecido, sintéticas ou não.

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

TURISTA APRENDIZ NA CIDADE INVISÍVEL (Núcleo Arte-Ciência)

A partir das obras de Mário de Andrade e Ítalo Calvino, propor a exploração da cidade de Diamantina, como campo de observação do viajante do século XXI. Do bloco de anotações à câmara digital, da aquarela naturalista ao gravador de mão, a oficina fará uso de variadas formas de registro da cidade e de seu entorno, na ordenação de seus diversos aspectos — políticos, históricos, culturais — para a constituição de trabalhos individuais ou multiautorais.

Professor

Paulo Schmidt (BH) – Artista plástico, artista gráfico, museógrafo e curador nas áreas de Artes Plásticas, Literatura, História e Educação. Obteve os prêmios Funarte (1988-1989) e Arte Pará (Grande Prêmio – 2004). Realizou mostras coletivas e individuais pelo Brasil. Dentre seus trabalhos de curadoria destacam-se A identidade virtual (Ouro Preto, 1994), Imagens da modernidade (Belo Horizonte, 1996), Velhos horizontes (Belo Horizonte, 1997), Todas as letras (Belo Horizonte, 2004) e Motivos de Guignard (Curitiba, 2006). Curador do Projeto Rumos Visuais (Instituto Cultural Itaú, 2001/03). Membro da comissão de seleção e acompanhamento da Bolsa Pampulha 2005/06. Editor de arte da Revista Margens/Márgenes.

Público-alvo: artistas, estudantes de Artes Plásticas e afins, que tenham experiência em desenho de observação, princípios da fotografia e noções de História da Arte de Arte Contemporânea.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: materiais artísticos de uso pessoal, tais como papel, lápis, crayon, aquarela, nanquim, guache, pincel, cola em bastão, tesoura e estilete. Equipamentos opcionais: câmara fotográfica digital ou analógica, gravador portátil digital ou magnético.

INSTALAÇÃO E INTERVENÇÃO: DIÁLOGOS COM O ESPAÇO (Núcleo Arte-Conceito)

Desenvolvimento de trabalhos práticos ou projetos no campo da instalação/intervenção, com suporte teórico para estímulo das atividades práticas. Análise de trabalhos recentes no campo da instalação e abordagem de conceitos como temporalidade, espaço público/privado e site-specific. Os alunos poderão desenvolver trabalhos que dialoguem com a cidade de Diamantina ou apresentar outros projetos já em andamento. Os trabalhos/projetos individuais ou coletivos poderão ser apresentados na forma de intervenções, instalações, croquis ou montagem fotográfica.

Professora

Laura Belém (BH) - Bacharel em Artes pela Escola de Belas-Artes/UFMG (1996).  Mestre em Artes Plásticas pelo Central Saint Martins College of Art (Londres, 2000). Dentre suas principais exposições, estão Fruit Market (Art Basel Miami Beach 06, Miami, 2006), Paralela 2006: uma exposição de arte contemporânea brasileira (São Paulo), Geração da virada (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo 2006), Com los ojos del outro (Centro Cultural de España, Montevidéu, Uruguai, 2006); Galeria Luisa Strina (São Paulo, 2006), 51ª Bienal de Veneza (Veneza, Itália, 2005), Bolsa Pampulha Quatro Ensaios sobre o Amor (Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, 2004), I Bienal de Praga (Veletrzní Palác, Praga, República Tcheca, 2003). Outras informações no site www.laurabelem.com.br

Público-alvo: estudantes de arte e artistas plásticos, maiores de 18 anos, que desenvolvam trabalhos nos campos da instalação ou da intervenção.

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário. Apresentar portfolio com, no mínimo, 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) fotografias de trabalhos já realizados, incluindo a ficha técnica das obras com especificação de autor, título, materiais e ano de realização.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: caderno, lápis e outros materiais que o aluno queira utilizar em seu trabalho.

DESENHAR E ESQUECER / INSCREVER E APAGAR (Núcleo Arte-Poética)

A partir do desenho e de linguagens correlatas, explorar os modos como as práticas de inscrição — produção de imagens ou textos —, suas compilações e seus arquivamentos contribuem tanto para o conhecimento e sua rememoração como para o esquecimento e a fabulação. Trata-se de promover uma deriva de espaços e temporalidades que, ao apagar algumas narrativas e re-desenhar outras, obtenha uma relativa aproximação entre o trabalho de arte e a comunidade imaginada pelo artista.

Professora

Maria Angélica Melendi (UFMG) - Artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Literatura Comparada (UFMG). Professora do Departamento de Artes Plásticas/UFMG. Pesquisadora do CNPq. Atualmente, estuda as manifestações da arte visual, em relação ao cenário político da América Latina, com ênfase nas estratégias de memória e identidade, assunto sobre o qual publicou livros e artigos. Coordena o grupo de pesquisa Estratégias da arte numa era de catástrofes (www.eba.ufmg.br/grupo).

Público-alvo: artistas plásticos, artistas gráficos, estudantes de arte e escritores.

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário. Apresentar proposta de trabalho.

Vagas: 15

Período: 16 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: lápis, lápis de cor, aquarela, nanquim, papel de desenho, papel vegetal ou similar, papel carbono, pincel, tinta, máquina fotográfica, filmadora.

IMPRESSÕES CORPÓREAS – OFICINA DE SERIGRAFIA (Núcleo Arte-Poética)

A partir de registros fotográficos e/ou desenhos de elementos presentes na paisagem e na cultura popular do Vale do Jequitinhonha, transportar imagens para a matriz serigráfica por meio das técnicas de recorte em adesivo e processo fotográfico. O objetivo da oficina é a impressão dessas imagens em suportes variados propondo, como resultado final, uma performance em que elas aparecerão como impressões ou projeções sobre tecido, plástico, parede, chão e corpo, ao som de ruídos serigráficos gravados durante a oficina.

Professora

Tânia de Castro Araújo (UFMG) - Artista plástica. Graduada em gravura pela Escola de Belas Artes/UFMG. Mestre em Artes Visuais (EBA/UFMG, 2006). Professora Assistente da Escola de Belas  Artes/UFMG, onde leciona Serigrafia desde 1994 e orienta alunos dos ateliês de gravura. Pesquisa tintas serigráficas diferenciadas para impressão em suportes diversos. Coordenou o Curso de Estilismo e o Centro de Extensão da EBA/UFMG (1995/97). Participou de diversos salões e exposições coletivas e realizou duas exposições individuais. Ministrou cursos no Festival de Inverno da UFMG (2001 e 2006).

Público-alvo: Estudantes de Artes Plásticas, Artes Visuais e Moda, que tenham experiência com serigrafia e idade mínima de 16 anos.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 23 a 27 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: 1 tela 50x60cm c/ poliéster, monofilamento de 77 fios; 1 metro de adesivo branco Alko ou Imprimax de 8 mm; 05 transparências A4 para impressão a jato de tinta; 1 tesoura; 1 estilete; 3 pincéis de tamanhos variados; 1 camiseta de malha de algodão branca; 1 calça comprida de malha de algodão branca.

PARA QUE PRODUZIR E VER IMAGENS?  (Núcleo Arte-Tecnologia)

Desenvolver narrativas verbais ou visuais, a partir de imagens produzidas por outras pessoas e registradas em diferentes mídias. Explorando a manipulação de imagens por diversos meios — da tradicional técnica de cortar/colar até a reprodução digital —, pretende-se discutir as razões que motivam os atos de fotografar, apreciar, ignorar, esquecer ou descartar as imagens.

Professora

Rosângela Rennó (RJ) - Formada em Arquitetura (UFMG, 1986) e Artes Plásticas (Escola  Guignard, 1987). Doutorado em Artes (Escola de Comunicações e Artes/ USP, 1997). Recebeu bolsas e trabalho da Civitella Ranieri Foundation (1996), da Fundação Vitae (1998) e da John Simon Guggenheim Memorial Foundation (1999). Dentre suas exposições individuais destacam-se The Appel Foundation (Amsterdam, 1995), The Museum of Contemporary Art (Los Angeles, 1996), Australian Centre for Photography (Sydney, 1999), Museu do Chiado (Lisboa, 2000), Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, 2002), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, 2003), Passage du Désir (Festival d’Automne à Paris, 2005), A Última Foto, Galeria Vemelho (São Paulo, 2006), Museu de Arte Aloísio Magalhães - MAMAM (Recife, 2006). Autora de O arquivo universal e outros arquivos (Cosac Naify, 2003).

Público-alvo: Estudantes de arte, artistas plásticos e fotógrafos.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário. Apresentar portfolio ou um pequeno projeto de trabalho.

Vagas: 15

Período: 16 a 20 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: Imagens de diversas fontes e repertórios: fotografias, álbuns (pessoais ou não), fotos de jornal, revistas, publicidade, vídeo, fotograma de cinema. O material deverá ser previamente escolhido pelo candidato, sendo que os critérios dessa escolha farão parte do programa da oficina (não é necessário apresentá-los por escrito). Material não-obrigatório: câmera fotográfica (analógica ou digital), câmera de vídeo e qualquer material com que esteja habituado a trabalhar.