‘Perceber e reagir’ será lema das aulas abertas de improvisação teatral

segunda-feira, 20 de julho de 2015, às 5h58

A improvisação teatral vai sair às ruas durante o Festival de Inverno da UFMG. A professora Mariana de Lima Muniz, da Escola de Belas-Artes, vai conduzir três aulas abertas, em três praças de Belo Horizonte. O objetivo é estimular os participantes a abrir sua percepção e treinar sua capacidade de reagir.

Mariana Muniz vai contextualizar brevemente a improvisação, expor a premissa do jogo que vai ser proposto e abordar principalmente o princípio da escuta ativa. “Estamos falando da abertura às propostas dos outros atores, do condutor, do espaço, do público e de fatos aleatórios. Mas não basta perceber as situações; elas devem gerar novas propostas”, explica a professora, que é doutora em História, Teoria e Prática do Teatro pela Universidade de Alcalá, na Espanha.

Ela destaca que vai estar atenta ao fato de que os participantes serão iniciantes. “O ministrante deve ter uma condução presente e cuidadosa. A experiência deve ser prazerosa”, afirma Mariana, informando que a primeira aula será planejada, mas vai evoluir de acordo com os acontecimentos. “A segunda e a terceira vão sofrendo mudanças de acordo com as anteriores.”

Segundo Mariana Muniz, as aulas terão participantes inscritos, mas a ideia é que atraiam outras pessoas. Para a professora, o mais interessante – e estimulante – de uma aula aberta de improvisação é que ela “tira o professor da zona de conforto”, já que ele terá pela frente o imponderável. “Os alunos e o público também são levados a deixar a zona de conforto”, completa.

Ela diz que a atividade “conversa” com outras aulas que serão realizadas nos mesmos espaços: a de dança, ministrada por Dudude Herrmann, e a de criação literária, conduzida por Ronald
Claver. “São metodologias diferentes, mas todas elas coincidem no trabalho com a escuta, a aceitação das primeiras ideias, sem a expectativa de que sejam geniais. O mais importante é tirar a arte do campo do virtuosismo, mostrar que todas as pessoas podem fazer”, salienta Mariana Muniz, que é curadora do Festival Internacional de Improvisação (Fimpro) e lançou recentemente o livro Improvisação como espetáculo: metodologias de treinamento do ator-improvisador (Editora UFMG).

As aulas abertas de Improvisação Teatral serão no dia 20, às 14h, na Praça Duque de Caxias (Santa Tereza); no dia 21, às 16h, no Parque Municipal; no dia 23, às 9h, na Praça da Liberdade.

Leia mais sobre o Festival de Inverno – que prossegue até 25 de julho, em Belo Horizonte – em reportagem do Boletim UFMG.

Fonte: Agência de Notícias UFMG