O projeto de acolhimento Viver UFMG foi criado em março de 2017 e é uma iniciativa que possui como principal objetivo contribuir para que a chegada e a permanência dos e das estudantes da UFMG na cidade universitária seja uma experiência positiva, acolhedora e humanizada na UFMG. Conquistar uma vaga para estudar na UFMG é motivo de felicidade e realização para os e as estudantes que ingressam nessa universidade. Contudo, a vida estudantil universitária, é atravessada por uma série de desafios, dificuldades e incertezas.. Essa condição contribui para que os(as) estudantes em situação de maior vulnerabilidade social, econômica e cultural apresentem dificuldades para permanecer na universidade. Diante de tal contexto, foi criado o Projeto Viver UFMG com o intuito de aprimorar as políticas de acolhimento dos e das estudantes da UFMG, estimulando assim o processo de permanência dos mesmos junto a essa universidade. Para contribuir com esse propósito, esse projeto realiza as seguintes atividades:

– acolhimento e orientação acadêmica, logística e burocrática das e dos estudantes da UFMG no espaço de convivência estruturado na praça de serviços da UFMG.

– promoção de atividades de convívio, encontro entre os estudantes e a população da cidade universitária, como por exemplo rodas de conversa, oficina de artesanato, karaoque, entre outras.

– organização de atividades que promovam a saúde coletiva e bem-estar dos e das estudantes, como por exemplo o projeto Picadeirró (baile de forró) e oficinas de dança, relaxamento, Yoga, Meditação.

– promoção de atividades que contribuam para o(a) estudante “aprender a ler” a UFMG com mais facilidade, como por exemplo visitas a espaços culturais e institucionais da UFMG, caminhadas, roteiros.

– apoiar outros eventos institucionais da UFMG no tocante ao acolhimento dos e das estudantes, bem como do público participante iniciativa.

A intenção do projeto é construir essa programação junto com os(as) estudantes e servidores da UFMG. Se você deseja propor alguma atividade, entre em contato conosco pela nossa página no FACEBOOK (https://www.facebook.com/projeto-viver-ufmg) ou pela página da PRAE (https://www.ufmg.br/prae/apoio-estudantil)! Esperamos a sua visita ao nosso espaço de convivência na Praça de Serviços para que possamos bater um papo e receber sugestões, novas ideias, elogios e críticas construtivas!

Equipe Projeto Viver UFMG

Inscrições para PASSEIOS NA UFMG | 2018-2

Confira aqui a Programação das atividades de convívio.

PRAE publica edital de Seleção de monitores para Projeto Viver UFMG | 2018