Revitalização do Centro Esportivo Universitário (CEU)

O Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG dispõe de ampla estrutura voltada para atividades esportivas, oferecendo diversas modalidades aos estudantes universitários, com prioridade aos discentes contemplados pela Política de Permanência Estudantil da Universidade. Além disso, o CEU é um importante equipamento de convivialidade e lazer para estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica e seus familiares.

Entre as inúmeras atividades oferecidas, a natação destaca-se como importante alternativa de prática esportiva e de lazer, contribuindo significativamente para a saúde física e mental dos(as) estudantes. Contudo, a piscina de maior porte do CEU encontrava-se desativada desde julho de 2011, o que evidenciou a necessidade de sua revitalização.

A UFMG, por meio da Pró-Reitoria de Administração (PRA), desenvolveu estudos técnicos que resultaram na redefinição dos projetos arquitetônico, hidráulico e de acessibilidade, adequando o espaço para uso recreativo e esportivo, inclusive para pessoas com deficiência (PCDs). A revitalização do CEU garantirá ainda a adequação do acesso às piscinas, possibilitando acessibilidade e inclusão, bem como a melhoria do espaços de cuidados parentais.

O projeto de revitalização será executado pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), com o objetivo de ampliar o acesso a atividades de lazer e esportivas que promovam o bem-estar e a qualidade de vida dos estudantes atendidos pela Política de Permanência, sem excluir os demais discentes da UFMG e outros usuários vinculados à Instituição.

Em ação coordenada pela Reitoria da UFMG, com participação da Diretoria do CEU, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), da Pró-Reitoria de Administração (PRA) e da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), a revitalização da piscina de maior porte visa requalificar o espaço esportivo e promover melhorias na saúde física e emocional dos(as) estudantes da UFMG, além de beneficiar toda a comunidade universitária.