Manifestação de interesse no Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes – CHAMADA PRAE / FUMP – 02/2024

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA ATUAÇÃO EM ATIVIDADES DO PROGRAMA VIVER UFMG DE ACOLHIMENTO A ESTUDANTES 1/2024

 

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no âmbito do Programa Viver UFMG, em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), torna pública a presente Chamada para a manifestação de estudantes com interesse em atuar em atividades do Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes no 1º semestre de 2024.

 

I – Critério para participação na Chamada

Poderão apresentar sua manifestação de interesse, para atuar em atividades do Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes 1/2024, estudantes posicionados/as nos níveis I, II ou III da avaliação socioeconômica, regularmente matriculados/as e frequentes em curso de graduação presencial da UFMG.

 

II – Critérios de acesso/ reserva de vagas

Terão prioridade:

1. estudantes matriculados a partir do 5º período de seu curso de graduação;

2. estudantes que não foram contemplados/as/es em chamadas anteriores com essa finalidade.

Reserva de vagas:

50% das vagas reservadas para estudantes negros/as, indígenas e pessoas com deficiência, a partir da declaração de ingresso na UFMG. Estas vagas serão remanejadas para ampla concorrência caso o número de estudantes inscritos seja inferior ao ofertado.

 

III – Período e local da manifestação de interesse

A manifestação de interesse de estudantes que atendem aos critérios definidos será realizada no período de 05 a 14 de fevereiro de 2024, exclusivamente no portal da Fump, na “área do aluno”.

A manifestação de interesse nesta Chamada específica não é garantia de acesso à vaga para atuação. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: dir-apoioaprojetosdeestudantes@prae.ufmg.br

 

IV – Período de atuação

Campus Pampulha, de 21 de fevereiro a 08 de março de 2024 e Campus ICA de 04 a 15 de março de 2024, conforme programação definida pela Reitoria da UFMG e pela Diretoria do ICA, em atividades diversas do Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes.

 

V – Atividades do Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes

O/A Estudante classificado/a nesta Chamada poderá ser convocado/a para atuar nas seguintes atividades:

– Acolhimento a Estudantes calouros/as: atuação na recepção, acolhimento e orientação de estudantes nos diversos espaços de realização das atividades programadas (por 2/3 exemplo, nos Centros de Atividades Didáticas, na Praça de Serviços, nos Restaurantes Universitários, nas Moradias Universitárias, dentre outros espaços);

– Tenda Viver UFMG: atuação na recepção, acolhimento e orientação de estudantes na Tenda localizada na Praça de Serviços do Campus Pampulha, no Campus ICA/Montes Claros e em outros espaços da UFMG, participando das atividades programadas, fornecendo informações/orientações necessárias, distribuindo materiais de informação etc.;

– Realização de passeios com estudantes para apresentação dos Campi, Pampulha e ICA, e outros espaços de formação complementar da UFMG;

– Outras atividades propostas pela PRAE, Reitoria da UFMG e Diretoria do ICA para o período.

 

VI – Reunião de Preparação e Organização

Estudantes contemplados/as nesta Chamada deverão comparecer à reunião de preparação e organização do Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes em dia, horário e local que serão informados posteriormente. A ausência nesta reunião configurará desistência de atuação do/a estudante classificado/a no Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes 1/2024, convocando-se outro/a estudante, na ordem de classificação.

 

VII – Remuneração

O/A estudante receberá R$ 60,00 (sessenta reais) a cada turno de 4 horas, ou R$ 90 (noventa reais) a cada 6 horas em que atuar, em um máximo de 15 (quinze) turnos de atuação em todo o período previsto para a realização do Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes 1/2024, havendo registro da presença. O depósito ocorrerá após o encerramento do Programa, em conta corrente cadastrada na Fump.

 

VII – Números de vagas

Campus Pampulha/Belo Horizonte

– Serão disponibilizadas inicialmente 10 (dez) vagas para estudantes de graduação da UFMG que atendam aos critérios desta Chamada. Este número poderá ser ampliado de acordo com as demandas do Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes, chamando-se outros/as estudantes respeitadas as ordens de classificação.

Campus ICA/Montes Claros

– Serão disponibilizadas inicialmente 06 (seis) vagas considerando, prioritariamente, 01 estudante para cada curso de graduação do ICA, que atenda aos critérios desta Chamada. Este número poderá ser ampliado de acordo com as demandas do Programa Viver UFMG de Acolhimento a Estudantes, chamando-se outros/as estudantes respeitadas as ordens de classificação.

 

IX – Cronograma

Data Atividade
31 de janeiro de 2024 Publicação da chamada
05 de fevereiro de 2024 Início inscrição
14 de fevereiro de 2024 Término inscrição
19 de fevereiro de 2024 Divulgação de estudantes contemplados/as
21 de fevereiro de 2024 Reunião de Preparação e Organização
A partir de 20 de março de 2024 Pagamento dos turnos realizados