Nota sobre a retomada do Projeto PicadeRRÓ no dia 8 de junho de 2022

O projeto PicadeRRÓ foi idealizado por estudantes da UFMG e faz parte das políticas de convivência dessa universidade.  Esse projeto oferece, há 9 anos, baile de forró às quartas-feiras, de 1730h às 19h, na Praça de Serviços da UFMG. Além do baile são ministradas aulas de forró para comunidade interna e externa a UFMG e há arrecadação de alimentos para doação solidária. O PicadeRRÓ reúne, em média, por baile, 300 pessoas na praça do Campus Pampulha da UFMG e tornou-se um potente projeto de convivência que favorece o encontro, o lazer, a criação de vínculos, a manifestação de afetos positivos e a promoção da saúde para a comunidade da UFMG. Desde 2018 a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE passou a apoiar, institucionalmente, o projeto PicadeRRÓ e a parceria entre as equipes da PRAE e do PicadeRRÓ tem proporcionado uma caminhada com muitos aprendizados sobre a importância do protagonismo estudantil na UFMG para as políticas de convivência, cultura e lazer da universidade.

Desde março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de SARS Cov2, a UFMG enfrentou o enorme desafio de combater a disseminação desse vírus. Diante de tal quadro sanitário, imediatamente a UFMG instituiu o Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus e uma série de medidas foram tomadas para contribuir com o mitigação dessa crise sanitária, política, humanitária e ambiental. O calendário de aulas e os projetos de convivência foram suspensos, bem como atividades de extensão. Contudo, a UFMG colaborou, por meio de pesquisas, com a produção de novos conhecimentos sobre o Coronavírus e no desenvolvimento de vacinas. Além disso integrou a composição do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolveu um site específico para divulgação científica sobre o combate ao Coronavírus (https://ufmg.br/coronavirus) e participou de diversas campanhas de vacinação, bem como de campanhas educativas em Belo Horizonte.

A equipe do PicadeRRÓ, sempre em parceria com a UFMG, por meio de diálogo com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE da UFMG,  também seguiu a determinação de suspensão do projeto e de suas atividades presenciais. Nesse período pandêmico, a equipe do PicadeRRÓ fez todo o possível para acompanhar atentamente as condições de monitoramento, atender às exigências de segurança sanitária no combate ao Coronavírus e manter atualizado o público do projeto pelas mídias sociais. A equipe do PicadeRRÓ responsavelmente acompanhou e acolheu as decisões institucionais da UFMG, respeitando a decisão de que ainda não era possível a retomada dos projetos de convivência da/na UFMG.

No dia 27 de maio de 2022, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE da UFMG reuniu com a equipe do PicadeRRÓ e repassou as orientações do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus para a retomada das atividades do projeto enquanto potente política de convivência da UFMG. Entre as orientações estão a realização das atividades do projeto em ambiente ao ar livre e o uso obrigatório de máscaras por todas/es/os participantes. As equipes do projeto PicadeRRÓ e da PRAE reiteram o apoio as orientações do  Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG em manter obrigatório o uso de máscaras na UFMG devido aos protocolos de segurança necessários ao combate do Coronavírus.

É com enorme satisfação que informamos a toda a comunidade interna e externa à UFMG que, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE e do Comitê Permanente de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, o projeto PicadeRRÓ retomará as suas atividades presenciais no dia 08 de junho de 2022, quarta-feira, de 17h30 às 19h, na praça de serviços do Campus Pampulha, atendendo às exigências do uso obrigatório de máscaras nos espaços da UFMG.

Contamos com a inestimável presença de todos/es/as os/es/as nossos/es/as apoiadores/as para celebramos a retomada desse querido projeto de convivência!

Viva o projeto PicadeRRÓ! Viva o protagonismo estudantil!

Atenciosamente,

Equipe do PicadeRRÓ – Forró por Todos e Equipe Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE