Retificação e nova data da Chamada PRAE/NAI/Fump 04/2024

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), tornam pública a retificação e as novas datas da Chamada para inscrição no Programa UFMG Meu Lugar: Acessibilidade e Inclusão Estudantes com deficiência.

Terá retificação na Chamada o item: I – DA FINALIDADE. Além disso, a ressalva informa que o período de inscrições se estendeu do dia 03 de abril de 2024 até 07 de abril de 2024. Mesmo com a mudança deste período, a divulgação da lista de estudantes contemplados(as) ainda acontecerá no dia 16 de abril de 2024.

Os(as) estudantes podem manifestar interesse na Chamada através da “Área do aluno”, disponível no portal da Fump.

Confira a retificação da Chamada abaixo:

PROGRAMA UFMG MEU LUGAR

CHAMADA DE RETIFICAÇÃO E NOVA DATA

PRAE/Fump/NAI n. 04/2024 – PRIMEIRO SEMESTRE

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DIGITAL DE

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA UFMG:

AQUISIÇÃO DE MATERIAL ESPECÍFICO –

EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), tornam pública a presente Chamada para inscrição no Programa UFMG Meu Lugar: Acessibilidade e Inclusão Estudantes com deficiência, visando a aquisição de material acadêmico específico (equipamentos de Tecnologia Assistiva/TA).

Os conceitos de Tecnologia Assistiva e de Acessibilidade, previstos na Lei 13.146/2015, orientarão a análise dos pedidos:

“Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

I – Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

III – Tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.”

NA CHAMADA

I – DA FINALIDADE

Onde se lê:

1. Esta Chamada tem por finalidade garantir auxílio financeiro para aquisição de material acadêmico específico (equipamentos de Tecnologia Assistiva/TA) visando à acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência, prioritariamente em primeira graduação presencial na UFMG, ingressantes por meio de reserva de vagas para pessoas com deficiência, regularmente matriculados/as e frequentes no primeiro semestre de 2024 e inseridos/as na política de assistência estudantil da UFMG. Também podem concorrer estudantes com deficiência, ingressantes pela ampla concorrência, desde que acompanhados/as pelo NAI, há pelo menos 3 meses.

Leia-se

1. Esta Chamada tem por finalidade garantir auxílio financeiro para aquisição de material acadêmico específico (equipamentos de Tecnologia Assistiva/TA) visando à acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência, prioritariamente em primeira graduação presencial na UFMG, regularmente matriculados/as e frequentes no primeiro semestre de 2024, acompanhados/as pelo NAI e inseridos/as na política de assistência estudantil da UFMG.

1.1. Esta chamada é exclusiva para Estudantes com deficiência, posicionados/as nos níveis I, II e III, nesta ordem de prioridade, com estudo socioeconômico em vigor, com renda bruta per capita de até um salário mínimo, priorizando as menores rendas brutas per capita.

V – DAS ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Onde se lê:

1. Período:  26 de março a 3 de abril de 2024.

Leia-se

1. Período:  26 de março a 7 de abril de 2024.

XI –  DO CRONOGRAMA

ETAPAS DATAS
Lançamento da Chamada PRAE/NAI/FUMP n. 04/2024 25/03/2024
Início das Inscrições 26/03/2024
Término das Inscrições 03/04/2024
Análise das Inscrições De 04/04 a 15/04   /2024
Divulgação de Estudantes contemplados/as 16/04/2024
Apresentação de recurso para revisão: mensagem para o email css@fump.ufmg.br, informando nome, número de matrícula e CPF 16 a 17/04/2024
Análise dos recursos para revisão 18 e 19/04/2024
Resultado da análise dos recursos para revisão 22/04/2024
Recebimento do Auxílio (conta corrente no Banco do Brasil ou Santander) A partir de 20/04/ 2024 (estudantes contemplados/as em 16/04/2024)

ETAPAS DATAS
Lançamento da Chamada PRAE/NAI/FUMP n. 04/2024 25/03/2024
Início das Inscrições 26/03/2024
Término das Inscrições 07/04/2024
Análise das Inscrições De 08/04 a 15/04   /2024
Divulgação de Estudantes contemplados/as 16/04/2024
Análise dos recursos para revisão 18 e 19/04/2024
Resultado da análise dos recursos para revisão 22/04/2024

Belo Horizonte, 03 de abril de 2024.

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump)