Proex e Cenex discutem procedimentos de apresentação e aprovação de atividades

Encontros foram fundamentais para esclarecer sobre o processo de aprovação de propostas pelo SEI e a matriz de referência dos Cenex

 

Encontros abordaram, entre outros assuntos, a matriz de referência para os Cenex | Foto: Eduardo Maia/Proex

Encontros abordaram, entre outros assuntos, a matriz de referência dos Cenex | Foto: Eduardo Maia/Proex

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) e os Colegiados de Extensão (Cenex) promoveram uma série de encontros para discutir os procedimentos de apresentação e aprovação de atividades de extensão.

As reuniões foram realizadas, de forma presencial e on-line, ao longo dos meses de março e abril. Elas tiveram a participação de todos os Cenex da UFMG e equipes da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage) e Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão (Dafe).

O objetivo foi apresentar o processo de aprovação de atividades pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a matriz de referência para os Cenex de avaliação de novas propostas. A matriz foi elaborada a partir de sugestões dos Cenex e aprovada pela Câmara de Extensão.

Os encontros também abordaram os aspectos gerais da extensão, a Resolução nº 01/2025 da Câmara de Extensão (que trata da apresentação de propostas) e a Resolução Complementar nº 03/2024 do CEPE (que institui as Normas Gerais da Extensão).

Matriz de avaliação de novas propostas foi elaborada a partir de contribuições dos Cenex | Foto: Luiza Mendes/Proex

Matriz de avaliação de novas propostas foi elaborada a partir de contribuições dos Cenex | Foto: Luiza Mendes/Proex

Consolidação de avanços

O pró-reitor de Extensão, professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, destaca que esses encontros estão alinhados a um dos objetivos da atual gestão, que é valorizar a extensão por meio da consolidação dos Cenex como órgãos colegiados, do avanço nas normativas e da diversificação e aprimoramento dos mecanismos de fomento e avaliação.

“Esse objetivo está diretamente relacionado à nossa meta de aprimorar e democratizar os processos administrativos e de gestão, fortalecer a cultura do planejamento, da avaliação e da transparência, além de promover uma gestão colegiada e participativa”, afirma Glaucinei.

Participaram também das reuniões a professora Gleide Avelar, diretora de Apoio à Gestão da Extensão (Dage/Proex), a professora Viviane Gomes, diretora de Fomento e Avaliação da Extensão (Proex), e os técnicos Rick Anderson e José Arnaldo.