Ciclo de Debates COMFIC recebe Bernardete Gatti, da USP, para conversa sobre formação de professores da educação básica

Debate on-line será nesta quinta-feira (27) e discutirá currículo e percursos formativos

Bernardete Gatti é pesquisadora e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) | Foto: Léo Ramos Chaves | Revista Fapesp

Na quinta-feira (27), às 19h, ocorrerá o primeiro Ciclo de Debates promovido pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic). O evento terá como tema a “Formação docente: currículos e percursos formativos – Qual perfil de professores/as a UFMG se propõe a formar?” e será transmitido pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (CAC/UFMG).

Com a presença da pesquisadora e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) Bernardete Gatti, a mesa discutirá os currículos e percursos formativos de professores, focando no perfil de docentes graduados pela UFMG. A conversa ocorre no contexto da criação, pelo Ministério da Educação (MEC), de um Grupo de Trabalho (GT), destinado à discussão da formação inicial de professores no país.

“Acreditamos que uma discussão desta natureza, instigada pelas reflexões a serem trazidas pela professora Bernadete Gatti, tem o potencial de nos ajudar a pensar, enquanto UFMG, sobre nosso percurso relativo à formação de docentes para a Educação Básica – tal como já fizemos em outros eventos neste ano, a exemplo da Semana Ser Professor/a, realizada pela Faculdade de Educação”, explica a Professora Álida Angélica Alves Leal, presidente da Comfic UFMG.

Percursos futuros

A presidente ainda diz que será discutido possíveis futuros que os percursos formativos podem seguir. “A atividade também pode sinalizar alguns caminhos para transformações, no sentido de pensar qual professora e qual professor, de fato, a UFMG deseja e precisa formar, no sentido do fortalecimento de uma política de formação docente comprometida com o direito à educação”, afirma.

Certificados serão emitidos para os participantes, após o evento a partir do registro de lista de presença on-line a ser disponibilizada, via chat do YouTube, no momento da atividade. Os inscritos também poderão interagir por meio do chat da plataforma.

O debate será mediado pela professora Vanessa Regina Miranda, da FaE/UFMG. A abertura terá a presença da reitora, Sandra Goulart, dos pró-reitores Bruno Teixeira (Graduação) e Claudia Mayorga (Extensão), e da professora Álida Alves Leal.

Além do debate, a Comfic realizará, ainda neste primeiro semestre, um evento que tratará dos estágios supervisionados nas licenciaturas da UFMG.

A Comfic

A Comfic é o órgão que faz a ponte entre a formação de professores na UFMG e as demandas das escolas de educação básica, formulando políticas de diálogo entre as duas para auxiliar na formação dos profissionais de licenciatura. Dessa forma, a comissão visa dar visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão da UFMG relacionadas à formação inicial e continuada de professores e profissionais de licenciatura. Assim, a comissão organiza eventos e atividades abertas a todos os públicos.

Além disso, a Comfic promove promover a interação entre a UFMG e as Redes de Educação Municipal, Estadual e Federa, sendo vinculada às pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Extensão (Proex) da Universidade.