Conheça a política de divulgação científica da UFMG

Afinal, qual sua importância para a Universidade e toda a sociedade?

Entre seus objetivos está a promoção do alcance da ciência junto a crianças e jovens | Foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Um dos grandes momentos das celebrações do Dia Nacional da Ciência, comemorado no dia 8 de julho de 2021, foi o lançamento da política de divulgação científica da UFMG.

Essa política estabeleceu formalmente as diretrizes para a concepção, a estruturação e a prática da divulgação da ciência pela UFMG, além de reconhecer e valorizar as ciências não acadêmicas, como os saberes tradicionais e o conhecimento gerado na articulação da Universidade com outros setores da sociedade.

Essas diretrizes estão na Resolução 02/2021, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFMG), que foi aprovada em 27 de maio de 2021.

Para materializar a política, a UFMG passou a contar com o COMDICI, o Comitê para Discussão e Monitoramento da Política de Divulgação Científica, que está vinculado às Pró-reitorias de Pesquisa e de Extensão (Veja a Resolução 03/2021, do Cepe, que instituiu o comitê).

UFMG mais próxima da sociedade

As discussões acerca da implantação da política remontam aos eventos do Fórum de Cultura Científica, que foi realizado pela primeira vez em junho de 2015. Na ocasião, apontou-se a sua relevância para os processos de diálogo da Universidade com a sociedade e, em 2021, ela foi materializada por meio do trabalho da Diretoria de Divulgação Científica, vinculada à Proex.

As sementes da política foram lançadas em junho de 2015 no primeiro Fórum de Cultura Científica da UFMG | Foto: Foca Lisboa

A diretora de Divulgação Científica, professora Débora d’Ávila Reis, ressalta que as diretrizes da política são imprescindíveis tanto para a Universidade quanto para a sociedade. “A escalada do negacionismo científico e a circulação de desinformação na sociedade exigem respostas urgentes das instituições públicas”, afirma a diretora, que destaca ainda que, por meio da política, a UFMG reafirma sua missão pública e cumpre compromissos de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, como o diálogo constante com a sociedade e a democratização do conhecimento produzido”.

De acordo com a resolução 02/2021, “considera-se divulgação científica toda atividade de ensino, pesquisa e extensão que tenha por finalidade o compartilhamento, com um público não especializado, do conhecimento gerado na universidade e dos processos, controvérsias e riscos inerentes à sua produção, privilegiando o diálogo e a escuta do conjunto da sociedade”.

Momento histórico no Dia Nacional da Ciência de 2021: gestores da UFMG participam do lançamento da política de divulgação científica | Reprodução YouTube

A resolução traz ainda os princípios para a concepção, estruturação e a prática da divulgação da ciência, que deverá contemplar a reflexão ética, a escuta e abordagem interdisciplinar, o diálogo entre saberes, a equidade na valorização das diversas ciências e tecnologias e a articulação com a políticas públicas.

Já os objetivos será, entre outros, a promoção da ampliação do alcance e da visibilidade do conhecimento produzido, especialmente os resultantes de processos que se deem em articulação com outros setores da sociedade, o aprimoramento da divulgação científica nos museus e centros de memória, o fortalecimento da interiorização e da internacionalização da divulgação científica, com foco nas relações de solidariedade no eixo sul-sul, a inserção da UFMG em redes internacionais, nacionais e locais de forma a contribuir para o enfrentamento de questões tanto no âmbito global quanto regional ou local.