Coronavírus: medidas da PROEX

Mobilização da comunidade contra a covid-19 e regulamentação das atividades remotas estão entre as ações da extensão na pandemia

 

Protetores faciais produzidos por projeto de extensão da Escola de Arquitetura da UFMG foram doados ao Hospital João XXIII em abril de 2020 | Divulgação Projeto

Com o necessário período de isolamento social imposto pela Covid-19, a Pró-reitoria de Extensão adotou medidas e estabeleceu orientações para o funcionamento das atividades de extensão em consonância com normas de trabalho remoto na UFMG e do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus da Universidade.

Em março de 2020, as atividades de extensão presenciais foram suspensas. A PROEX convidou a comunidade extensionista a organizar atividades que pudessem ser desenvolvidas a distância, levantou e articulou as ações, em especial aquelas com foco nos grupos sociais mais vulneráveis da população.

Atualmente, as atividades não adaptáveis ao modo remoto propõem escalas que respeitem as medidas de distanciamento social, como espaços arejados e amplos, com poucas pessoas, e cuidados com a higienização.

Foram mantidas as bolsas de extensão pagas pela PROEX e revistos os planos de trabalhos (os pagamentos de bolsas executados por fundações de apoio seguiram orientações específicas).

Os cursos de extensão pagos, previstos para acontecerem presencialmente, puderam ser adaptados à modalidade a distância, porém, considerando as condições de oferta e acesso de todos os cursistas. Os casos específicos são recebidos pela PROEX e analisados pela Câmara de Extensão.

Eventos científicos, culturais e esportivos presenciais específicos foram suspensos, como o Domingo no Campus. Os museus e espaços de ciência e cultura foram orientados a considerar a proposição de atividades que permitissem a interação a distância.

A submissão de propostas de apoio financeiro a eventos de interesse técnico, científico, esportivo e artístico (PAIE – Edital Proex 03/2020) foram interrompidas. Os eventos contemplados para serem realizados em janeiro, fevereiro, março e abril de 2020 poderão ter seus cronogramas alterados após a pandemia.

A atuação da extensão na pandemia está regulamentada em Resolução 06/2020 do CEPE, que dispõe sobre a substituição temporária do funcionamento presencial das atividades por funcionamento remoto. De acordo com a resolução, a participação remota do estudante em atividades de extensão poderá ser certificada para fins de creditação curricular, conforme regulamentado em 2016 pela Câmara de Extensão.

UFMG contra a covid-19

O Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, instituído pela UFMG, se reúne diariamente para analisar a evolução do quadro epidemiológico, acompanhar ações desenvolvidas, divulgar informações sobre medidas de contenção e propor estratégias para a retomada gradual e segura das atividades presenciais.

O Comitê baseia suas recomendações em três princípios:

1.            Evidências científicas, tanto as bem consolidadas sobre comportamento de epidemias e infecções respiratórias virais, como aquelas que estão sendo produzidas a respeito do SARS-CoV-2.

2.            Contexto epidemiológico vigente. Esse contexto é atualizado diariamente e reflete o número de casos notificados, suspeitos, confirmados e descartados em Belo Horizonte, Minas Gerais e no Brasil.

3.          Articulação com outros setores da cidade e do estado, que podem ser afetados pelas decisões da UFMG, direta ou indiretamente. Em especial com as secretarias de saúde e de educação e a rede SUS.

Neste site, você encontra mais informações sobre planejamento de retomada gradual na UFMG.