26º Encontro de Extensão recebe inscrições até 14 de setembro

Evento será realizado na Semana do conhecimento de 23 a 27 de outubro

 

Encontro de Extensão 2022 UFMG - Foto Foca Lisboa UFMG

Encontro de Extensão proporciona troca de saberes e conhecimentos entre participantes | Foto: Foca Lisboa/UFMG

As inscrições de trabalhos para o 26º Encontro de Extensão estão abertas, até o dia 14 de setembro, pelo site da Semana do Conhecimento.

O evento, que será realizado de 23 a 27 de outubro de 2023, no campus Pampulha da UFMG, promove a divulgação de atividades de extensão desenvolvidas na UFMG e proporciona um espaço para a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes.

Principais instruções

Os trabalhos devem ser inscritos pelos próprios discentes, em especial os contemplados com bolsas de extensão.

As modalidades de extensão que serão apresentadas são: programa, projeto, curso ou prestação de serviço (atividades desenvolvidas ou em desenvolvimento nos anos de 2022 e 2023).

Os professores orientadores deverão aprovar o trabalho no sistema da Semana do Conhecimento até o último dia de inscrição (14 de setembro).

Nesta edição, o trabalho inscrito deverá ser apresentado em forma de resumo. Vale ressaltar que os trabalhos deverão atender às diretrizes de extensão, a saber: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; interdisciplinaridade; impacto e transformação; impacto na formação do discente e interação dialógica com a sociedade.

O Encontro de Extensão é promovido pela Proex em parceria com as unidades acadêmicas.

As demais instruções (e critérios de avaliação) estão no site da Semana do Conhecimento (no documento de referência).

Luana Margarida, estudante do curso de Ciências Biológicas, mostrou sua experiência no Viveiros de mudas do MHNJB, ano passado | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

Estudante Luana Margarida exibe orgulhosa seu certificado de participação no Encontro de Extensão de 2022 | Foto: Eduardo Maia/Proex

Apresentação e premiação

Nas unidades da UFMG, nos dias 2 e 3 de outubro, os estudantes (autores e coautores) apresentarão seus trabalhos, quando serão arguidos por Comissão Avaliadora.

As atividades selecionadas nas unidades (correspondentes a 10% das apresentadas) serão premiadas como Relevância Acadêmica. Estas, por sua vez, participam de nova apresentação e avaliação no dia 25 de outubro (local a ser definido).

A Câmara de Extensão escolherá 16 (dezesseis) atividades (de áreas temáticas distintas) para receber o prêmio Destaque de Extensão, que será entregue na cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, no dia 27 de outubro.

Dúvidas sobre o 26º Encontro de Extensão podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br e telefone (31) 3409-3215.

Outros eventos

A Semana do Conhecimento UFMG, em 2023, reúne também a mostra virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus, organizada pela Rede de Museus da UFMG.

A programação tem também a 32ª Semana de Iniciação Científica, a 13ª Seminário de Iniciação Científica Júnior, a 27ª Semana da Graduação e a 13ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores.

O tema da edição 2023 da Semana do Conhecimento, a segunda realizada presencialmente desde a pandemia, é Desenvolvimento sustentável e democracia na era da inteligência artificial, em consonância, como já é de costume, com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.