56º Festival de Inverno UFMG tem atividades culturais para todas as idades

Evento será realizado de 18 a 27 de julho em diversos espaços da Universidade; toda a programação é gratuita

 

Divulgação: Festival de Inverno UFMG

Divulgação: Festival de Inverno UFMG

O 56º Festival de Inverno UFMG será realizado de 18 a 27 de julho. A programação é gratuita e inclui apresentações musicais, exposições, espetáculos, filmes, oficinas, debates e outras atrações artístico-culturais virtuais e presenciais.

O evento, que é promovido pela Pró-reitoria de Cultura (Procult), convida a comunidade a ocupar diferentes espaços da UFMG, como o Centro Cultural, o Conservatório, Espaço do Conhecimento, Estação Ecológica, Ocupação Paulo Nazareth e a Praça de Serviços (campus Pampulha).

Programação

Neste ano, o Festival é realizado em concomitância com a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia — Territórios vivos, corpos plurais: Antropologia e saberes críticos. Um dos destaques do encontro é o Prêmio Pierre Verger (PPV), promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), um dos principais festivais competitivos de obras fílmicas, fotográficas e gráficas produzidas no âmbito de pesquisas antropológicas na América Latina. A 34ª RBA também realizará exposições e apresentações musicais.

Outro destaque desta edição são as ações de integração entre os festivais de Inverno da Universidade Federal de Ouro Preto e da Universidade Federal de São João del Rey. Além da roda de conversa entre os professores Sandra Nogueira (Ufop), Chico Brinati (UFSJ) e Fernando Mencarelli, pró-reitor de Ação Cultural da UFMG, mediada pela pró-reitora-adjunta de Ação Cultural da UFMG, Mônica Medeiros Ribeiro, o Festival recebe artistas da UFSJ para apresentações.

As novidades introduzidas na nova edição do Festival de Inverno são prova de sua vitalidade, avalia a reitora Sandra Regina Goulart Almeida: “O Festival se aproxima de seu 60º aniversário e mantém viva a sua vocação de vanguarda. As parcerias com esse grande evento da área de antropologia e com outros festivais de inverno, que, em certa medida, nasceram sob a inspiração no nosso festival atestam a sua capacidade de se reinventar”.

As atividades ofertadas podem ser aproveitadas por todas as faixas etárias, conforme classificação indicativa.

Acompanhe o Festival de Inverno UFMG nas redes sociais (Instagram | Facebook).