6ª Jornada de Direitos Humanos da UFMG discute direito de ir e vir e acesso à cultura e à educação

Programação do evento terá lançamento de livro e de centro de referência em Direitos Humanos 

 

Edição de 2024 do evento, cujo objetivo é promover o diálogo e a troca de experiências em direitos humanos | Foto: Eduardo Maia/Proex

Edição de 2024 do evento, cujo objetivo é promover o diálogo e a troca de experiências em direitos humanos | Foto: Eduardo Maia/Proex

A sexta edição da Jornada de Direitos Humanos será realizada na quarta-feira, dia 10 de dezembro, das 15h às 19h, no Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174, centro, Belo Horizonte).

Em 2025, o evento tem como tema Direito de ir e vir, acesso à cultura e à educação para a promoção dos direitos humanos e busca promover um espaço de diálogo e troca de experiências. As inscrições são gratuitas. Os participantes receberão certificado de participação.

Após a mesa de abertura, a Universidade dos Direitos Humanos (UDH), da Pró-reitoria de Extensão (Proex), lançará o site do Centro de Referência e Informação em Direitos Humanos (CRIDH/UFMG) e o livro Educação para os direitos humanos: perspectivas contemporâneas (Editora UFMG). A obra reúne textos de pesquisadoras e pesquisadores da UFMG, de outras universidades públicas e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Abastecimento em risco

A programação do evento inclui a exibição do documentário Verter, do Centro Virtual de Memória da Extensão (Cevex/UFMG). O filme aborda a ameaça de desabastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte devido a megaprojeto de mineração na Serra do Gandarela.

A Jornada de Direitos Humanos é promovida pela Rede de Direitos Humanos da UFMG, vinculada à UDH/Proex, em parceria com o Movimento Nacional de Direitos Humanos em Minas Gerais (MDHC).

Outras informações estão no site oficial. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br e telefone (31) 3409-4065.