Agende sua visita à Estação Ecológica da UFMG

Programa recebe visitas de escolas e entidades com a realização de trilhas e oficinas ambientais

Monitores da Estação Ecológica apresentam a árvore copaíba a crianças | Foto: Proex UFMG

O Programa de Extensão Estação Ecológica (Proeco) organiza trilhas e oficinas para os moradores de Belo Horizonte conhecerem a área de conservação natural do campus Pampulha da UFMG.

O objetivo é promover a educação ambiental de forma crítica e oferecer a grupos de escolas e entidades uma interação mais próxima com o meio ambiente e temáticas ambientais.

A visita é gratuita, mediante agendamento prévio via formulário eletrônico. Além da trilha ecológica (curta ou completa), o visitante poderá agendar a trilha dos sentidos e escolher oficina que será ministrada no dia, como do bicho-pau, cartão ecológico, descarte, “plantar, muda”, corpo-natureza e pigmentos.

Inclusão, diversidade e lazer

Visita das crianças acolhidas pela Casa Aura à Estação Ecológica / Foto: Divulgação Estação Ecológica

Visita das crianças acolhidas pela Casa Aura à Estação Ecológica | Foto: Eeco UFMG

Recentemente, cerca de 20 crianças e adolescentes acolhidos na Casa de Apoio Aura puderam colher os benefícios desse contato com a natureza.

Os visitantes participaram de atividades de educação ambiental que prezam pela diversidade, lazer e sociabilidade. Foram realizados também passeios adaptados à rotina hospitalar deles.

Quem também visitou a Estação Ecológica foi um grupo do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Belo Horizonte.

Visita do CRAS BH a Trilha dos Sentidos na Estação Ecológica / Foto: Divulgação Estação Ecológica

Visitantes do CRAS na Trilha dos Sentidos | Foto: Eeco UFMG

As visitas podem, também, ser agendas aos sábados, no âmbito do projeto Estação Aberta. Nesse caso, as datas para visitação são divulgadas nas redes sociais, sendo necessário inscrição prévia.

A Estação Ecológica da UFMG é uma área de conservação natural que engloba uma enorme diversidade de espécies dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Com 114 hectares de área, a Estação desenvolve projetos relacionados à educação socioambiental nas formas de pesquisa, ensino e extensão.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex