UFMG sedia conferência estadual sobre migrantes, refugiados, apátridas e brasileiros retornados

Evento vai votar propostas de políticas públicas e eleger delegados para etapa nacional  

 

Evento reunirá migrantes, refugiados, apátridas e brasileiros retornados para discussões de propostas | Foto: Sedese MG

A Faculdade de Direito da UFMG recebe nesta sexta-feira (26/04), a partir das 9h, a etapa presencial e final da 1ª Conferência Estadual dos Direitos dos Migrantes, Refugiados, Apátridas e Retornados de Minas Gerais (Comigrar-MG).

Com o tema Cidadania em movimento, o evento reunirá representantes do estado, da sociedade civil e migrantes, refugiados, apátridas e brasileiros retornados para elaborar em conjunto propostas para aprimorar as políticas públicas estaduais e nacionais para essa comunidade.

Durante o evento, ocorrerá a apresentação e votação de propostas e a eleição de delegados que representarão Minas Gerais na etapa nacional da Comigrar, que está prevista para junho deste ano. O evento é aberto a todos os interessados, que devem se inscrever para garantir participação.

A 1ª Comigrar-MG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, em parceria com a UFMG, Ministério dos Direitos Humanos, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e Agência da ONU para Migrações (OIM).

O objetivo é promover a participação social de migrantes, refugiados, apátridas e retornados, representantes da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e demais atores interessados na construção e aprimoramento das políticas públicas estaduais que promovam e protejam os dos direitos desse grupo.

Outras informações podem ser obtidas pelo site sympla.