Com mais de 60 anos de história, projeto Ars Nova promove experiência musical através do canto coral | Foto: Raphaella Dias/UFMG
O Banquete de Vozes do Natal do Ars Nova – Coral da UFMG, uma série de concertos de natalinos, terá um repertório de qualidade e entrada gratuita, passando por vários palcos de Belo Horizonte. Os já tradicionais concertos de fim de ano apresentados pelo Ars Nova, coral oficial da UFMG, acontecerão em quatro dias, em diferentes lugares da cidade.
A série será aberta no dia 11 de dezembro, às 19h30, no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro, Belo Horizonte / MG). No dia 16, às 19h, será a vez de uma apresentação no Auditório da Reitoria, no campus Pampulha da UFMG. A série continua no dia 18, às 19h, no Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, 680 – Funcionários, Belo Horizonte / MG), e termina no dia 19, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (R. Sergipe, 175 – Funcionários, Belo Horizonte / MG). A entrada é gratuita, não sendo necessário retirar ingressos.
O objetivo da série de 2024 é tanto compartilhar músicas do repertório popular natalino e obras eruditas de compositores renomados quanto colaborar para as comemorações das festas de fim de ano e do Centenário da Escola de Música da UFMG.
Os concertos serão regidos pelo maestro Arnon Oliveira e contarão com obras como Noite Feliz, escrita por Franz Gruber, e Regina Coeli, K. 276, composta por Mozart, um repertório cuidadosamente selecionado para agradar diversos gostos e proporcionar momentos inesquecíveis para se aproveitar com a família e os amigos.
“Cada concerto é uma oportunidade para celebrar, com o público, a magia do Natal através de interpretações emocionantes e inesquecíveis”, diz Carlos Morais, preparador vocal do coro e corista do naipe dos Baixos.
Ars Nova
Fundado em 1959 como Coral da União Estadual de Estudantes, o Ars Nova foi incorporado à UFMG em 1964 e, desde então, representa a cultura brasileira e a Universidade ao levar a música para diversas cidades do Brasil e do exterior. Sua história é marcada por inúmeros eventos, reconhecimento em premiações e menções honrosas em importantes festivais e concursos.
Entre esses, destacam-se o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e o terceiro lugar na categoria Coro Misto do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, realizado na Catalunha, Espanha, ambos em 2016. Durante a pandemia, o Ars Nova lançou coros virtuais com repertório diverso, que alcançou mais de 80 mil visualizações no YouTube. Esta é a terceira série de Natal realizada após o fim da pandemia.