Carro-biblioteca alcança meio século de impacto nas comunidades

Segunda atividade de extensão mais antiga da UFMG escreve sua história de transformação desde a década de 70

Carro-biblioteca atende três comunidades na RMBH Lucas Senra / UFMG

Biblioteca itinerante do Carro-biblioteca atende três comunidades na RMBH | Foto: Lucas Senra/UFMG

Um dos mais conhecidos e tradicionais programas de extensão da UFMG completa 50 anos em 2023.

É o programa Carro-biblioteca, segunda iniciativa de extensão mais antiga da Universidade e integrante do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Fundada em 1973 e vinculada à Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG), a atividade conta com uma vasta história de impacto nas comunidades em que não não há bibliotecas públicas ou comunitárias.

Atualmente atende três comunidades: Dom Pedro I (em São José da Lapa), Paulo VI e Nova Pampulha (em BH).

Literatura e utilidade pública

O veículo do programa visita cada local uma vez por semana e fica à disposição do público por um período de duas horas.

O acervo conta atualmente com livros didáticos, gibis, livros de culinária, DVDs infantis, enciclopédias eletrônicas, literatura infantil e infantojuvenil brasileira e estrangeira. Há ainda obras de cunho formativo para auxílio em pesquisas escolares e disponibilização de informações de utilidade para atender demandas das comunidades.

O programa também oferece rodas de leitura, contação de histórias e atividades multimídias.

Inclusão pela leitura

Crianças de uma das comunidades atendidas pelo Programa / Foto: Site Carro-bliblioteca

Crianças de comunidades assistidas | Foto: acervo Carro-biblioteca

A professora Marina Cajaíba Horta, docente da ECI e atual coordenadora do Carro-biblioteca, conta que a carência de bibliotecas públicas na década de 70 era muito alta. “O projeto nasceu com o intuito de diminuir essa disparidade e incentivar o hábito e o gosto pela leitura”, explica.

Ela acrescenta que a proposta era oferecer à comunidade a possibilidade de contar com uma biblioteca, apresentar o que um acervo pode proporcionar e incentivar o hábito da leitura. “A partir daí, a própria comunidade iria se mobilizar para criar sua biblioteca comunitária”.

Primeiro Carro-biblioteca / Foto: acervo site Carro-biblioteca

Imagem histórica do primeiro veículo do Carro-biblioteca | Foto: acervo Carro-biblioteca

Impactos

Nestes 50 anos, muitas pessoas foram impactadas com a presença do Carro-biblioteca, inclusive os estudantes da UFMG.

A professora Marina Cajaíba relata: “Uma aluna de Letras uma vez me falou: ‘eu era pequena e eu me lembro de ir com a minha mãe aonde o carro ficava parado perto da minha casa; eu sempre pegava os livros emprestados e a minha mãe também’. Esse depoimento me marcou muito e chegar aqui e ver o carro também no campus tem um significado muito especial para mim”.

Em 2019, o programa fez uma campanha de arrecadação de doações para complementar seu acervo. Marina Cajaíba rememora o engajamento da comunidade interna e externa da UFMG nessa campanha. “Elas (pessoas) ficaram muito sensibilizadas; eu cheguei a receber alunos que falavam que estavam contribuindo porque na infância eles tiveram a presença do Carro-biblioteca em suas comunidades”.

Reinvenção na pandemia

Carro do projeto Rádio Janela em visita à região da Pampulha (BH) no ápice da covid-19 | Foto: acervo Carro-biblioteca

No auge da Covid-19, o Carro-biblioteca continuou funcionando de modo on-line e alcançou mais pessoas. Foram realizadas diversas atividades a distância, como encontro com autores, palestras, indicação de livros, entre outras.

Nesse período, para manter o contato com o público, foi criado, sob orientação da professora Maria Guiomar da Cunha Frota, também da ECI, o projeto Rádio Janela.

Por meio de um carro de som que percorria as comunidades, era veiculado um programa semanal com foco nas medidas preventivas contra o coronaravírus. No programa, havia também contação de história e música independente.

O projeto foi parar nas redes sociais e permanece presencialmente nas comunidades.

Cidadania e interação

Cartilha “Votar pra quê?” exposta ao público na 22ª Jornada de Extensão em 2023| Foto: Comunicação Proex UFMG

Já o projeto Voz e Voto nasceu da necessidade de aprofundar a discussão sobre cidadania e de promover espaços de reflexão sobre democracia, eleições, cidadania e participação social.

O projeto deu origem à cartilha Votar pra quê?. “Elaboramos a cartilha com uma linguagem acessível voltada para o público jovem. Ela foi amplamente distribuída”, afirma a professora Marina Cajaíba Horta.

A cartilha foi ainda apresentada em 2023 na Mostra de Produtos da 22ª Jornada de Extensão. As ações agora visam conscientizar as pessoas para as eleições municipais de 2024.

Outro iniciativa de destaque do Carro-biblioteca é o Boletim Bairro a Bairro. É um boletim mensal construído com a ajuda da própria comunidade, que pode sugerir pautas. O boletim divulga receitas elaboradas pelas pessoas, resenhas escritas por leitores com indicação de livros e informações úteis sobre temas escolhidos pelas comunidades.

Em comemoração ao aniversário de 50 anos, o programa está organizando diversas ações para o segundo semestre de 2023. A programação será divulgada oportunamente nos canais de comunicação do Carro-biblioteca e da Pró-reitoria de Extensão.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex