Cartilha apoiada pela Proex conscientiza os jovens eleitores

Produto lançado pelo Carro-biblioteca será distribuído nas comunidades atendidas pelo programa

 

Qual o sentido do voto? Essa é uma pergunta que aflige boa parte dos eleitores brasileiros, principalmente os mais jovens que começam agora a exercer sua cidadania política.

E são eles o público preferencial da cartilha Votar para quê?, que foi elaborada pelo programa de extensão Carro-biblioteca, da Escola de Ciência da Informação (ECI).

A publicação, cuja versão digital pode ser baixada gratuitamente, é uma ação do projeto Voz e Voto viabilizada com recursos do edital de produtos da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Os exemplares físicos da cartilha serão distribuídos em duas comunidades em que o Carro atua: Justinópolis, em Ribeirão das Neves, e o Conjunto Paulo VI, em Nazaré.

‘Votar pra quê’: jovens amigos conversam sobre direitos e participação social nas eleições | Imagem: Reprodução de capa

Tonin Tonen, Maria Ativa e Manu
Em uma conversa informal, três jovens amigos (Tonin Tonen, Maria Ativa e Manu) abordam questões políticas, como direitos, participação social e os movimentos estudantil e identitário. O objetivo é que os jovens usem o material como apoio para discussões sobre política e cidadania no contexto pré-eleitoral.

Votar pra quê? foi elaborada pelos bolsistas Giovanna Sabadini, Ingrid Ferreira, Ian Lofego, Johnatas Tiago e Laís Vilaça Gomes e pelos parceiros Francisco Coube (ilustrador) e Flávia Cunha (colorista). O argumento da cartilha é da professora Guiomar Frota, coordenadora do Voz e Voto.

“Pretendemos dar continuidade ao projeto. Estamos desenvolvendo um site, vamos acompanhar o processo eleitoral, o pós-eleitoral em 2023 e as eleições para prefeito e vereador em 2024”, afirma a professora Guiomar Frota, ao relatar planos da iniciativa.

Guiomar acredita que a conscientização política é essencial no momento do voto. “É importante que jovens se identifiquem com alguma causa”, defende ela.

Consciência eleitoral
Eleitores de todo o Brasil vão às urnas, no próximo dia 2 de outubro, eleger seus representantes para os cinco cargos em disputa no pleito de 2022: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. O segundo turno, caso necessário, ocorrerá no dia 30 do mesmo mês, para definição dos novos governadores e presidente.

Carro-Biblioteca atende, desde 1973, comunidades que não têm biblioteca comunitária própria | Foto: Lucas Braga/UFMG

O sufrágio é o meio pelo qual o cidadão expressa suas preferências em um processo eleitoral. No Brasil, ele existe desde o início do período colonial, quando, em 1532, moradores de São Vicente, em São Paulo, elegeram os integrantes de um conselho representativo da comunidade local.

Biblioteca ambulante
Os jovens são o principal alvo do projeto porque têm uma participação mais expressiva no Carro-biblioteca, que, desde 1973, frequenta comunidades que não têm bibliotecas comunitárias próprias. Os leitores se inscrevem e pegam os livros emprestados. Justinópolis, Paulo VI e a Ocupação Dandara são os lugares atualmente visitados pelo Carro.

Beatriz Tito Borges