O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) realizará, no dia 29 de junho (quinta-feira), a segunda edição da oficina Saúde e Memória nas Artes Visuais.
A oficina será oferecida nos turnos da manhã, tarde e noite, sendo composta por dois momentos: visita mediada com foco na coleção artística do próprio museu e confecção de desenhos.
A atividade é gratuita e aberta ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. A inscrição será confirmada por meio do e-mail disponibilizado para contato no momento da inscrição.
A iniciativa visa discutir o acervo artístico do Cememor, ao mesmo tempo em que convida os visitantes a criarem suas próprias peças artísticas relacionadas à área da saúde. As obras criadas ficarão em exposição no acervo.
Os materiais para produção das obras serão disponibilizados aos participantes e incluem materiais para colagens, lápis de cor, tintas, tesouras, papéis, entre outros.
O Cememor
O Centro de Memória da Medicina é dedicado à investigação da História da Medicina em geral e do desenvolvimento da ciência principalmente em Minas Gerais, com foco na trajetória da Faculdade de Medicina da UFMG desde sua fundação, em 1911.
Seu acervo conta com inúmeros elementos que demonstram o desenvolvimento do campo, como obras de arte, livros raros, revistas e jornais antigos especializados em saúde, instrumentos cirúrgicos, equipamentos médicos, fotografias, louças, flâmulas, etc. que ilustram a trajetória das ciências médicas e de seus personagens ilustres.
Seu acervo é estimado em cerca de 100 mil itens. O centro está localizado no andar térreo da Faculdade de Medicina e está aberto ao público de segunda à sexta, de 8h às 17h.