Projeto ‘Ciência na Web’ leva conhecimentos científicos à educação básica

Vídeos com experimentos químicos, podcasts e kits para as escolas estão entre as ações

Estudantes extensionistas do ‘Ciência na Web’: popularização cientifica com foco na educação básica | Reprodução YouTube

A fim de popularizar a ciência e aproximá-la do dia a dia das pessoas, o projeto Ciência na Web produz materiais e conteúdo sobre ciências com uma linguagem simples e acessível.

O objetivo da iniciativa, vinculada ao Departamento de Química da UFMG, é levar o conhecimento científico produzido na Universidade à comunidade externa, principalmente aos professores e estudantes da rede básica de educação.

Entre as ações estão a elaboração de kits de materiais para a realização de experimentos e a produção de vídeos acerca dessas práticas, os quais são publicados na plataforma YouTube.

Com o apoio do edital de produtos da Pró-reitoria de Extensão (Proex), o projeto doou 50 desses kits a escolas de Minas Gerais, Santa Catarina, Piauí e Distrito Federal. Além disso, foi disponibilizado um roteiro para orientar os professores na realização dos experimentos em laboratório ou na sala de aula.

O projeto Ciência na Web também produz podcasts e postagens para blog, Instagram, entre outras plataformas digitais.

Portal Ciência na Web produz conteúdo digital para divulgação científica nas redes sociais

Professora de química beneficiada com kit durante experimento com alunos | Foto: Ciência na Web

Fortalecimento de laços

A professora Maria Helena de Araújo, coordenadora do projeto, destaca que as ações permitem aumentar o alcance da divulgação da ciência para jovens estudantes e fortalece os laços entre a Universidade e a sociedade. “Tão importante quanto produzir ciência é comunicar essa ciência à sociedade, que anseia por esse conhecimento, que, na maioria dos casos, fica restrito ao ambiente acadêmico”, avalia a docente.

No projeto, estudantes atuam como voluntários e têm a possibilidade de aprimorar suas habilidades como disseminadores e multiplicadores desse conhecimento.

A equipe conta com estudantes de diversos cursos da graduação e pós-graduação da UFMG e também de outras instituições, como Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG) e Universidade de Itaúna.

Assista também vídeo de divulgação elaborado pelo projeto.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex