Comunidade debate divulgação científica na abertura do curso ‘Extensão Acadêmica na Prática’

Participantes tiraram dúvidas sobre o tema e sua aplicação dentro e fora da Universidade

Docentes e técnicos trocam experiências sobre a divulgação científica na UFMG | Foto: Giulia Di Napoli | Comunicação Proex

Docentes e técnicos trocam experiências sobre divulgação científica | Foto: Giulia Di Napoli | Comunicação Proex

O curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática (2023/2) foi aberto na quarta-feira (16 de agosto) com a discussão da temática: O que eu faço ou pretendo fazer é Divulgação Científica? O encontro contou com a participação de docentes e técnico-administrativos em educação da UFMG.

A oficina 1 – a primeira do 2º semestre de 2023 – esclareceu pontos sobre a prática da divulgação científica na UFMG e sua presença em pleno desenvolvimento no âmbito da extensão. O evento ocorreu na Estação Ecológica da UFMG (área de proteção ambiental do campus Pampulha).

Participantes

Professor Dimitri Fazito de Almeida Rezende, chefe do departamento de sociologia da Fafich | Foto: Giulia Di Napoli | Comunicação Proex

Um dos participantes foi o docente Dimitri Fazito de Almeida Rezende, chefe do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciencias Humanas (Fafich).

Ele comentou o aumento da demanda por atividades de extensão entre os estudantes da unidade. “Eu vou fazer todas as oficinas (oferecidas pelo curso) porque a divulgação científica é algo que nos interessa muito na Fafich e eu preciso passar isso para os colegas”.

Já a técnico-administrativa Soraya Fideles, que é jornalista e produtora da TV UFMG, compartilhou experiências com divulgação científica na área de comunicação da Universidade. “Hoje há uma demanda muito grande na TV por produtos audiovisuais nesse campo e é importante ter uma noção maior e clara do que é divulgação científica”, disse Soraya.

O docente Ivan Beck Ckagnazaroff, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), também pretende compartilhar os conhecimentos adquiridos com colegas. “Para nós, que trabalhamos com a graduação, a divulgação científica é uma maneira de se fazer presente na sociedade”, afirmou.

Próximas oficinas

– Oficina 2
Tema: Como submeter a minha atividade de extensão aos editais de fomento da PROEX? Como é o processo de avaliação da extensão na UFMG?
Realização: 12/09/2023
Inscrição: até 31/08 (formulário)

– Oficina 3
Tema: Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de Extensão?
Realização: 10/10/2023
Inscrição: 19 a 29/09 (formulário)

– Oficina 4
Tema: Quais os caminhos para aprovação e registro das atividades de extensão?
Realização: 14/11/2023
Inscrição: 17/10 a 27/10 (formulário)

– Oficina 5
Tema: Do que trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?
Realização: 12/12/2023
Inscrição: 14/11 a 24/11 (formulário)

Novidades e ideias

O curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática está em sua quarta edição. A formação é oferecida todos os semestres pelas pró-reitorias de Extensão (PROEX) e de Recursos Humanos (ProRH).

Na edição anterior (2022/2), a formação contribuiu para a formação de 84 docentes e técnicos administrativos. Desta vez, o curso ganhou mais uma oficina, sob o tema “Quais os caminhos para aprovação e registro das atividades de extensão?”.

O professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (DAGE/PROEX), destacou a proposta das próximas oficinas.

“Esta é a quarta edição do curso e já demos esses treinamentos para aproximadamente 180 pessoas da comunidade. Por sugestão dos próprios participantes, criamos mais uma oficina sobre tramitação de propostas. Vamos discutir sobre SIEX e como usá-lo, além de falar sobre o SEI”, explicou Glaucinei.

As discussões fomentadas têm levado à implementação de projetos. Um deles é o Plantão SIEX, um canal de atendimento que será criado pela PROEX para tirar dúvidas da comunidade acadêmica, no qual os integrantes da DAGE estarão disponíveis on-line para esclarecer sobre o SIEX. Além disso, será criado tutorial em vídeo sobre uso da plataforma.

As demais informações do Curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática podem ser obtidas nesta página.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex