Comunidade extensionista se reúne na 21ª Jornada de Extensão da UFMG

Seminário, oficina e atrações culturais estão na programação do evento

De segunda a quarta-feira, de 23 a 25 de maio, um dos principais eventos da Universidade – a Jornada de Extensão – volta a ser realizado no campus Pampulha. A 21ª edição tem como tema #tudojuntoemisturado: como integrar extensão ao ensino e à pesquisa. Estudantes, professores, coordenadores de extensão, técnicos e representantes da comunidade externa participarão das atividades.

O impacto da prática extensionista na vida dos discentes, articulada de maneira transdisciplinar com a pesquisa e o ensino, vai nortear os três dias de intensa programação.

Seminário

Vídeo do estudante de Montes Claros Samuel Soares, que se apresentará no seminário, foi um dos mais votados pelo público. O extensionista divulgou a experiência do viveiro de mudas frutíferas, ornamentais e silviculturais do ICA | Reprodução YouTube

Estudante de Montes Claros Samuel Soares teve seu vídeo entre os mais votados. Extensionista divulga a experiência do viveiro de mudas frutíferas, ornamentais e silviculturais do ICA | Reprodução YouTube

Um dos destaques é o seminário de quarta-feira, dia 25 maio, às 15h, no Auditório Nobre do CAD 1. O evento terá a exposição oral dos três discentes ganhadores do concurso de vídeos – votação pelo público – promovido pela Jornada.

Os estudantes são Arthur Felipe Barroso do curso de Fisioterapia, Igor Santana do curso de Ciências Biológicas e Samuel Soares do curso de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). As apresentações serão seguidas por debate mediado pela professora Márcia Martins do ICA.

O seminário terá ainda duas atrações culturais. Representando o Projeto Literatura Afro-brasileira em Foco, da Faculdade de letras (Fale), a estudante Débora Araújo apresentará o conto Iemanjá e o poder da criação do mundo. O projeto Teatro no Ar, do Teatro Universitário (TU), exibirá a peça O louco Lúcido, que será encenada pelos estudantes Delaney Junior e Dê Jota.

A atividade será transmitida, de forma simultânea, pelo canal da Pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube

Os estudantes que queiram participar como ouvinte do seminário podem se inscrever por meio de formulário.

Além disso, no site da Jornada, o público poderá assistir aos trabalhos – em formato de vídeo – que participaram da votação.

Oficina

Nos dias 23 e 24 de maio, as salas do CAD 1 vão receber as turmas da oficina A integração da extensão com o ensino e com a pesquisa e como ela pode contribuir para a formação dos/das estudantes. Com vagas totalmente preenchidas, a oficina será oferecida à comunidade universitária, sendo ministrada por docentes da UFMG e técnicos da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Estudantes com o cartaz #tonajornada na edição de 2019, a última em formato presencial | Foto: Amanda Custódio/Proex UFMG

Estão também previstos no conteúdo os conceitos, as diretrizes e as modalidades da extensão universitária, oportunidades oferecidas por essa dimensão acadêmica e a importância de sua integralização na grade curricular dos cursos de graduação.

Ao contrário deste ano, em 2020 e 2021, a Jornada de Extensão havia sido realizada de forma integralmente remota devido à pandemia de covid-19.

Outras informações do evento podem ser obtidas no site da Jornada e redes sociais da Proex.