Comunidade se mobiliza para o plantio de mudas na Estação Ecológica UFMG

Evento de recuperação ambiental acontecerá nesta sexta e sábado

Estudantes da Universidade em visita à área de preservação ambiental da Estação Ecológica | Arquivo: Proex/UFMG

Nesta sexta e sábado, dias 3 e 4 de dezembro, ocorrerá o plantio de mudas de espécies nativas na Estação Ecológica UFMG.

O ação, que reunirá equipes da Estação, parceiros e voluntários, faz partes das etapas do plantio de 5 mil mudas doadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) em março deste ano, por meio de chamamento público.

A ação será realizada a partir das 9h na área de preservação ambiental e será acompanhada por monitores do Programa Estação Ecológica (Proeco).

A diretora da Estação Ecológica, Dodora Drumond, explica que o plantio tem sido feito paulatinamente e não em mutirão, devido aos protocolos relacionados à prevenção da Covid-19, optando-se, portanto, por eventos realizados por etapas. “Será um grande prazer contar com a participação da comunidade interna e externa em uma uma ação de recuperação ambiental tão importante para a UFMG, para Belo Horizonte, e para, localmente, contribuirmos para a minimização de nossos efeitos sobre as mudanças climáticas”, destaca.

As mudas são procedentes do Viveiro Langsdorff, que fica em Taquaraçu de Minas, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O viveiro tem capacidade de produzir mais de 60 espécies da Mata Atlântica, todas adaptadas às condições climáticas e geográficas, já que derivam de sementes coletadas na região.

Mais verde, mais vida

O plantio integra o projeto Mais verde, mais vida, coordenado pela professora Andréa Carvalho, e pelo Administrador da Estação Ecológica, Vinícius Matos.

O projeto foi implantado em abril deste ano, em parceria com o departamentos de Gestão Ambiental (DGA) e de Áreas Verdes (DAV) da pró-reitoria de Administração (PRA) da UFMG. A iniciativa tem também o apoio de instituições externas, como a Brigada 1 – já parceira da EECO em ações de prevenção e combate a incêndios florestais.

O plantio dará início, ainda, às comemorações dos 30 anos da Estação Ecológica, que ocorrerão em 2022.

Outras informações podem ser obtidas por e-mail eeco.pampulha@gmail.com ou telefone 3409-2295