Queimadas estão entre as principais causas de destruição ambiental e perda de biodiversidade | Foto: Pixabay
A Diretoria de Divulgação Científica (DDC) da Proex convida a comunidade acadêmica e a comunidade externa para a conferência “Climas em disputa: mudanças climáticas, eventos extremos e outros futuros necessários”, que será também a Aula Inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica deste semestre.
O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, será realizado na terça-feira (29), às 18h, no Auditório 2 da Faculdade de Ciência Econômicas (Face) — campus Pampulha.
O tema é urgente e complexo, que exige uma abordagem colaborativa e responsável envolvendo diferentes atores, instituições e organizações não governamentais. A conferência será ministrada por Nubia Beray Armond, professora assistente na Indiana University Bloomington (EUA) e docente licenciada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Conferencista
A professora Nubia é reconhecida por sua vasta experiência em estudos sobre clima, meio ambiente e justiça ambiental.
Professora Nubia Beray Armond | Foto: Arquivo Pessoal
Ela desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão como líder do GeoClima – Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (IGEO/UFRJ) e como pesquisadora associada do Colapso – Natureza e Sociedade (IGEO/UFBA). Nubia integra importantes associações acadêmicas, como a Associação de Geógrafos Brasileiros – Seção Niterói e a Associação Brasileira de Climatologia.
A docente atua nas áreas de climatologia geográfica, geografia do clima e geografia física crítica e se dedica atualmente aos estudos dos seguintes temas: gênese das chuvas, eventos e episódios extremos, ondas de calor, ilhas de calor urbanas, exposição, vulnerabilidade, classificação climática, climatologia urbana.
Professor José Eugênio | Foto: Arquivo pessoal
A mediação da conferência será feita por José Eugênio Côrtes Figueira, mestre e doutor em Ecologia pela Unicamp e professor de ecologia do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Ele é docente da Formação Transversal em Divulgação Científica e coordenador do curso de extensão Ecologia do fogo.
O debate terá também a participação do estudante de pós-graduação em Geografia da UFMG, Oliver Lucas, que é professor e divulgador científico do clima.
Conexões com a COP30
O evento será também uma oportunidade de aproximação com questões que serão discutidas na COP30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual em que líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas.
É considerada um dos principais eventos sobre o tema no mundo e representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. Também reforça a atuação histórica do país em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.
A COP30 dará continuidade ao Acordo de Paris, assinado na COP21 em 2015, bem como às discussões das conferências anteriores. As metas de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C e os compromissos de financiamento climático serão tópicos centrais, tanto para monitorar os avanços desde a COP29 — realizada em 2024, em Baku, Azerbaijão — quanto para acelerar ações futuras.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br.
Texto: Diretoria de Divulgação Científica (DDC/Proex)