Curso de extensão da UFMG capacita brigadistas florestais, gestores, analistas ambientais e bombeiros de Minas Gerais

Iniciativa vai a campo compartilhar conhecimentos sobre ciência e ecologia do fogo a agentes que combatem incêndios florestais no estado

Participantes da 2ª edição do curso Ecologia do Fogo: aprendizado e aprimoramento em prol do meio ambiente | Foto: Ecologia do fogo

As consequências das queimadas, de modo geral, são prejudiciais ao meio ambiente à saúde humana, e o uso racional e sustentável do fogo tem sido foco de interesse cada vez maior das políticas públicas ambientais. Incêndios devastadores e de grande proporção se alastram nos grandes descampados, nos cerrados e nas florestas do Pantanal do Mato Grosso, nos campos rupestres e nos cerrados de Minas Gerais, nas bordas e até no interior da floresta Amazônica, e em outras regiões do planeta, como nas florestas do Chile, de Portugal, da Grécia, do Canadá, da Austrália e da Sibéria, e até mesmo na vegetação rasteira da gelada Tundra Ártica, onde não ocorriam.

Os conhecimentos de base científica sobre o tema e seus benefícios para os humanos e a natureza norteiam atualmente os trabalhos das Unidades de Conservação (UCs) de Minas Gerais, como é o caso do Parque Nacional da Serra do Cipó (PNSC), gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na unidade, a UFMG, em parceria com o ICMBio, promove o curso de extensão Ecologia do Fogo. A formação ocorre na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, no município de Santana do Riacho, e integra as ações de interiorização da extensão da Universidade.

O curso é oferecido pelo Departamento de Genética, Ecologia e Evolução, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. São também parceiros da iniciativa o Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) e a ONG Brigada 1.

Ciência, ecologia e sinergia

A formação nasceu para atender à demanda por qualificação de brigadistas, bombeiros, analistas ambientais e gestores ambientais que combatem incêndios florestais e lidam com desastres provocados pelo fogo nas APAs municipais, estaduais ou federais. Participam também estudantes da UFMG interessados na multidisciplinaridade do tema.

O coordenador do curso de extensão, professor José Eugênio Côrtes Figueira, que é também um dos instrutores, destaca que o objetivo é compartilhar conhecimentos da ciência e da ecologia do fogo a um público diverso, que anseia pelo conhecimento científico tão necessário para embasar o Manejo Integrado do Fogo (MIF).

A ação visa ainda estimular discussões, trocas de informações, experiências e formação de parcerias. “É fundamental que esses agentes atuem em sinergia e reconheçam o quão importante são para a vida silvestre em nosso planeta e para a humanidade”, diz o professor José Eugênio.

Fundamentos em campo

Iniciado em Diamantina em 2016, o curso foi retomado, em novembro do ano passado, no Parque Nacional da Serra do Cipó, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. A segunda edição teve a participação de equipes do parque e de cursistas de outras UCs interessados nos fundamentos do MIF.

Analista ambiental do ICMBio no PNSC, Edward Elias ressalta que a formação tem cumprido um papel importante para a capacitação dos brigadistas e colaboradores que atuam na UC, tanto os brigadistas contratados como os brigadistas voluntários, a fim de que eles possam aplicar essas técnicas em campo.

“É uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento. Os conceitos de ecologia passam a ser considerados na execução dos trabalhos de prevenção e combate aos incêndios”, diz Edward, que é também brigadista florestal. Ele acrescenta que os encontros são também uma oportunidade de o parque divulgar o trabalho que está sendo executado em relação ao MIF.

A terceira edição do curso Ecologia do Fogo está prevista para o final de 2024, no Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG).

A expectativa da iniciativa de extensão da UFMG é promover a formação de forma continuada devido à necessidade de atualização constante dos participantes.

MIF e homenagem às mulheres

Parte da equipe de mulheres que atua no combate a incêndios florestais na Serra do Cipó | Foto: Arquivo PNSC

A parceria exitosa da Universidade com o ICMBio também se desdobrou no curso Manejo Integrado e Ecologia do Fogo, que será promovido pelo Instituto, com o apoio da UFMG, de quinta a domingo, 25 a 28 de abril de 2024, no Parque Nacional da Serra do Cipó (PNSC).

A programação de quatro dias inclui conhecimentos relacionados à ecologia do fogo, abordagens de gestão do fogo no Brasil e no mundo e uma intensa parte de campo, na qual os cursistas poderão experenciar as práticas do Manejo Integrado do Fogo que vem sendo estudadas e aprimoradas pelo ICMBio há alguns anos.

O curso contará com a participação de 35 cursistas e teve como característica a equidade de gênero, com a maior parte das vagas destinada às mulheres. Também ocorrerá o Primeiro Encontro de Mulheres Brigadistas Florestais, que homenageará 40 mulheres brigadistas que têm ou tiveram atuação destacada no PNSC. As atividades fazem parte da comemoração dos 40 anos de criação do parque.

Mais informações estão disponíveis no Instagram.

Assessoria de Comunicação Pró-reitoria de Extensão UFMG