Domingo no campus volta a movimentar o ICA

Evento neste domingo terá atividades de lazer e cultura para todas as idades

 

Yogaterapia está na programação do evento  Foto: Amanda Lelis/UFMG

Neste domingo, 25 de setembro de 2022, das 9h às 13h, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus da UFMG em Montes Claros, receberá a comunidade para a terceira edição do Domingo no campus. A programação, gratuita, inclui atividades para públicos de todas as idades, que serão realizadas no entorno do Bloco A e no gramado central.

O ICA recebe o Domingo no campus depois de três anos sem programação local do evento. A última edição foi em maio de 2019.

“Este é um momento para sairmos um pouco da rotina, conhecer e trocar ideias com a comunidade da UFMG em Montes Claros. Tragam frutas, suco, comidinhas para um piquenique com a família e amigos, sempre com o cuidado de recolher seu lixo. Os pets também são bem-vindos para fazer companhia para os que já vivem no campus”, convida a coordenadora do projeto no ICA, professora Maria Fernanda Lousada.

Nesta terceira edição, serão oferecidas 11 atividades de lazer, arte e cultura, como pinturas e brincadeiras para crianças, jogos e práticas para jovens e adultos, ao som de muita música.

Oficinas

Yogaterapia: aula de yoga com pranayamas, asanas e relaxamento na natureza

O que os olhos não veem, o coração sente!: atividade de conscientização sobre a realidade de pessoas com deficiência visual

Pintura criativa com solos: os participantes vão aprender o conceito, interações e a importância do solo, além de observar a produção de tinta para utilização em artesanato. Em seguida, poderão fazer pinturas com tema livre.

Curupiras: atividade lúdica de conscientização ambiental para crianças de até 10 anos. A ação é parte do projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Florestal.

Neutraliza: também realizada pelo PET Engenharia Florestal, a atividade tem o objetivo de promover a neutralização das emissões de carbono do Domingo no campus por meio de posterior plantio de mudas.

Compostagem doméstica e horta suspensa: os participantes aprenderão a produzir adubo por meio de uma composteira caseira e a fazer uma horta suspensa com garrafas PET.

Pintura facial para crianças: atividade lúdica proporcionada pelo uso das cores

Óleos essenciais: extraídos de plantas, têm propriedades relaxantes, revigorantes, antioxidantes, aromáticas e anti-inflamatórias. Os participantes vão passar por uma experiência sensorial e receberão noções sobre o bem-estar proporcionado por esses produtos.

Pintura corporal indígena: participantes vão recorrer a elementos naturais para reproduzir em seus corpos traços e marcas das identidades indígenas.

Um dia de escoteiro no ICA – atividades lúdicas para crianças com grupos de escoteiros

Outras informações estão no site do ICA, Facebook do evento ou Instagram da Proex.