E-book contribui para a alfabetização no ambiente digital

Material é destinado a docentes que trabalham com leitura e escrita na educação básica

Livro ‘Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital’ | Reprodução Capa

O e-book Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital, produzido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (Nepced), vinculado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, é composto por 95 verbetes e 34 ações didáticas para alfabetização no ambiente digital.

Nele, estão presentes termos como alfabetização digital, ambiência digital infantil, cibersegurança, comunicação síncrona, hipermídias, letramento digital, podcast e streaming.

O material foi organizado pelas professoras Mônica Araújo – coordenadora do Nepced, Isabel Frade e pela pesquisadora Ludymila Moraes. A obra tem potencial oferecer suporte na formação continuada dos professores de todo o país.

Ela atende a demandas de professores da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental relacionadas à escassez de repertórios de ações didáticas em torno da cultura escrita digital para crianças.

O e-book recebeu apoio em 2021 do edital de produtos da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Nepced e extensão

Criado em 2017, o Nepced fomenta estudos sobre a cultura escrita presente no ambiente digital. O núcleo é vinculado ao Ceale, órgão complementar da Fale/UFMG, que, desde 1990, atua na formação de grupos interinstitucionais destinados à alfabetização, à leitura e à escrita.

O Nepced na Escola é um projeto de extensão de formação continuada de professores, desenvolvido pelo Nepced há cinco anos. O objetivo é estimular, entre professores e gestores escolares, reflexões sobre o uso de tecnologias digitais e da internet para o ensino da leitura e da escrita, sob perspectiva teórico-prática.

Escola UMEI Beija-Flor de Contagem/MG recebeu o ‘Nepced na Escola’ em 2019 | Foto: Nepced/Fae

Nos encontros, presenciais ou on-line, são discutidas questões teóricas relacionadas a possibilidades de práticas pedagógicas. As escolas públicas interessadas em receber o projeto podem fazer a inscrição no site do Nepced.

Com informações do Portal UFMG