E-book debate a importância da leitura mediada de textos de ciências na educação básica

Produto lançado pela FaE é destinado a professores de escolas de BH e região metropolitana 

 

O material, resultado de projeto de extensão, foi pensado para mediar as interações com os professores envolvidos com a leitura de textos didáticos de ciências | Foto: Reprodução capa do e-book

Prática pedagógica incipiente nas aulas de ciências, a leitura mediada pode ser uma aliada dos docentes da educação básica – em formação ou em atuação – na sua missão de explicar fenômenos e conceitos abstratos.

Com o propósito de chamar a atenção para esse assunto e auxiliar professores de disciplinas como química, física e biologia, o projeto de extensão Mediações: ensinar ciências pelo mediar leituras, da Faculdade de Educação (FaE/UFMG), lançou o e-book Leituras no Ensino das Ciências.

O material, que está disponível na versão digital, foi concebido para ser distribuído de forma gratuita nas escolas de Belo Horizonte e região metropolitana. O foco principal são discussões relacionadas à importância da mediação docente na leitura de textos de ciências em sala de aula.

Mediações

O professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FaE, Célio Silveira, coordenador do projeto, ressalta que o e-book foi pensado para mediar as interações com os sujeitos envolvidos. “Ele não é um manual ou receita, mas busca apontar os caminhos que os docentes poderão seguir no enfrentamento dos desafios e especificidades envolvidos na leitura desses textos”.

A elaboração do produto contou com o apoio de professores e estudantes de cursos de licenciatura da UFMG, além dos próprios professores da educação básica, que participaram do planejamento e das pesquisas que deram origem ao material.

“A partir de pesquisas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por esses professores, identificamos que a leitura tem um papel fundamental nos processos de ensino e aprendizagem e que demandam a mediação docente intencionalmente planejada em todas as suas fases”, afirma o professor Célio, que esteve à frente da autoria do e-book junto com os estudantes de licenciatura da UFMG, Gioavana de Castro e Arthur Del Rio, respectivamente, dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Química.

O material recebeu apoio financeiro da Proex por meio edital de produtos extensionistas, que atua no fomento a materiais destinados às redes públicas de educação infantil, básica ou profissional.

Formação docente

No âmbito do projeto, está prevista a elaboração de outros materiais didáticos e a oferta gratuita de oficinas para os professores das escolas. As oficinas – que foram suspensas por conta da pandemia – serão realizadas presencialmente, na FaE. Elas serão oferecidas também de forma remota, com atividades atividades síncronas em datas a serem definidas.

O objetivo desses encontros é ampliar ainda mais o debate sobre a temática do e-book, compartilhar conhecimentos e experiências e contribuir para a formação de professores, licenciandos e alunos de ciências da educação básica, estreitando as relações entre a Universidade e as escolas.

Mais informações do projeto, em especial das oficinas e materiais em produção, podem ser obtidas pelo o e-mail leituradecienciasnaescola@gmail.com