Em sua segunda edição, curso em formato de oficinas vai discutir a extensão na prática

Formação, que contempla quatro oficinas, é gratuita e aberta a docentes e técnicos da UFMG

 

Oficinas sobre extensão vão acontecer todos os semestres na UFMG | Foto: Comunicação Proex

Oficinas sobre extensão vão acontecer todos os semestres | Foto: Comunicação Proex

Com o objetivo fortalecer a dimensão acadêmica da extensão e capacitar servidores em relação aos conceitos e normativas da extensão na UFMG, as Pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Recursos Humanos (ProRH) vão oferecer, no primeiro semestre de 2023, a segunda edição do curso/oficina extensão acadêmica na prática.

A atividade terá carga horária total de 32 horas (com certificado). Ela é gratuita e destinada a docentes e técnico-administrativos da Universidade. São disponibilizadas 40 vagas.

A live de lançamento e apresentação da primeira da oficina 1 aconteceu no dia 21 de março com transmissão pelo canal da Proex no YouTube.

Oficinas

As quatro oficinas vão contar com abordagem prática e discussões sobre questões da extensão relacionadas ao contexto dos participantes. Os encontros serão realizados de 11 de abril a 11 de julho, às terças-feiras (a segunda terça-feira de cada mês), das 14h às 18h, na Estação Ecológica da UFMG. O material de referência será disponibilizado na plataforma Moodle.

Os interessados poderão se inscrever em uma ou mais oficinas, de acordo com seu interesse e disponibilidade. A primeira oficina, marcada para 11 de abril, terá como tema O que eu faço ou pretendo fazer é Divulgação Científica? Os interessados deverão se inscrever de 21 a 30 de março, neste formulário.

As demais oficinas terão os seguintes temas e respectivos formulários de inscrição: Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de extensão? (inscrição oficina 2); Do que se trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir? (inscrição oficina 3); Como submeter a minha atividade de extensão aos editais de fomento da Proex? Como é o processo de avaliação da extensão na UFMG? (Inscrição oficina 4).

As demais informações estão nesta apresentação.

Qualificação

O curso passou a ser oferecido de forma semestral. A última edição, que aconteceu no segundo semestre de 2022, teve participação significativa de docentes e técnicos que ingressaram na Universidade nos últimos anos.

Professora Fernanda Kelly, da EBA: qualificação de propostas | Foto: Comunicação Proex

Professora Fernanda Kelly, da EBA: qualificação de propostas | Foto: Comunicação Proex

A professora do curso de graduação em Conservação-Restauração de Bens Móveis Culturais da Escola de Belas Artes (EBA) Fernanda Kelly Silva foi uma das participantes. Ela ingressou como docente em 2020 e considera que a formação a ajudou na “estruturação de ideias e qualificação de propostas visando à obtenção de apoio dos editais públicos”.

O curso/oficina extensão acadêmica na prática está previsto no Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2023 voltado para os docentes e servidores técnico-administrativos em educação.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site da ProRH, e-mail dage@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-3215.