Em sua volta a Belo Horizonte, Mostra de Cinema e Direitos Humanos fortalece parceria com a UFMG

Programação vai até sexta-feira (22) no Cine Santa Tereza e Fafich

Cerimônia de abertura da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos de Belo Horizonte | Foto: Thiago Furbino/UDH Proex

A UFMG participa da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que ocorre até sexta-feira, dia 22 de março, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza, BH).

A cerimônia de abertura na terça, dia 19, teve a presença da diretora da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, Maria Guiomar Frota, que agradeceu a presença dos convidados e enfatizou a importância da iniciativa para promoção da arte, da cultura e dos direitos humanos.

A abertura também contou com a participação da produtora da mostra em Belo Horizonte Nathália Gomes, da representante do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) Hasla Pacheco e da representante da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte Paula Senna. Em seguida, foi exibido o filme Nas Asas da Pan Am (2020, 115 min), de Silvio Tendler, cineasta homenageado pelo evento.

Os filmes focalizam o tema Vencer o ódio, semear horizontes.

Na quarta (20), a programação incluiu sessão comentada pelo documentarista Thiago Rosado, coordenador do programa de extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil, da Faculdade de Educação (FaE/UFMG). Foram exibidos os curtas: Travessia (2017, 5min) de Safira Moreira, Mãri Hi – Árvore do Sonho (2023, 18 min) de Morzaniel Iramari, Filha Natural (2019, 16 min), de Aline Motta, O que Pode um Corpo (2020, 14 min) de Victor diMarco e Márcio Picoli e A Poeira dos Pequenos Segredos (2012, 20 min) de Bertrand Lira.

Volta da esperança

O evento tem produção local do grupo de pesquisa Poéticas da Experiência do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG). A professora do programa Cláudia Cardoso Mesquita destaca que “a volta da mostra a BH está em sintonia com o retorno do sentimento de esperança ao imaginário da sociedade brasileira”. Ela ressalta “que ficou feliz em perceber a vocação do evento para trabalhar em conjunto com a Universidade”.

Oficina

A mostra também oferece a oficina Cinema, educação e direitos Humanos (formulário de inscrição) no Auditório Baesse (4º andar da Fafich), campus Pampulha da UFMG. A atividade é voltada principalmente para professores da educação básica de escolas públicas, arte-educadores e educadores que atuam em espaços formais ou não formais de educação.

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e realizada nas 26 capitais e Distrito Federal pelo Ministério da Cultura e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Outras informações estão disponíveis no Instagram e site do evento.

Thiago Furbino | UDH Proex