Encontro com Eliane Opoxina vai relatar ações de saúde na Terra Indígena Yanomami

Enfermeira indígena tem vasta experiência em defesa da etnia no norte do país

 

Enfermeira Eliane Clara Opoxina, do Distrito Indígena Yanomami / Foto: Divulgação

Enfermeira Eliane Clara Opoxina, do Distrito Indígena Yanomami / Foto: Divulgação UDH/Proex

Nesta sexta-feira (25), a UFMG receberá a enfermeira Eliane Clara Opoxina, atuante no Distrito Sanitário Indígena Especial (Dsei) Yanomami.

Com o tema Ações de saúde na Terra Indigena Yanomami: relato de experiências, o encontro será no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha, das 14h30 às 17h30.

Natural de Barbacena (MG), Opoxina trabalha há dez anos em apoio aos Yanomamis e atuou nos momentos críticos da crise humanitária enfrentada pela etnia no norte do país, em janeiro de 2023.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Atividade inaugural

O encontro inaugura as atividades públicas do Programa de Extensão em Direitos Humanos, Educação e Saúde Yanomami/Ye’kwana.

A iniciativa compreende uma rede interinstitucional lançada recentemente pela UFMG, por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex), para desenvolver projetos articulados de educação e saúde com essas populações.

A rede é formada por entidades e instituições como a Hutukara Associação Yanomami (HAY), a Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME), o Instituto Socioambiental (ISA) e outras universidades federais.

O Grupo de Trabalho (GT) da UFMG à frente do programa é integrado por docentes e discentes da Faculdade de Educação (FaE), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina.