Encontro na UFMG é marco histórico para fortalecimento dos/as brigadistas voluntários/as

Evento lança as bases para o reconhecimento e valorização de brigadas e brigadistas do país

Evento realizado no CAD2 (campus Pampulha) foi um marco para a valorização da categoria | Foto: Comunicação Proex

A UFMG sediou, pela primeira vez, o Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários/as. O evento, ocorrido de 3 a 5 de novembro de 2022, no campus Pampulha, foi um marco histórico para a categoria.

O encontro mobilizou brigadas de diversas regiões do país, representantes de órgãos públicos, gestores, pesquisadores e profissionais para construir uma agenda conjunta em apoio a agentes que atuam, de forma voluntária, na prevenção e combate aos incêndios nas florestas do país.

A programação contou com palestras, debates, trocas de experiências e atrações culturais.

Diversos assuntos e aspectos centrais foram discutidos, tais como visibilidade dos trabalhos desenvolvidos, gestão, fomento ao voluntariado, legislação, regulamentação profissional, melhoria das condições de trabalho, políticas públicas ambientais, manejo do fogo, desafios conjuntos e atuação em rede.

Visibilidade e reconhecimento

Os participantes ressaltaram que o encontro foi fundamental para a valorização e reconhecimento das brigadas. “Lutamos por mais apoio e reconhecimento. Precisamos mostrar à sociedade, aos formadores de opinião e aos nossos representantes a importância dos brigadistas voluntários e voluntárias”, afirmou o Diretor da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV), Rafael Gava.

O brigadista Pedro Paulo Xerente compartilhou no encontro sua experiência na terra do povo indígena Xerente, em Tocantins, onde desenvolve atividades voltadas à prevenção e combate aos incêndios florestais utilizando conhecimentos técnicos e tradicionais.

Indígena atuante entre os Xerente, Pedro fundou, em agosto de 2021, a brigada da comunidade. “Como temos uma atuação local, esse evento é essencial para mostrar nosso trabalho em âmbito nacional, continuar com nossos projetos, articular ações e conhecer também as experiências pioneiras de outras brigadas”, afirmou Pedro.

Maíz: “Visibilidade ao protagonismo feminino” | Foto: Proex UFMG

A presença da mulher nas brigadas foi também debatida. A representante do grupo de mulheres da RNBV, Maíz d’Assumpção, que é brigadista da Brigada 1 no Parque Estadual Serra do Rola Moça, contou que esse grupo “é formado por 54 mulheres que atuam no combate e prevenção e tem uma atuação destacada em organizações pelo país”.

Maiz destacou ainda “que eventos como este são fundamentais para dar visibilidade a esse protagonismo feminino”.

Rede de artistas

O violeiro, cantador e compositor Chico Lobo se apresentou na noite de sexta-feira, dia 4. O show dele fez um passeio pelos seus 40 anos de carreira e por músicas inspiradas no diálogo da viola com a ecologia e o meio ambiente.

Entusiasta do trabalho brigadistas, o artista aproveitou para manifestar seu apoio à categoria. “Contem comigo para formar uma rede de artistas em apoio aos brigadistas voluntários/as. Quero ser porta-voz de vocês”, disse o violeiro.

Entusiasta do trabalho dos brigadistas, Chico Lobo animou o evento | Foto: Proex UFMG

Sobre o encontro

O 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários (as) aconteceu no Auditório 104 do CAD2, no campus Pampulha.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Estação Ecológica da UFMG e Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV).

Contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG), Brigada 1 e Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (Prefeitura de Belo Horizonte), Fundep, Apub-BH, Sindifes e Fump.

Os vídeos das atividades estão disponíveis no canal da Proex no Youtube.

Os participantes inscritos terão direito a certificado de participação.

Mais fotos do evento.

Outras informações podem ser obtidas no site da Estação Ecológica da UFMG.