Evento discute memória e resistência no âmbito da ditadura militar

Mesas de debate terão a presença de especialistas e membros da comunidade acadêmica e dos movimentos pelos direitos humanos 

 

O evento é promovido pela Universidade dos Direitos Humanos(UDHPROEX) e o Programa de Ciência da Informação (PGCIUFMG) Imagem Divulgação

O evento é promovido pela UDH/Proex e pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCI) | Divulgação UDH

Na quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de agosto, ocorrerá o evento A ditadura militar brasileira: história, memória e resistência, que será realizado pela Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex) e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCI/UFMG).

A atividade será realizada no Auditório Adriana Bogliolo (sala 1000), localizado na ECI (campus Pampulha da UFMG). As inscrições podem ser realizadas pelo site da Gestão de Eventos.

Para a professora Maria Guiomar Frota, uma das organizadoras do evento, essa será oportunidade fundamental para refletir sobre as memórias traumáticas da repressão e sobre as formas de resistência contra as violações de direitos humanos e o autoritarismo, ontem e hoje.

Nas três mesas-redondas, pesquisadoras e pesquisadores da UFMG, da UnB, da Unirio, da UFRN e da UFPA abordarão temas desafiantes como o acesso aos arquivos da ditadura e das comissões da verdade e os instrumentos da Ciência da Informação para recuperar e divulgar esses documentos.

Início das discussões

A 1ª mesa de debates será na quinta-feira (17) das 9h às 12h. O evento terá a participação de Nilmário Miranda, assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos, e da professora Maria Aparecida Moura, diretora de Gestão de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional (MGI).

Ademais, o Professor Rodrigo Patto, docente no curso de História da UFMG e a Professora Maria Guiomar Frota, docente na Escola de Ciências da informação e nova Diretora da Universidade dos Direitos Humanos, também participarão da mesa.

Golpe e verdade

As discussões propostas pelo evento antecedem duas importantes efemérides que serão lembradas em 2024: os 60 anos do golpe militar e os 10 anos de entrega do relatório final da Comissão da Verdade.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo email ditaduramemoria@gmail.com e no perfil da UDH nas redes sociais.